SóProvas


ID
2968786
Banca
IF-GO
Órgão
IF Goiano
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Um método de documentação é dividido em classes, conforme os assuntos, partindo-se do gênero para a espécie e desta para a minúcia. Seu plano inicial não precisa ir além das necessidades imediatas, sendo abertas novas classes à medida que outras necessidades forem surgindo. Essa descrição refere-se ao método

Alternativas
Comentários
  • MÉTODOS DE ARQUIVAMENTO

    a) DECIMAL: O método ideográfico numérico decimal possui uma estrutura de codificação bem diferenciada do método duplex. O método decimal divide cada assunto em dez classes derivadas e cada uma dessas poderá ser dividida em, no máximo, mais dez, sucessivamente. Porém, nesse método, a expansão das classes é limitada, diferentemente do método duplex, em que se pode estender infinitamente as classes de assuntos, de acordo com as necessidades da instituição.

    b) DUPLEX: Método de ordenação que tem por eixo a distribuição dos documentos em grandes classes por assunto, numeradas consecutivamente, que podem ser subdivididas em classes subordinadas mediante o uso de números justapostos com traços de união. (GABARITO)

    c) UNITERMO: O método consiste em atribuir a cada documento, ou grupo de documentos, um número em ordem crescente, de acordo com sua entrada no arquivo. Esse número, denominado número de registro, controlado através de livro próprio, deve ser assinalado no documento, em lugar visível e previamente determinado.

    d) POR ASSUNTO: No método ideográfico, a organização é feita pelo assunto dos documentos. O método divide-se em duas categorias, isto é, pode ser alfabético ou numérico. Tais categorias podem ser subdivididas, por sua vez, em dicionário ou enciclopédico – no caso da divisão alfabética – ou decimal ou duplex, no caso da divisão numérica. Para ser eficientemente aplicado, o método de arquivamento por assunto exige a interpretação dos documentos e grande conhecimento das atividades empresariais.

    Fontes: Arquivologia Facilitada - Leonardo Reis e João Tiago / Arquivo - teoria e prática - Marilena Leite Paes