-
GAB: C
A - Errada - Busca-se sempre o sentido denotativo da palavra (BIZU: Denotativo = Dicionário / Conotativo = Criatividade)
B - ERRADA - Desnecessários preciosismos sintáticos, quanto mais simples e objetiva melhor.
C - GABARITO
D - ERRADA - Em cada paragrafo deverá ser tratado um assunto, evita-se a repetição;
E - ERRADA - A redação oficial também obedece ao principio da impessoalidade, portanto, é necessário evitar jargões de uso pessoal do administrador, bem como suas opiniões e impressões pessoais.
-
Preciosismo: afetação exagerada; elegância amaneirada; falta de naturalidade.
Gabarito C.
-
Gabarito: C
O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada.
-
Esta
questão exige do candidato conhecimento acerca dos fundamentos da redação oficial
recomendáveis para elaboração de relatórios.
a) De fato, é preciso usar palavras e expressões simples, sem regionalismos. Entretanto, o sentido que essas palavras devem expressar é denotativo - o real, do dicionário, - não o sentido conotativo, que é o figurado. Assim, esta alternativa é incorreta.
b) O manual de redação orienta a usar frases curtas, bem estruturadas; sem preciosismos
sintáticos, evitando intercalações excessivas. Dessa forma, verificamos que esta alternativa é incorreta.
c) De acordo com o manual de redação, ser conciso é excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. Nesse sentido, deve-se dispensar detalhes irrelevantes, tais como caracterizações e comentários supérfluos, adjetivos e advérbios inúteis, subordinação excessiva. Sendo assim, identificamos que esta alternativa é a correta.
d) Uma das características da redação oficial é a concisão, que estabelece que o texto, para possuir tal característica, deve conseguir transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Dessa forma, constatamos que repetir palavras ou estruturas não está de acordo com tal característica, ou seja, entre os fundamentos da redação oficial e, portanto, esta alternativa é incorreta.
e) De acordo com o atributo da impessoalidade, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal. Nesse sentido, já identificamos que esta alternativa é incorreta.
Gabarito do Professor: Letra C.
-
No MRPR, no item sobre precisão diz:
b) manifestação do pensamento ou da ideia com as mesmas palavras, evitando o emprego de sinonímia com propósito meramente estilístico;
com base nisso, marquei a letra d.
Alguem consegue me explicar a diferença?
-
GAB: C
De acordo com essas normas, ao redigir um requerimento a uma autoridade para fazer uma solicitação, deve-se evitar a(o) linguagem rebuscada permeada por expressões metafóricas e clichês do jargão burocrático