SóProvas


ID
2970445
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca dos conceitos de poder, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A conceituação de poder que o pensamento moderno precisou superar concebia sua emanação a partir de um desejo divino. Hobbes, Maquiavel e Bodin estão localizados no processo de transição desse pensamento para uma concepção laica, pode-se dizer, porém sua legitimação não se faria exatamente pelo consenso, mas pela força e centralização política. Desde "A microfísica do poder" (1978) de Michael Foucault, entretanto, as ciências sociais passaram a compreender e a observar o poder como uma rede de manifestações e significações, mais do que um ponto de onde emana.
    A resposta é a letra C.

    A letra A está errada, pelo que foi exposto. 
    A letra B está errada, pois não há tal formulação subjetivista sobre o poder político. Na verdade a livre capacidade de obter um resultado desejado ou impor sua vontade constituía o estado de natureza hobbeasiano, estado esse a ser superado pela projetada organização política guardada pelo leviatã.
    A letra D está errada, pois, como se viu, as definições de poder não estão restritas aos domínios citados.
    A letra E está errada, pois tampouco existe tal entendimento comum sobre os conceitos citados na contemporaneidade. 
  • O significado de poder foi estabelecido nos primórdios da era moderna, com base nos pensamentos de autores como Maquiavel, Thomas Hobbes e Jean Bodin, que relacionaram poder ao exercício da autoridade legitimada pelo consentimento.

    Comentários:

    De fato, os contratualistas tratam do poder em sua obra, especialmente os três citados na questão. Porém, sempre falar do exercício do poder pela força, não pelo consentimento.

    Gabarito: Errado

    O poder político advém da posse e do emprego de capacidades materiais que facultam a obtenção de um resultado desejado ou a imposição de uma vontade.

    Comentários:

    Quem tem poder irá impor sua vontade, não existe escolha, é uma relação. O outro está obrigado a obedecer.

    Gabarito: Errado

    As concepções contemporâneas de poder político valorizam mais o seu sentido relacional e dimensões subjetivas do que suas bases materiais.

    Comentários:

    O poder é relacional, envolve coerção (e violência potencial), possui caráter hierárquico, não igualitário e não está disponível a todos. Envolve sempre um ou mais sujeitos.

    Gabarito: Certo

    Definições precisas de poder são possíveis somente quando circunscritas a domínios específicos (político, econômico, militar etc.).

    Comentários:

    De fato, definições precisas do poder são inviáveis de obter. WEBER dizia que era um conceito amorfo, depende de um complemento, de uma váriável.

    Gabarito: Errado

    As concepções contemporâneas de poder político são abrangentes e reúnem em um único entendimento conceitual poder, autoridade e capacidade decisória.

    Comentários:

    Negativo, vimos que há pelos menos três correntes de pensamento: os elitistas, os marxistas e os pluralistas.

    Gabarito: Errado