SóProvas


ID
2969275
Banca
FCM
Órgão
Câmara de Conselheiro Lafaiete - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                              Piedade de Minas

                                                                        Dom Walmor Oliveira de Azevedo*


      Piedade de Minas, grito que brota do coração de cada pessoa, uma vez mais, convocando toda a sociedade mineira a buscar novos rumos. Caminhos que sejam condizentes com a história tricentenária do Estado, suas tradições religiosas e culturais, com o coração bom de seu povo, adornado por valores e princípios. Todos se unam por uma nova etapa civilizatória que respeite as singulares belezas naturais de Minas – dos campos aos sertões, da Mata Atlântica ao alto das montanhas. Piedade de Minas! Precisamos de preces fortes, por compaixão, que devem inspirar gestos cidadãos, alicerçados na solidariedade com os que sofrem as consequências de tragédias criminosas – a exemplo das ocorridas em Brumadinho, em Bento Rodrigues e em tantos outros lugares. [...] No Brasil e, particularmente, em Minas Gerais, é necessário parar tudo o que está comprovadamente errado e promover recomeços, a partir de um horizonte humanitário. [...]

      Dia após dia, o luto do povo mineiro cobre todos, indicando que é hora de ousar e efetivar mudanças para que não ocorram novas tragédias. Minas não pode ser a mesma. Sobre os alicerces de sua rica história, a partir do exercício da cidadania, de modo condizente com os nobres valores de seu povo, o Estado deve iniciar um novo ciclo para a sua história. Tenham todos Piedade de Minas!

* Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte.

(Estado de Minas, Caderno Opinião, 01 fev. 2019, p. 7. Adaptado.)

É correto afirmar que na frase “Caminhos que sejam condizentes com a história tricentenária do Estado, suas tradições religiosas e culturais...”, a palavra em destaque pertence à mesma classe gramatical da que está grifada em

Alternativas
Comentários
  • "Suas" = pronome possessivo.

    "Toda" = pronome indefinido.

    Ambas as palavras integram a classe dos pronomes.

    Letra C

  • GABARITO: LETRA C

    “Caminhos que sejam condizentes com a história tricentenária do Estado, suas tradições religiosas e culturais...” -----> PRONOME ADJETIVO (acompanha o substantivo "tradições")

    a) “... uma prece por compaixão...” -----> artigo indefinido

    b) “... adornado por valores e princípios...” -----> conjunção aditiva

    c) “... convocando toda a sociedade mineira...” ----> pronome indefinido (ADJETIVO)

    d) “... em Bento Rodrigues e em tantos outros lugares.” -----> preposição

    “... a exemplo das que ocorreram em Brumadinho...” ------> pronome relativo (SUBSTANTIVO), substitui um termo dito anteriormente.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Discordo! O toda aí não está no sentido de pronome indefinido. Se fosse pronome indefinido, o certo seria "toda sociedade". Ou seja, no sentido de "qualquer" sociedade.

    O toda aí está no sentido de "inteira". A sociedade por inteiro.

    Por outro lado, o "que" empregado na alternativa E é um pronome (mesmo sendo relativo, e não possessivo). Ou seja, da mesma classe gramatical (morfológica). Deveria ser a resposta, portanto.

  • Pensei a mesma coisa João Vicente!! Errei por isso. Agora é entender a cabeça da banca pra conseguir passar na prova.

  • O "que" não é pronome relativo (não pode ser substituído por "o qual" ou suas variações). Acredito que tem função de substantivo pois é precedido de preposição "de" e também de artigo "as" (de + as = das).

  • Maykel Severo,

    Na verdade, acredito que seja possível substituir por "quais". Ficaria: “... a exemplo das quais ocorreram em Brumadinho...”.

    Se retornarmos ao texto, veremos que se trata das "tragédias criminosas". E se fosse pra ter função de substantivo, teria que ser acentuado.

    Vamos pedir comentário do professor.

  • João Vicente Oliveira de Azevedo Filho, mesmo assim, ainda é adjetivo.

  • "toda", nesse caso, é ADJETIVO

  • O vocábulo 'suas' é um pronome possessivo adjetivo, na questão estávamos em busca de um pronome com função de adjetivo e logo encontramos na alternativa C, o vocábulo 'toda' (pronome indefinido) que caracteriza, ainda de forma indefinida 'sociedade mineira'. Por isso podemos creditar a função de adjetivo a esse vocábulo.

    O vocábulo 'que' é um pronome relativo e na alternativa D não há característica de adjetivo.

    'uma' = artigo indefinido

    'e' = Conjunção aditiva

    'em' = Preposição

    'que' = Pronome relativo, pronome interrogativo e subordinadas integrantes.

  • Tem que ter o comentário do professor. Na minha opinião a questão tem duas alternativas corretas, Letra C e letra E.