SóProvas


ID
2970187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

A medição da terraplenagem para a execução de uma obra rodoviária é mensal. Nesse caso, um critério adequado e preciso para a medição do serviço de corte consiste em

Alternativas
Comentários
  • 8.1.2 A cubação dos materiais compactados deve ser efetivada com base no apoio topográfico e referências de nível (RN).

    Para efeito de cálculo dos volumes deve ser aplicado o método da “média das áreas”, devendo às seções transversais finais a ter lugar após a conclusão do aterro.

    http://ipr.dnit.gov.br/normas-e-manuais/normas/especificacao-de-servicos-es/dnit108_2009_es.pdf

  • Uma das formas mais seguras de realizar medição de um serviço de corte é com levantamento topográfico.

    O levantamento topográfico permite calcular os volumes de corte e/ou aterro através da diferença entre as cotas do terreno entre dois momentos de medição, ou seja, a cada mês é levantado o perfil em que se encontra o terreno e o volume de corte se dá pela diferença o volume inicial e volume final deste período mensal.

    A outra forma de medição apresentada nas alternativas A, B e D, quantificação de caminhões, é uma maneira de quantificar o volume de corte, porém com menor precisão em relação ao levantamento topográfico. Isso porque depende da determinação de outras propriedades do solo, tais como empolamento, contração, etc.

    Também temos uma opção incorreta na alternativa C, que cita o volume de corte como a diferença entre o terreno ao final da obra e o perfil após a medição, no entanto, durante a execução apenas se tem um perfil final projetado e, ao usar esse dado a cada mês de medição, haveria uma superposição de volumes.