-
Gostei. Bem realidade, hehe.
Lembrando, entretanto, que é uma prova interna da PM, então não há o q se falar mt.
-
Gostei dessa questão em kkkklll
resposta letra C ( assuntos concernentes ao que é notório no dia a dia de um policial )
-
Vide Alexandre de Moraes, escritor de livros sobre DH, advogado de muitos oprimidos pela sociedade e agora ministro do colendo STF.
-
Ao fim das 13 reflexões o autor refere-se às ONGs, e refere-se que aproximação entre Polícia e as ONGs é imprescindível
I. Aproximar a polícia das ONGs que atuam com direitos humanos, e vice-versa, é tarefa que não se mostra imprescindível.
o erro está somente no não
-
errei pq não vi o ´´não´´ na I kkk
-
Imprescindível = Necessário
-
letra C
I. Aproximar a polícia das ONGs que atuam com direitos humanos, e vice-versa, é tarefa que não se mostra imprescindível.
III. Durante muitos anos, o tema “Direitos Humanos” foi considerado antagônico ao da Segurança Pública.
assim eu acho que é.
-
Antagônico
adjetivo:
que opõe duas forças ou princípios; contrário, incompatível, oposto.
-
A questão exige conhecimento acerca das reflexões sobre polícia e direitos humanos, extraídas da obra Direito Humanos Coisa de Polícia, escrito por Ricardo Brisolla Balestreri. Analisemos as assertivas:
Assertiva I: está incorreta. Conforme o autor “Aproximar a polícia das ONGs que atuam com Direitos Humanos, e vice-versa, é tarefa impostergável para que possamos viver, a médio prazo, em uma nação que respire “cultura de cidadania". Para que isso ocorra, é necessário que nós, lideranças do campo dos Direitos Humanos, desarmemos as “minas ideológicas" das quais nos cercamos, em um primeiro momento, justificável, para nos defendermos da polícia, e que agora nos impedem de aproximar-nos. O mesmo vale para a polícia" (BALESTRERI, 1998).
Assertiva II: está correta. Segundo BALESTRERI (1998), “Polícia, então, foi uma atividade caracterizada pelos segmentos progressistas da sociedade, de forma equivocadamente conceitual, como necessariamente afeta à repressão antidemocrática, à truculência, ao conservadorismo. “Direitos Humanos" como militância, na outra ponta, passaram a ser vistos como ideologicamente filiados à esquerda, durante toda a vigência da Guerra Fria (estranhamente, nos países do “socialismo real", eram vistos como uma arma retórica e organizacional do capitalismo). No Brasil, em momento posterior da história, à partir da rearticulação democrática, agregou-se a seus ativistas a pecha de “defensores de bandidos" e da impunidade".
Assertiva III: está correta. Segundo BALESTRERI (1998), “Durante muitos anos o tema “Direitos Humanos" foi considerado antagônico ao de Segurança Pública. Produto do autoritarismo vigente no país entre 1964 e 1984 e da manipulação, por ele, dos aparelhos policiais, esse velho paradigma maniqueísta cindiu sociedade e polícia, como se a última não fizesse parte da primeira.
Portanto, as assertivas II e III estão corretas.
Gabarito do professor: letra c.
Referência: BALESTRERI Ricardo Brisola. Direitos Humanos: Coisa de Polícia – Passo fundo-RS, CAPEC, Paster Editora, 1998.
-
tipo de questão que você acerta mas não sabe por qual motivo acertou kkkkk
-
Questão com viés ideológico?
-
IMPRESSINDÍVEL = NECESSÁRIO
-
imprescindível: Essencial!
Falando sobre Direitos H. Essa aproximação torna-se imprescindível. Lógica.
-
Infelizmente, os Direitos Humanos no BR aparenta só proteger os marginais. Essa é a realidade.
-
Infelizmente, os Direitos Humanos no BR aparenta só proteger os marginais. Essa é a realidade.