O ensaio adotado para determinar, de forma indireta, a resistência a tração em misturas asfálticas é o ensaio de resistência à compressão diametral.
Esse ensaio é normatizado pela Norma DNIT 136/2018, Pavimentação asfáltica – Misturas asfálticas – Determinação da resistência à tração por compressão diametral – Método de ensaio, cujo objetivo é:
"prescreve o modo pelo qual se determina a resistência à tração indireta de corpo de prova cilíndrico de mistura asfáltica, por meio do ensaio de compressão diametral com carregamento estático crescente até a ruptura (monotônico)."
Alternativa A) O ensaio de creep estático é usado para determinar a deformação permanente;
Alternativa B) O ensaio Cântabro é usado para determinar a resistência à degradação;
Alternativa D) O teste de Schulze-Breuer e Ruck é usado para a checagem final de compatibilidade entre o asfalto e o agregado de 0 a 2mm;
Alternativa E) O ensaio de ponto de ruptura Fraass é usado para qualificar o asfalto sob condição de temperaturas negativas.
Fonte: BERNUCCI, Liedi Bariani; MOTTA, Laura M. G.; CERATTI, Jorge A. P.; SOARES, Jorge B. Pavimentação asfáltica- Formação básica para engenheiros. Rio de Janeiro. Abeda:2006.
Gabarito: Letra C.