SóProvas


ID
2970268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um pacote de dados em uma rede de comunicação contém um campo com informação de camadas superiores e pode ser fragmentado se exceder o tamanho máximo permitido.

Nesse caso, utiliza-se a comutação de

Alternativas
Comentários
  • A) Errado. A Comutação de circuitos é aquela em que a alocação de recursos para transferência de dados se caracteriza pela utilização permanente desses recursos durante toda a transmissão. Nesse tipo de comutação, ocorre o estabelecimento do circuito, a transferência de dados e a desconexão do circuito, sendo que os dados passarão pelo mesmo caminho até chegar ao destino e, dessa forma, garante que os recursos estarão disponíveis. Na hipótese de um congestionamento, este será detectado no momento do estabelecimento da conexão.

    B) Certo. Na comutação de pacotes para se enviar uma mensagem de um sistema final de origem para um destino, o originador fragmenta mensagens longas em porções de dados menores, denominadas pacotes. Entre origem e destino, cada um dos pacotes percorre enlaces de comunicação e comutadores de pacotes (há dois tipos principais de comutadores de pacotes: roteadores e comutadores de camada de enlace). Pacotes são transmitidos por cada enlace de comunicação a uma taxa igual à de transmissão total. Assim, se um sistema final de origem ou um comutador de pacotes estiver enviando um pacote de L bits por um enlace com taxa de transmissão de R bits/s, então o tempo para transmitir o pacote é L/R segundos.

    Por exemplo, quadros Ethernet não podem conter mais do que 1.500 bytes de dados e essa quantidade máxima de dados que um quadro de camada de enlace pode carregar é denominada unidade máxima de transmissão (maximum transmission unit — MTU).

     Como cada datagrama IP (lembrando que o IP utiliza comutação por pacotes) é encapsulado dentro do quadro de camada de enlace para ser transportado de um roteador até o roteador seguinte, a MTU do protocolo de camada de enlace estabelece um limite estrito para o comprimento de um datagrama IP. Porém cada um dos enlaces da rota entre remetente e destinatário pode usar diferentes protocolos de camada de enlace, e cada um desses protocolos pode ter diferentes MTUs.

    Suponha que você receba um datagrama IP de um enlace, verifique sua tabela de repasse para determinar o enlace de saída e perceba que este enlace tem uma MTU menor do que o comprimento do datagrama IP. A solução para esse problema é fragmentar os dados do datagrama IP em dois ou mais datagramas IP menores, encapsular cada um em um quadro separado na camada de enlace e, então, enviá-los pelo enlace de saída. Cada um desses datagramas menores é denominado um fragmento. Lembre-se que a fragmentação do IP tem papel importante na união das diversas tecnologias distintas da camada de enlace.

    C) Errado. A Comutação de células é utilizada na tecnologia ATM (Asynchronous Transfer Mode) que é uma tecnologia orientada a conexão. As células de informação são de TAMANHO FIXO de 53 bytes (5 bytes de cabeçalho e 48 bytes de carga útil). Isso implica que os nós intermediários não precisam processar cada pacote, e podem fazer o encaminhamento por hardware (mais veloz). Todas as informações são colocadas dentro de uma ou mais células e enviadas ao destino que deve fazer controles de erro mais sofisticados.

    D) Errado. A taxonomia de redes comutadas NÃO abrange a modalidade de comutação de redes. Os tipos de comutação são: comutação de circuitos, de mensagens e de pacotes que por sua vez se subdivide em redes de datagramas e redes de circuitos virtuais.

    E) Errado. A taxonomia de redes comutadas NÃO abrange a modalidade de comutação de malha.

  • GABARITO LETRA B

    =====================================================

    A) INCORRETA -> Na comutação de circuitos, o tamanho do pacote não importa, pois o circuito inteiro é dedicado apenas para uma conexão.

    C) INCORRETA -> Comutação de células só ocorre em Redes ATM;

    D) INCORRETA -> Só viagem da banca mesmo;

    E) INCORRETA -> Outra lombra do avaliador

  • A comutação de circuito particularmente é usada no tráfego de voz, ela é a base para o sistema telefônico tradicional, e a comutação de pacotes é usada para o tráfego de dados, sendo por sua vez, a base para a Internet e para a Voz sobre IP.

  • comutação de circuito particularmente é usada no tráfego de voz, ela é a base para o sistema telefônico tradicional, e a comutação de pacotes é usada para o tráfego de dados, sendo por sua vez, a base para a Internet e para a Voz sobre IP.

    Na comutação de circuitos, o tamanho do pacote não importa, pois o circuito inteiro é dedicado apenas para uma conexão.

    Comutação de células só ocorre em Redes ATM;

  • Comutação de Pacotes

    • É uma técnica que envia uma mensagem de dados dividida em pequenas unidades chamadas de pacotes;
    • Não exige o prévio estabelecimento de um caminho físico para a transmissão dos pacotes de dados;
    • Os pacotes podem ser transmitidos por diferentes caminhos e chegar fora da ordem em que foram transmitidos;
    • É mais tolerante a falhas em relação a comutação de circuitos.

    Gabarito B. ✅

  • COMUTAÇÃO é o processo de interligar dois ou mais pontos entre si (troca de informação). Ela pode se dividir em duas:

    Comutação por PACOTE: comunicação compartilhada; pode existir acessos múltiplos - internet

    Para entender melhor: quando enviamos uma mensagem (ex.:email), ela não é transmitida inteira. O que ocorre? essa mensagem é dividida em pacotes menores. Os pacotes contendo as informações podem chegar de forma desordenada, contudo, serão ordenadas no seu destino (função do TCP/UDP).

    Comutação por CIRCUITO: caminho dedicado (usada antigamente nas ligações telefônicas) - exclusiva

    • VANTAGENS: comunicação dedicada (caminho previamente alocado).
    • DESVANTAGENS: desperdícios de banda.

  • COMENTÁRIO COPIADO DO COLEGA KIM NA QUESTÃO . Desfrutem:

    1 - NA COMUTAÇÃO POR CIRCUITOS – A comunicação ocorre fim a fim na alocando recursos para transferência de informação, caracterizado pelo uso permanente desses recursos durante toda a transmissão.

    Quando o dispositivo de origem deseja iniciar o envio da informação, estabelece-se previamente o circuito. Após o término de uso, o circuito é fechado. Um exemplo clássico de comutação de circuito que temos é o circuito telefônico analógico.

    1.1-Vantagens:

    Garantia de Recursos já que o meio não é compartilhado;

    Uma vez conseguido acesso ao meio para o estabelecimento de conexão, não há mais concorrência ao meio;

    As extremidades possuem o devido controle do circuito;

    Não depende de processamento em nós intermediários para definição e controle dos circuitos;

    1.2-Desvantagens:

    Os erros só podem ser tratados e recuperados nas extremidades;

    A falha de um switch é fatal e o modo de tarifação é por minuto.

    Nos períodos de ociosidade, em que não há dados trafegando, ocorre desperdício de banda uma vez que o circuito continua estabelecido;

    Caso não seja possível estabelecer o circuito antes da comunicação, ela ocorrerá, gerando um bloqueio;

    2 - JÁ NA COMUTAÇÃO POR PACOTES – Usa o meio compartilhado de uma estrutura já existente.

    O pacote com a informação é transmitido nó-a-nó de forma que estes vão definindo as rotas segundo diversos critérios, podendo ser fixos ou dinâmicos.

    Diferentemente da comutação por circuitos, a comutação por pacotes não depende do estabelecimento prévio de um caminho dedicado pelo compartilhamento dos recursos através do meio.

    2.1-Vantagens:

    Maior eficiência em termos de utilização e maior aproveitamento do meio compartilhado;

    Capacidade de tratamento de erros nos nós intermediários;

    Maior tolerância a falhas nos equipamentos;

    2.2-Desvantagens:

    Geralmente a informação demora mais tempo até o destino;

    Não garante a taxa de transmissão em condições nativas;

    Vale acrescentar também o conceito de comutação por mensagens, que seguem os mesmos princípios da comutação por pacotes, porém, não possui nenhum tipo de limitação quanto ao tamanho dos pacotes, exigindo que os nós intermediários possuam discos e buffers suficientes para tratar esses dados.

    Fonte: Estratégia Concursos - Rede de Computadores - Prof: André Castro.

  • gab: B

    Na comutação de pacotes para se enviar uma mensagem de um sistema final de origem para um destino, o originador fragmenta mensagens longas em porções de dados menores, denominadas pacotes.

    Sobre a alternativa A:

    A) Errado. A Comutação de circuitos é aquela em que a alocação de recursos para transferência de dados se caracteriza pela utilização permanente desses recursos durante toda a transmissão.