-
nesse caso a questão exemplifica a execução do revestimento com aplicação de apenas uma camada, definido como tratamento superficial simples. tentou confundir o candidato insinuando o tratamento superficial duplo quando coloca pode ser. mas o comando da questão é o serviço descrito no início da questão. atenção!!!!!
-
A) Microrrevestimento asfáltico consiste na associação de agregados, material de enchimento (filler), emulsão asfáltica de ruptura controlada modificada por polímero elastomérico, água e aditivos, com consistência fluida, uniformemente espalhada sobre uma superfície previamente preparada.
ipr.dnit.gov.br/normas-e-manuais/normas/especificacao-de.../DNIT0352018ES.pdf
B) TSS é a camada de revestimento do pavimento constituída de uma aplicação de ligante asfáltico coberta por uma camada de agregado mineral submetida à compressão.
ipr.dnit.gov.br/normas-e-manuais/normas/especificacao-de.../dnit146_2012_es.pdf
C) Também chamado de CBUQ, é uma mistura normalmente composta de agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita), material de enchimento (Filler-cimento ou pó calcário) e ligante (CAP - Cimento Asfáltico de Petróleo), obtido da destilação fracionada do petróleo.
www.doc.eb.mil.br/.../Capitulo8_Concreto_Betuminoso_Usinado_Quente_CBUQ.pdf
D) consiste na associação de agregado mineral, material de enchimento (filer), emulsão asfáltica e água, com consistência fluida, uniformemente espalhada sobre uma superfície previamente preparada.
http://ipr.dnit.gov.br/normas-e-manuais/normas/especificacao-de-servicos-es/dnit150_2010_es.pdf
E) TSD é a camada de revestimento do pavimento constituída por duas aplicações sucessivas de ligante betuminoso, cobertas cada uma por camada de agregado mineral, submetidas à compressão.
http://ipr.dnit.gov.br/normas-e-manuais/normas/especificacao-de-servicos-es/dnit147_2012_es.pdf
-
Segundo o Manual de Pavimentação do DNIT, os revestimentos betuminosos por penetração invertida são aqueles que:
"São os revestimentos executados através de uma ou mais aplicações de material betuminoso, seguida(s) de idêntico número de operações de espalhamento e compressão de camadas de agregados com granulometrias apropriadas.
Conforme o número de camadas tem-se os intitulados, tratamento superficial simples, duplo ou triplo"
Como o enunciado descreve uma "única camada de agregado", a descrição se refere ao tratamento superficial simples.
Sobre os demais tipos de revestimento citados podemos dizer que:
Alternativa A) Segundo Norma DNIT 035/2018, o microrrevestimento asfáltico "consiste na associação de agregados, material de enchimento (filler), emulsão asfáltica de ruptura controlada modificada por polímero elastomérico, água e aditivos, com consistência fluida, uniformemente espalhada sobre uma superfície previamente preparada;"
Alternativa C) Concreto Betuminoso Usinado à Quente ou Concreto Asfáltico é um pré-misturado a quente de graduação densa, que deve respeitar rigorosas exigências no que diz respeito a equipamentos e índices tecnológicos (teor de betume, estabilidade, vazios).
Alternativa D) Lama asfáltica, segundo o manual do DNIT, "consiste na aplicação de uma mistura fluida de agregado miúdo, "fíler", emulsão asfáltica e água, em proporções pré-definidas; suas espessuras delgadas, sempre inferiores a 1,0 cm, não lhe conferem efeitos estruturais próprios".
Alternativa E) O tratamento asfáltico duplo é executado conforme descrição do enunciado, porém com duas camadas do revestimento.
-
Sacanagem
-
Tratamento superficial simples por penetração INVERTIDA.