Questão Errada!
Não se confundem!
O Estado é a unidade administrativa de um determinado território, ou seja, não há Estado sem território. Este é formado por um conjunto de instituições públicas que representam, organizam e atendem (ou pelo menos deveriam atender) as necessidades da população que habita o seu território. Entre essas instituições públicas temos o governo, as prisões, os hospitais públicos, o exército, as escolas e outras mais.
Em nosso país o termo Estado é aplicado aos 26 estados que fazem parte da República Federativa do Brasil, estes por sua vez, estão divididos em cinco regiões, são elas: a região Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Governo: Podemos dizer que o governo seria apenas uma das instituições que compõem o Estado, e é ele que possui a função de administrar esse Estado. Os governos mudam e podem apresentar diferentes formas, que geralmente variam de um lugar para outro, já os Estados não mudam, eles são permanentes.
É o governo que administra um estado ou o país, quando falamos de política e criticamos ou elogiamos o governo do nosso país significa que estamos criticando ou elogiando a administração dele, isso não quer dizer que essa crítica ou elogio seja diretamente a uma única pessoa. Pois o governo não é formado por apenas uma pessoa, mas sim por um grupo de pessoas que se encontram em várias áreas diferentes que juntas compõem o governo.
Em nosso país temos o presidente da república que é o líder máximo do governo, porém, mesmo a última palavra sendo atribuída a essa pessoa, existe uma grande equipe que é formada por ministros, secretários, economistas, advogados e outros que formam o governo do Brasil.
Fonte:https://www.estudopratico.com.br/estado-nacao-e-governo-relacoes-e-diferencas/
Questão: Errada
Como aprendemos na maioria das escolas, o conceito de Estado surgiu na Grécia Antiga. Assim sendo, o conceito veio do que eram as Polis Gregas.
Entretanto, foi o filósofo Maquiavel, em seu livro “O Príncipe”, que introduziu o termo na literatura pela primeira vez.
A partir disso, o seu conceito passou a ser estudado e desenvolvido por outros pesquisadores. Assim sendo, concluiu-se que o Estado é formado por três elementos principais: povo; território e soberania.
Posto isto, entendemos que o mesmo visa propiciar o bem-estar, harmonia social, qualidade de vida e garantir todos os meios para que exerçamos a democracia.
Portanto, o Estado é o conjunto de instituições políticas dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) que representam, organizam e atendem o povo.
Dessa forma, o conceito de governo está inserido no conceito de Estado.
Mas como assim? Vou explicar melhor!
O governo é principalmente identificado pelo grupo político que está no comando de um Estado. Ou seja, é uma das instituições que compõem o Estado.
Sendo assim, seu dever é administrá-lo por meio da formulação e implementação de medidas que levem em conta a dinâmica econômica do país, protocolos internacionais, etc.
Portanto, é a administração pública que proporciona a execução das decisões do governo.
De forma resumida, eles se diferem, pois, o Estado abrange toda a sociedade política. Por outro lado, o governo é formado por um grupo político que é geralmente eleito para administrar o Estado por um determinado período.
Ainda mais mais, também e importante diferenciar esses conceitos de estado (com o “e” minúsculo), que significa a divisão territorial de um governo.
https://www.boletimeconomico.com.br/educacao/estado-e-governo-quais-as-diferencas/