Letra E - ERRADO.
Segundo o dicionário 'CESPERIANO' temos que:
Caminho crítico é a sequência de atividades consideradas críticas em uma rede, isto é, atividades que apresentam as menores folgas livres e folgas totais. (Q694853)
Na programação de uma obra, é possível identificar folgas em atividades de execução, para posterior ajuste no cronograma físico. As atividades com menor folga formam o caminho crítico, de menor flexibilidade para atrasos em sua execução. (Q994600)
O método do caminho crítico — critical path method (CPM) — é uma técnica que consiste no desenvolvimento de uma rede de atividades na qual, por meio de cálculos simples, é determinado um caminho de atividades com a menor folga de execução (caminho crítico). (Q120831)
Mas de onde a CESPE tirou isso ?
"O caminho crítico é aquele com a menor folga." - PMBOK V.6 - 2017 - Pág 215
" Caminho crítico...É o caminho com a menor folga de tempo possível e determina a duração do projeto, considerando todas as datas e folgas existentes no período." - VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de Projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 7ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.
___________________________________________
Resumo da opera: para a CESPE o caminho crítico tem folgas, mas elas são mínimas.
Alternativa A) Incorreta. O paralelismo ou fast tracking é uma técnica de compressão que visa realizar em paralelo várias tarefas do caminho crítico, que deveriam ser realizadas em sequência. Logo, é uma forma de otimização caso o tempo seja curto e não deve ser vetada nesse caso.
Alternativa B) Incorreta. A metodologia PERT/CPM, ou rede de precedência, é uma importante ferramenta para o planejamento, visto que apresenta as atividades, datas de início e término de cada atividade, interdependência entre elas e é possível obter dados como tempo de execução de um projeto, atividades que compõem o caminho crítico, etc. No entanto, ela não considera a alocação de recursos e pessoal, mas serve como ferramenta para alocação da equipe e dos suprimentos em cada etapa da obra.
Alternativa C) Correta conforme descrição da metologia feita na alternativa anterior. A rede PERT/CPM prevê a criação de uma rede com as dependências entre as atividades.
Alternativa D) Incorreta. Atividades fantasmas ou fictícias são aquelas que não consomem tempo nem recursos e são representadas por setas tracejadas. Por não consumirem tempo, não há período de duração na representação dessas atividades.
Alternativa E) Incorreta. Por definição, o caminho crítico é o caminho mais longo de um diagrama de rede, que possui folga nula e determina o menor tempo para a conclusão do projeto. No entanto, se o projeto possuir uma restrição de prazo final pré definida, o caminho crítico pode ser determinado com folga negativa ou positiva. Esse caso é a exceção e não costuma aparecer em questões, pois a regra é que a soma dos prazos do caminho crítico determine a data do término do contrato.
Gabarito: Letra C.