SóProvas


ID
2968585
Banca
PM-SC
Órgão
PM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base no livro Direitos Humanos Fundamentais, de Alexandre de Moraes, e na Constituição da República Federativa Brasileira de 1988, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A B tb ta esquisita pois existe a desapropriação sanção.

  • "Direito mais fundamental que outros", confuso.

  • E - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    XLVII - não haverá penas:

    a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;

    b) de caráter perpétuo;

    c) de trabalhos forçados;

    d) de banimento;

    e) cruéis;

  • a letra E é a incorreta, pois a nossa carta magna ela é totalmente inspirada na declaração universal dos direitos humanos, pois a questão se refere ao trabalho forçado explícita na constituição Federal.. norma a qual é totalmente equivocada..

  • Questão bem trabalhada. Verifica realmente o nível de conhecimento de quem está estudando para prestar o concurso.

  • No caso da C, realmente o direito a vida pressupõe a existência dos demais direitos

  • questão bem elaborada

  • Ainda tem gente dizendo q realmente testa nível de conhecimento, ata.

  • Quem estuda, quando vê uma questão dessas, tem vontade de se bater!

  • Em hipótese alguma a constituição prevê penas de trabalhos forçado. Pelo contrário, é VEDADA

    GAB - E

  • No tocante a letra B, quando a questão afirma que em APENAS..., cabe lembrar que o artigo 243, § único da CRFB/88 preve a expropriação em casos de trabalho escravo e plantação de plantas psicotrópicas em propriedades urbanas ou rurais.

  • Questão absurda.

    Alternativa MAIS ERRADA: letra E.

    Mas há outras duas claramente incorretas:

    B) há outros casos de desapropriação, não sendo SOMENTE estes.

    C) não há qualquer hierarquia entre direitos fundamentais.

  • chuva de recursos

  • Não existe direito fundamental acima de outro.. todos são relativos, inclusive o da vida!

  • Bem, acredito que não existe direito mais fundamental que o outro ou tem ?

  • Quase marquei a alternativa C como sendo incorreta, haja vista a expressão: "O direito à vida é o mais fundamental de todos os direitos...". Mas a alternativa E não tem nem como, rsrs. Mas agora fazendo uma análise mais tranquila depois de ter respondido corretamente, a alternativa C fala que o direito à vida é o mais fundamental o que de fato é. A questão não faz uma ponderação entre princípios constitucionais, mas sim sobre o bem jurídico mais importante para o ordenamento jurídico, ou seja, a vida humana.

  • Não existe hierarquia entre os direitos fundamentais, logo a alternativa C está passível de anulação !

  • Caberia recurso, só acertei por ler as duas e "pensar qual a mais errada" heheh

  • gente, a gente aprende realmente que nao ha hierarquia entre os direitos. Porém é reconhecido em determinados casos sim alguns prevalecem sobre outros. e existem varios informativos e questoes sobre esse tema. Exemplos de quando o poder publico vai desapropriar alguem pra fazer um posto de saude, alem de ser interesse coletivo maior uma questão pode abordar como o direito a saude prevalecendo sobre o da propriedade. A questão foi clara ao dizer, que o direito a vida é essencial para se obter os demais. Assim tambem, podemos ver o caso polemico do medico que faz transfusão de sangue em pessoa que nao autoriza por causa da religiao, tem julgados e a gente estuda em direito penal que nesse caso o medico não responde ja que ele colocou o direito a vida sendo mais importante do que o direito a religiao. Eu não sou muito boa de dar exemplos, nem sei se esta correto meu exemplo, mas acredito que ajude na duvida de alguns, pois ha sim muitos casos qem que a gente visualiza um direito prevalecendo a cima de outro.

  • A questão cita como assertivas, interpretações advindas do autor Alexandre de Moraes. Por isso, é sempre bom ficar atento, já que em alguns trechos das assertivas, os textos foram tirados de lá contendo certa particularidade.

  • Que lixo de questão é essa???

  • O que esperar de uma questão que tirou como base um livro de um membro desse STF.

  • Amigos, não se apavorem, atenham-se ao que se pede a questão:

    "Com base no livro Direitos Humanos Fundamentais, de Alexandre de Moraes, e na Constituição da República Federativa Brasileira de 1988".

    Confesso que não conheço inteiramente a doutrina do Alexandre de Moraes, mas, considerando a questão, entendo que ele flexibiliza algumas normas constitucionais, como a hierarquia dos direitos fundamentais. Quem está em certo nível avançado de estudos sabe que NÃO HÁ hierarquia entre direitos fundamentais, conforme entendimento majoritário.

    A alternativa B também é passível de discussão, já que a Desapropriação Confisco (art. 243, CF) não ocorre, necessariamente, pela necessidade ou utilidade pública ou interesse social.

  • SEM COMENTÁRIO.

  • Os alecrins dizendo que essa questão realmente verificam nível de conhecimento.

    Eu conto ou vocês contam? kkkkkkkkkk

  • quer dizer que para eu fazer uma prova da policia militar, tenho que ler todos os livro de Alexandre de Morais? ME POPE, SE POUPE, NOS POUPE

  • A questão exige conhecimento acerca dos Direitos Humanos Fundamentais, tendo por base o livro de Alexandre de Moraes. Analisemos as alternativas, com base no livro e na CF/88:

    Alternativa “a": está correta. Conforme art. 5º, XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

    Alternativa “b": está correta. Conforme art. 5º, XXII - é garantido o direito de propriedade; XXIII - a propriedade atenderá a sua função social; XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição; XXV - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano. Conforme MORAES (1998), a Constituição Federal adotou a moderna concepção de direito de propriedade, pois ao mesmo tempo em que o consagrou como direito fundamental, deixou de caracterizá-lo como incondicional e absoluto.

    Alternativa “c": está correta. No que pese a relatividade dos direitos fundamentais (não absolutização de nenhum deles), conforme MORAES (1998), direito à vida é o mais fundamental de todos os direitos, pois o seu asseguramento impõe-se, já que se constitui em pré-requisito à existência e exercício de todos os demais direitos. A Constituição Federal assegura, portanto, o direito à vida, cabendo ao Estado assegurá-lo em sua dupla acepção, sendo a primeira relacionada ao direito de continuar vivo e a segunda de se ter vida digna quanto à subsistência.

    Alternativa “d": está correta. Segundo MORAES (1998), os direitos à intimidade e à própria imagem formam a proteção constitucional à vida privada, salvaguardando um espaço íntimo intransponível por intromissões ilícitas externas. A proteção constitucional refere-se, inclusive, à necessária proteção à própria imagem frente aos meios de comunicação em massa (televisão, rádio, jornais, revistas etc.). Os conceitos constitucionais de intimidade e vida privada apresentam grande interligação, podendo, porém, ser diferenciados por meio da menor amplitude do primeiro que se encontra no âmbito de incidência do segundo. Assim, o conceito de intimidade relaciona-se às relações subjetivas e de trato.

    Alternativa “e": está incorreta. Para MORAES (1998), A norma constitucional, ao proibir a aplicação e execução da pena de trabalhos forçados, pretende evitar a imposição aflitiva de labores desnecessários e afrontadores à dignidade humana.


    Gabarito do professor: letra e.

    Referência: MORAES, Alexandre de. Direitos Humanos Fundamentais. 2. ed. São Paulo: Atlas S.A, 1998.
  • Segundo o inciso XLVII do art. 5º da Constituição Federal: são proibidas as penas: (a) de morte; (b) de caráter perpétuo; (c) de trabalhos forçados; (d) de banimento; e (e) cruéis.

  • Creio que poderia haver recurso em face da alternativa "b", já que ela desconsidera a desapropriação confisco (art. 243, CF).

  • Nesse tipo de questão tente achar a absurda e elimine as mais ou menos erradas.

  • Questão mal elaborada!

  • 3 ERRADAS.

    B) E a desapropriação confisco?

    C) hierarquia entre os direitos fundamentais? não existe.

    E) Trabalhos Forçados realmente é vedado.

    kkk Boa sorte. questão Mãe Diná

  • Lógico que tal entendimento tinha que sair do livro do Alexandre Moraes

    Se entrar com recurso ou discordar da questão você será preso