A apropriação de custos é atividade de apurar o serviço executado para determinar as quantidades exatas de insumos são realmente empregados no serviço no momento da observação e, assim, aumentar a precisão na composição dos custos unitários, analisar com mais segurança a produtividade, possibilitar ajustes no cronograma de obras e controle de gastos.
Sabendo disso, vamos avaliar as alternativas:
Alternativa A) Correta. Por haver coleta do horímetro e odômetro dos equipamentos, é possível quantificar as horas utilizadas e prever a manutenção dos equipamentos.
Alternativa B) Incorreta. A apropriação de custos quantifica com maior precisão os insumos utilizados, mas não é um método que garante certeza e que cobre todos os imprevistos.
Alternativa C) Incorreta. A apropriação tem maior foco no acompanhamento do andamento do serviço e controle dos insumos e custos. Além disso, serve para ajustar as composições para futuros orçamentos, não sendo tão significativo no orçamento do serviço que está sendo verificado.
Alternativa D) Incorreta, pois não dispensa a logística de treinamento da equipe.
Alternativa E) Incorreta, pois deve ser adotada uma metodologia para coleta dos dados. Caso contrário, a confiabilidade fica prejudicada.
Gabarito: Letra A.
Com a apropriação de serviços, a construtora tem a possibilidade de realizar o acompanhamento de uso e manutenção dos equipamentos, já que são coletadas informações como horímetro e odômetro. Isso possibilita extrair uma média de horas utilizadas por dia, facilitando o planejamento e execução de manutenções.
(...)
A compilação destas informações pode ser aplicada ainda para a tomada de decisão em obras similares que serão executadas, fazendo com que a construtora consiga mensurar de forma mais eficaz seu orçamento.
Fonte: Apropriação de Serviços: benefícios da mensuração de custos para a tomada de decisão na obra.