-
Gabarito Letra C
Teoria das 3 idades/ ciclo vital dos documentos/estágios de Evolução dos arquivos.
*Corresponde às fases pelas quais o documento passa, desde sua criação até sua destinação, é a distância entre a administração e a história numa sequência temporal.
Teoria das 3 idades
1. Arquivo de primeira idade ou corrente
2. Arquivo de segunda idade ou intermediário
3. Arquivo de terceira idade ou permanente
I)arquivo corrente; são aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes. GABARITO
II) arquivo intermediários ; são aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente.[podem ser chamados de limbo ou purgatório].
III) arquivo permanente; (ou de terceira idade) é o conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor. Os arquivos permanentes são inalienáveis e imprescritíveis.
-
Mamão com açúcar
-
O arquivo se divide nas seguintes fases:
Corrente: documentos com alto valor administrativo e fundamentais para as atividades de gestão. São frequentemente consultados e utilizados, por isso devem estar próximos aos produtores e gestores.
Intermediário: documentos com baixo valor administrativo e, por isso, são pouco ou nada consultados e utilizados. Devem manter-se longe dos setores de trabalho para não atrapalhar o fluxo dos documentos correntes.
Permanente: documentos que já perderam seu valor administrativo, mas possuem importância para outras áreas, como a História ou a Ciência. São fontes de estudos e pesquisas, então devem estar próximos ao pesquisador, ao estudante e à sociedade em geral.
Vale ressaltar que o termo "arquivo morto", geralmente associado ao arquivo permanente, não é mais aceito pela Arquivística.
Gabarito do professor: Letra "C"
-
GAB C
Arquivo corrente ou arquivo de gestão é o conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e frequência de uso. São muito usados pela administração.
https://pt.wikipedia.org › wiki › Arquivo_corrente
Avante!
-
Gabarito: C
Os arquivos correntes são os com a utilização frequente.
-
Características dos arquivos correntes: alta frequência e possibilidade de uso, demanda atual, os documentos ficam junto ao setor de trabalho, valor primário alto.
Características dos arquivos intermediários: frequência e possibilidade de uso reduzida, demanda solucionada, valor primário reduzido, documentos ficam em um local separado e não necessariamente na sede da instituição, documentos aguardam a sua destinação final - eliminação ou guarda permanente.
Características dos arquivos permanentes: documentos cumpriram as funções pelas quais foram criados (valor primário) e adquiriram um outro valor institucional (valor secundário), produção de instrumentos de pesquisa, acesso é o objetivo.
A questão fala de documentação atual, frequência de uso alta e movimentação alta, então temos um arquivo corrente.
Resposta: C