Os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento. Essas operações estão sujeitas às mesmas normas legais e regulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suas carteiras. A carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada por banco público. O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade anônima. As instituições com carteira comercial podem captar depósitos à vista. Na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).
https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww.bcb.gov.br%2Fpre%2Fcomposicao%2Fbm.asp
Ressalta-se, ainda: é necessária a segregação das carteiras sendo obrigatório um CNPJ separado para cada uma das operações.
Fala pessoal! Tudo bem? Prof. Jetro Coutinho na área!
Esta é uma questão que trata do Sistema Financeiro Nacional e nos cobra a definição de Banco Múltiplo.
Segundo o art. 7º do regulamento anexo à Resolução 2.099, de 17/08/94, do Conselho Monetário Nacional:
Art. 7º O banco múltiplo deverá constituir-se com, no mínimo, duas das seguintes carteiras, sendo uma delas obrigatoriamente comercial ou de investimento:
I – comercial;
II – de investimento e/ou de desenvolvimento, a última exclusiva para bancos públicos;
III – de crédito imobiliário;
IV – de crédito, financiamento e investimento; e
V - de arrendamento
Ou seja, o Banco Múltiplo é uma banco que, entre as opções possíveis, operacionaliza pelo menos duas carteiras diferentes , sendo que uma deve ser uma carteira comercial ou de investimento.
O que caracteriza o Banco Múltiplo, portanto, é a possibilidade do banco operar múltiplas carteiras.
Só que a questão foi por outra linha, afirmando que um banco múltiplo é desdobrado em várias empresas.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O banco múltiplo pode operar várias carteiras sem se desdobrar em várias empresas. Pode ser uma empresa só, com várias carteiras, por exemplo.
Ou seja, o banco múltiplo não é o banco que se desdobra em múltiplas empresas, mas sim o banco que opera múltiplas carteiras.
Gabarito do professor: ERRADO.