SóProvas



Questões de Política, poder e Estado


ID
7636
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A justificativa para o que foi denominado ciclo político invertido baseou-se no argumento da existência de restrições políticas ou sociais à adoção de medidas fiscais impopulares. A promoção do desenvolvimento e o esforço no sentido de minimizar os conflitos sociais formam, naturalmente, parte do ideário de qualquer governo. O que caracteriza as políticas populistas, de acordo com seus críticos, seria a combinação de quatro fatores. Identifique o fator que não é pertinente.

Alternativas
Comentários
  • Políticas populistas:
    a) O ativismo governamental. Correto, pois implica a ação do governo intervindo em contraprestações à sociedade
    b) O redistributivismo a qualquer custo. Correto, pois visa a redistribuição de renda através de programas sociais, isenções, concessões de beneficios sem contrapartida. A qualquer custo porque não leva em consideração contrapartidas para manter o equilibrio das contas públicas como : redução de gastos, fonte de custeio etc.
    c) A afirmação das consequências positivas de elevados déficits fiscais. Errada. Claro que afirmar ser positivo défcits fiscais não há de ser uma atitude sensata em qualquer tipo de governo.
    d) Correta. Famosas as frases "Nunca antes na história deste pais...."Pois isto retrata uma tentativa de mostrar condições positivas mesmo quando o contexto é outro.
    e) Correta. Novamente, uma política populista não leva em consideração contextos econômicos, está mais preocupada em manter programas sociais que causam maiores impactos a curto prazo na percepção do povo.

  • Discordo do gabarito. 

    c) É próprio dos regimes populistas a afirmação de haverem mais consequências positivas do que negativas no endividamento dos Estados, o que o estudo da Economia mostra não ser verdade, pois um devedor terá sempre custos maiores para as suas ações do que um credor, afora a perda com o pagamento de juros para o sistema financeiro.

    a) O "ativismo governamental" pode ser entendido como a mera ação incisiva e resolutiva do Estado no enfrentamento de problemas históricos e persistentes, agindo de forma a equacionar tais problemas, mas não necessariamente com viés populista ou ideologizante. Creio que o gabarito deveria ser a letra A. 

ID
104353
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entre os requisitos necessários para o funcionamento da poliarquia, Robert Dahl estabelece a presença de algumas garantias institucionais, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    A poliarquia é uma ordem política que se distingue pela presença de algumas instituições indispensáveis. No livro “Democracy and its critics2 ”, de 1989, Dahl enumerou sete instituições necessárias à poliarquia.

    1) Funcionários eleitos: Os funcionários eleitos são constitucionalmente investidos do controle político das decisões governamentais.

    2) Eleições livres e justas: Os funcionários eleitos são escolhidos em eleições frequentes, conduzidas de um modo justo, nas quais a coerção é relativamente rara.

    3) Sufrágio inclusivo: Praticamente todos os adultos têm o direito de votar na eleição dos funcionários do governo.

    4) Direito de concorrer a cargos eletivos: Praticamente todos os adultos têm o direito de concorrer a cargos eletivos no governo, embora os limites de idade possam ser mais altos para ocupar o cargo do que para o sufrágio.

    5) Liberdade de expressão: Os cidadãos têm o direito de se expressar, sem o perigo de punições severas, quanto aos assuntos políticos de uma forma geral, o que inclui a liberdade de criticar os funcionários do governo, o governo em si, o regime, a ordem socioeconômica e a ideologia dominante.

    6) Informação alternativa: Os cidadãos têm o direito de buscar soluções alternativas de informação. Ademais, existem fontes de informação alternativa protegidas por lei.

    7) Autonomia associativa: Para alcançar seus vários direitos, os cidadãos também têm o direito de formar associações ou organizações relativamente independentes, inclusive partidos políticos independentes e grupos de interesse.


ID
104362
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A política eleitoral constitui o mecanismo pelo qual o indivíduo, enquanto cidadão, pode reivindicar seu direito a bens e serviços. Embora como produtores imediatos os trabalhadores não tenham direito legal ao produto, como cidadãos podem obter tal direito via sistema político. Ademais, novamente como cidadãos e não como produtores imediatos, podem intervir na própria organização da produção e na alocação dos lucros.

(Adam Przeworsky. Capitalismo e Social-democracia, 1989, p. 24)

Neste trecho, o autor interpreta que

Alternativas
Comentários
  • social-democracia é uma ideologia política de esquerda surgida no fim do século XIX por partidários do marxismo que acreditavam que a transição para uma sociedade socialista poderia ocorrer sem uma revolução, mas por meio de uma evolução democrática. A ideologia social-democrata prega uma gradual reforma legislativa do sistema capitalista a fim de torná-lo mais igualitário, geralmente tendo em meta uma sociedade socialista. O conceito de social-democracia tem mudado com o passar das décadas desde sua introdução. A diferença fundamental entre a social-democracia e outras formas de socialismo, como o marxismo ortodoxo, é a crença na supremacia da acção política em contraste à supremacia da acção económica ou determinismo económico sócio industrial.Isto ocorre desde o século XIX.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Social-democracia
  • Os social-democratas defendem a não abolição da propriedade privada dos meios de produção em troca da cooperação dos capitalistas na elevação da produtividade e na distribuição dos ganhos.


ID
235108
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir a respeito do pensamento de Jon Elster:

I. Elster considera que fenômenos sociais não são explicáveis apenas em termos dos indivíduos - suas características, seus fins, suas crenças.

II. Normas sociais, cultura, emoções e racionalidade podem e devem ser entendidas nos termos do individualismo metodológico.

III. A descoberta de regularidades, distribuições de probabilidades anormais e correlações pode ser evidência de relações causais, mas não é suficiente para a sua ocorrência.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Por pelo menos duas décadas, o objetivo de Elster foi minar e enriquecer as simplísticas noções de racionalidade e escolha individual, encontradas nas ciências políticas e econômicas.  No livro Alchemies of the Mind ele usa uma combinação única entre rigor analítico e sensibilidade poética. Nessa obra ele analisa o processo de transformação de uma emoção em outra, a externalização ou não das emoções, o auto-engano, o complexo sistema motivacional e a auto-estima. Aborda desde Aristóteles a Le Rochefoucauld e se utiliza de exemplos da literatura como Jane Austen. Fonte: http://www.users.globalnet.co.uk/~rxv/books/elster.htm


ID
424528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Cidadania é, essencialmente, a consciência de direitos e deveres e o exercício da democracia: direitos civis, direitos sociais, direitos políticos. Acerca dos temas cidadania e ética, julgue os itens que se seguem.

Analisando-se a cidadania sob a ótica de diferentes funções e dimensões do Estado, é correto afirmar que cidadania emancipada refere-se àquela que a elite econômica e política admite, ou seja, a cidadania que é concedida aos cidadãos.

Alternativas
Comentários
  • Cidadania Emancipada: em busca de autonomia

    O nome espelha bem seu conceito: o de levar formação e capacitação para a comunidade local - crianças, jovens, adultos e lideranças comunitárias - gerando condições favoráveis para que eles próprios, organizados em rede, busquem soluções sustentáveis para sua realidade. Incentivando, especialmente, os jovens a pensar no futuro. Tudo isso tomando por base a cidadania, entendida como a conquista dos direitos civis, políticos e sociais, ampliado pela construção conjunta de alternativas para a comunidade através da participação dos atores envolvidos no projeto. Nascido a partir de ações de voluntariado desenvolvidas nos anos de 2005 e 2006 na Regap (Refinaria Gabriel Passos), o “Cidadania Emancipada: em busca de autonomia” tem como foco principal os jovens de 14 a 25 anos e atua em três frentes distintas e complementares.


ID
480025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da temática relacionada à sociologia no Brasil, julgue os
próximos itens.

Alcançada a independência política, em 1822, a ex-colônia precisava firmar-se como nação independente, o que requereria, na dimensão simbólica, a criação de uma identidade nacional. A principal questão para os intelectuais brasileiros da denominada geração de 1870 era a construção identidade nacional.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A identidade nacional começou a ser construída no século XVIII e desenvolve-se plenamente no século XIX.


ID
480109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das relações entre Estado, sociedade e educação, julgue
os itens subseqüentes.

Os dois mandatos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deixaram uma marca política forte no que diz respeito à educação. Nesse período, foram aprovados vários instrumentos legais relativos à estrutura e organização do sistema educacional brasileiro, como, por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — Lei n.º 9.394/1996 — e as reformas educacionais relativas ao ensino superior, que ganharam impulso definitivo e formas mais profundas e duradouras no plano geral das reformas constitucionais, consubstanciadas por meio da Reforma do Estado.

Alternativas

ID
480115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das relações entre Estado, sociedade e educação, julgue
os itens subseqüentes.

Compreende-se o processo de regulamentação da educação superior na última década de 90 por meio das políticas no âmbito do Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado (MARE) e as políticas no âmbito do Ministério da Educação (MEC).

Alternativas

ID
560479
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Observe as consequências do atual sistema econômico de inspiração neoliberal.

I - Estão ocorrendo modificações nas políticas macro- econômicas dos países da América Latina.

II - A implementação de políticas contracionistas inclui a redução dos gastos do governo.

III - A concentração do capital diminui o abismo entre ricos e pobres.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) consequência(s)

Alternativas
Comentários
  • Não é o III porque: a concentração de capital é mais um fator negativo para a descrepância entre ricos e pobres e desigualdade social. Uma charge interessante que vi, é um jovem dizendo: "Meu Iphone está tocando", e outro, "Meu Ifhome está tocando".


ID
597460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos de políticas públicas e sua relação com a política em geral.

Decisões e análises acerca de políticas públicas implicam responder às seguintes perguntas: quem ganha o quê, por quê e que diferença faz.

Alternativas
Comentários
  • A definição mais conhecida continua sendo a de Laswell, ou seja, decisões e análises sobre política pública implicam responder às seguintes questões: quem ganha o quê, por quê e que diferença faz.

  • Enunciado formulado de acordo com a metodologia proposta pelo IPEA de formulação de políticas públicas:

    Gabarito: CERTO

  • Política pública é um conjunto de rol e mecanismo em que o estado busca resolver um problema ou atender as necessidades dos cidadãos que, naquele momento, são elencadas como urgentes e relevantes. Não obstante, vale lembrar que na etapa da formulação das PP são definidos os caminhos de ações para concretizar determinada ação estatal e, além disso, são respondidas perguntas, como: por quê implementar a política pública, com qual objetivo, para quem etc.

    Gabarito: C


ID
597463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos de políticas públicas e sua relação com a política em geral.

Em qualquer situação, para se implementar determinada decisão por meio de uma política pública, requer-se uma única ação estrategicamente selecionada.

Alternativas
Comentários
  • Isto não é verdade. Uma política pública pode envolver diversas ações e programas que envolvam diversos entes. Não existe a necessidade de que envolva apenas uma ação estratégica.
    O gabarito é questão ERRADA.
     

  • Gabarito: errado

    "Também é importante distinguir política pública de decisão política. Segundo Maria das Graças Rua, uma política pública geralmente envolve mais do que uma decisão e requer diversas ações estrategicamente selecionadas para implementar as decisões tomadas. Já uma decisão política corresponde a uma escolha dentre um leque de alternativas, conforme a hierarquia das preferências dos atores envolvidos, expressando certa adequação entre os fins pretendidos e os meios disponíveis. Assim, embora uma política pública implique decisão política, nem toda decisão política chega a constituir uma política pública."

     

    Fonte: PDF do Estratégia Concursos de Políticas Públicas (Rafael Encinas)

     


ID
597466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca de políticas distributivas, julgue os itens subsequentes.

Políticas distributivas são decisões tomadas pelo governo que desconsideram a questão de recursos limitados, e, para sua implementação, é necessária uma associação público-privada.

Alternativas
Comentários
  • Políticas distributivas são um tipo de arena política. Ao seu lado, há mais três tipos: políticas redistributivas, políticas regulatórias e políticas constitutivas.O modelo que desconsidera os recursos limitados é o de políticas redistributivas, por isso a questão está errada.
  • Errado

    Segundo Celina Souza, as políticas distributivas são decisões tomadas pelo governo, que desconsideram a questão dos recursos limitados, gerando impactos mais individuais do que universais, ao privilegiar certos grupos sociais ou regiões, em detrimento do todo.

    Isso ocorre porque os governos vão alocando os recursos para atender a questões pontuais, como problemas em catástrofes. Dessa forma, não se leva em conta o fato de os recursos públicos serem limitados.

    Vejam que, nesses casos, não há qualquer necessidade de associação em os setores público e privado, pois o governo pode simplesmente alocar os recursos para resolver um problema, sem qualquer participação dos particulares.

    Fonte: Héber Carvalho (Estratégia Concursos).


ID
597469
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca de políticas distributivas, julgue os itens subsequentes.

Políticas distributivas sempre demandarão contrapartidas fiscais daqueles que recebem a alocação de recursos.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Políticas distributivas: costumam distribuir recursos. Os meios de distribuição podem ser via subsídios em produtos ou serviços, bem como mediante concessão de benefícios diretamente aos interessados. A definição de como os recursos serão distribuídos e de quem serão os beneficiários normalmente é feita por meio de legislação. 

    Em geral, não se exige contrapartida fiscal daqueles que recebem recursos decorrentes das políticas distributivas. Vamos voltar ao caso de uma catástrofe natural. Não faz sentido o governo exigir das pessoas duramente atingidas uma contrapartida para repassar o recurso para custear a recuperação de suas residências.

    Fonte: Heber Carvalho (Estratégia Concursos).


ID
597472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca de políticas distributivas, julgue os itens subsequentes.

Políticas de caráter distributivo distribuem custos e não geram vantagens.

Alternativas
Comentários
  • As políticas de caráter distributivo geram vantagens para um grupo específico às custas do todo. É o que ocorre, por exemplo, com a construção de uma ponte. A construção é financiada por todos, porém a obra fornecerá benefícios apenas para algumas pessoas.

    Nesse sentido, erra o enunciado ao afirmar que não gera vantagens.

    Gabarito: ERRADO


ID
597481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, concernentes a políticas redistributivas.

As políticas redistributivas têm como objetivo o desvio e o deslocamento consciente de recursos financeiros, direitos ou outros valores entre camadas sociais e grupos da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    Quanto aos impactos das politicas públicas:

    Distributivas: benéficio individuais (exceto-calamidades, emergências)

    Redistributivas: beneficar uns e outros não, tenta garantir o equilibrio (geram conflitos)

    Regulatórias: Regras e procedimentos (geram custos, pode ou não haver conflitos)

    Constitutivas/Estruturadoras:   Modificadoras de regras, são regras sobre os poderes, regras sobre regras.

  • O enunciado apresenta exatamente o conceito de políticas redistributivas: transferir recursos/direitos entre camadas sociais.

    Gabarito: CERTO


ID
597484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, concernentes a políticas redistributivas.

O sistema previdenciário brasileiro não constitui caso de política redistributiva, uma vez que aqueles que contribuem receberão benefícios reduzidos no futuro.

Alternativas
Comentários
  • Os sistemas previdenciários são exemplos muito utilizados para explicar o conceito de políticas redistributivas, posto que realizam a redistribuição de renda da população ativa para a população inativa.

    Gabarito: ERRADO

  • Errado

    As políticas redistributivas buscam a apropriação de recursos econômicos de classes de maior renda para repasse para as de menores rendimentos numa sociedade. O objetivo normalmente é melhorar o perfil de distribuição de renda.

    Segundo Moura, Tafner e Filho (2007), a previdência brasileira, por ser um seguro social, constitui um mecanismo de distribuição de renda, ou seja, é uma política redistributiva.

    Fonte: Heber Carvalho (Estratégia Concursos)


ID
597487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, concernentes a políticas redistributivas.

Políticas públicas redistributivas baseiam-se em oportunidades o mais possível equânimes de acesso a educação, emprego e sistema de saúde, no entanto, exclui-se de tais políticas a redistribuição de renda.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Políticas Públicas Redistributivas

    Seu objetivo é redistribuir a renda em forma de financiamento em serviços e equipamentos ou recursos. Nesse caso, as camadas mais altas da sociedade são as responsáveis por financiar as pessoas rendas menores, os chamados beneficiários.

    As políticas redistributivas atingem uma grande parte da população e são vistas como direitos sociais. Nesses casos as chances de discordância são maiores, pois a parte da população que é “penalizada”, costuma ser mais organizada politicamente.

    Muitos governos realizam a redistribuição desses valores não só na forma financeira, mas também como serviços disponibilizados pelo governo como forma de reduzir a resistência dessas camadas da sociedade.

    Exemplos:

    - Isenção do IPTU para determinados cidadãos em detrimento ao aumento desse imposto para pessoas com maior poder aquisitivo;

    - Programas habitacionais para população de baixa renda.

    fonte de informação: http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/134-politicas-publicas/1156-tipos-de-politicas-publicas#.Wh8FKlWnHIU

     


ID
597490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, concernentes a políticas redistributivas.

Uma política redistributiva de renda é progressiva quando a redistribuição retira mais de quem tem mais recursos financeiros, podendo isentar estratos populacionais de baixa renda.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Certo

     

    Esse tipo de política pública visa redistribuir a renda em forma de financiamento em serviços e equipamentos e na forma de recursos. Nesse caso, as camadas mais altas da sociedade são as responsáveis por financiar as pessoas rendas menores, os chamados beneficiários.

    - Isenção do IPTU para determinados cidadãos em detrimento ao aumento desse imposto para pessoas com maior poder aquisitivo;

    - Programas habitacionais para população de baixa renda.

     

    As políticas regulatórias são criadas para avaliar alguns setores no intuito de criar normas ou implementar serviços e equipamentos.

    -Limitação das vendas de determinados produtos.

     

    As políticas públicas distributivas possuem objetivos pontuais relacionados ao oferecimento de serviços do estado e equipamentos. Esse caso é financiado pela sociedade por meio de um orçamento público que beneficia grupos pequenos ou indivíduos de distintas camadas sociais.

    - A doação de cadeiras de rodas para deficientes físicos;

    - Oferta serviço para pavimentação de ruas.

     

    fonte: http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/134-politicas-publicas/1156-tipos-de#.XFbPmFxKjIU


ID
597493
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a políticas regulatórias.

Exemplo de função regulatória no domínio econômico é a atuação do Banco Central (BC) na regulação da estabilidade da moeda; o BC pode comprar e vender divisas e ampliar ou reduzir os depósitos compulsórios das instituições financeiras.

Alternativas
Comentários
  • O Banco Central é um bom exemplo de entidade que exerce a função regulatória por meio da normatização de regras no sistema financeiro e pela atuação no câmbio.

    Gabarito: CERTO

  • Estranho confundir função regulatória com função política monetária. A Regulação e a Política Monetária não se confundem apesar de se influenciarem.

    No caso em questão, a pergunta cita a política monetária, que gerencia o a disponibilização da moeda na economia. A função regulatória tem mais a ver com os controles de regras de funcionamento e organização do sistema monetário nacional.


ID
597496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a políticas regulatórias.

No Estado brasileiro, as portarias emitidas por autarquias públicas não possuem função regulatória, tratam-se apenas de sugestões de conduta.

Alternativas
Comentários
  • Sugestões de conduta ?

    Essa foi boa...

    As portarias emitidas por autarquias públicas possuem função regulatória.

    A exemplo, as portarias emitidas pelas "agências reguladoras", que nada mais são que "autarquias de regime especial."

    Essa questão tá mais voltada para direito administrativo !

    Bons estudos... 


ID
597499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a políticas regulatórias.

O objetivo principal da teoria normativa da regulação é apresentar as formas mais eficientes de a economia regulamentar o Estado de acordo com situações específicas, buscando corrigir falhas da administração pública, notadamente o conluio e o peculato.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A falha, em regra, é do setor privado exploradora da atividade econômica.


ID
597502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a políticas regulatórias.

Políticas regulatórias trabalham com ordens e proibições, decretos e portarias.

Alternativas
Comentários
  • As Políticas Regulatórias consistem em ferramentas que a autoridade reguladora dispõe para, em relação ao setor regulado, fazer cumprir as políticas estabelecidas pelo governante. A especificação de conceito apto a traçar e a delimitar a correta noção de Políticas Regulatórias requer ponderação a respeito da necessidade e da intensidade da intervenção. Isto é, “envolve a escolha dos meios e instrumentos que, no âmbito das competências regulatórias, melhor se coadunam para, de forma eficiente, ensejar o atingimento das políticas públicas setoriais.”

    • 3. Políticas regulatórias: Trabalham com ordens e proibições, decretos e portarias. Os efeitos referentes aos custos e benefícios não são determináveis de antemão; dependem da configuração concreta das políticas. Custos e benefícios podem ser distribuídos de forma igual e equilibrada entre os grupos e setores da sociedade, do mesmo modo como as políticas também podem atender a interesses particulares e restritos. Os processos de conflito, de consenso e de coalizão podem se modificar conforme a configuração específica das políticas.
    http://pt.slideshare.net/alume3/polticas-pblicas-alm


ID
597505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a políticas regulatórias.

Nas políticas regulatórias, tanto os custos e benefícios podem ser distribuídos de forma equilibrada entre os setores da sociedade, quanto as políticas podem atender a interesses particulares e restritos.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Certo

  • Políticas regulatórias: Trabalham com ordens e proibições, decretos e portarias. Os efeitos referentes aos custos e benefícios não são determináveis de antemão; dependem da configuração concreta das políticas. Custos e benefícios podem ser distribuídos de forma igual e equilibrada entre os grupos e setores da sociedade, do mesmo modo como as políticas também podem atender a interesses particulares e restritos. Os processos de conflito, de consenso e de coalizão podem se modificar conforme a configuração específica das políticas.

    http://pt.slideshare.net/alume3/polticas-pblicas-alm


ID
597508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a políticas regulatórias.

As políticas regulatórias envolvem grupos de interesse, o que dispensa o envolvimento da burocracia governamental e de políticos.

Alternativas

ID
597526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação e monitoramento de políticas públicas.

A análise de impactos de uma política pública focaliza os efeitos da legislação, do plano, do programa ou do projeto sobre seu público-alvo, estabelecendo relação de causalidade entre a política e as alterações nas condições econômicas e sociais.

Alternativas
Comentários
  • A análise de impacto baseia-se na efetividade (“resultados dos resultados”) de uma política pública, ou seja, a situação fática que ela modificou (aumento da expectativa de vida, redução da pobreza, erradicação da fome, etc). Perfeito o enunciado.

    Gabarito: CERTO


ID
597529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação e monitoramento de políticas públicas.

Na avaliação de políticas públicas por meio de processos, é possível que se obtenha um resultado positivo, ainda que ele seja diferente do inicialmente esperado; ao contrário do que ocorre na avaliação de políticas públicas por impactos, em que qualquer resultado diferente daquele previamente esperado invalida a política pública em questão.

Alternativas
Comentários
  • Mesmo que o resultado de uma avaliação de impactos seja diferente do previamente esperado, isto não necessariamente invalida a política pública em questão.
  • Questão errada, existem níveis de impacto.


ID
597532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação e monitoramento de políticas públicas.

Na avaliação de políticas públicas, são aceitos como métodos válidos tanto os quantitativos quanto os qualitativos.

Alternativas
Comentários
  • O ideal é o equilíbrio entre os métodos quantitativos e qualitativos na análise de uma política ou projeto público.

  • O que usamos nas avaliações? Um indicador, que nada mais é um do que parâmetro, algo que empregamos para balizar coisas em meio ao procedimento de comparação. Dito isso, vamos aos referenciais teóricos:

     

    Para Mourão (2006), pode-se identificar um indicador como uma estatística, um fato, uma medida, uma série quantitativa de dados (indicador quantitativo) ou uma série de evidências ou percepções postuladas sobre a realidade (indicador qualitativo).

     

    Resposta: Correta. 

  • Dada a multiplicidade de políticas públicas, diversos métodos (qualitativos e quantitativos) podem ser utilizados para realizar a avaliação de políticas públicas. Um bom exemplo disso são as técnicas Análise Custo-Benefício (ACB) e a Análise Custo-Efetividade (ACE). A ACB mostra-se mais apropriada para projetos econômicos e a ACE mostra-se mais apropriada para projetos sociais.

    Gabarito: CERTO

  • Além das importantes classificações no tocante à avaliação das políticas públicas, exalta-se uma técnica muito utilizada para verificar as consequências das PP. Trata- se da análise custo benefício( quantitativa) e da análise custo efetividade( qualitativa). Se os resultados e os custos das políticas públicas puderem ser traduzidos em unidades monetárias, estamos diante da análise custo benefício; ja se os resultados e custos não puderem ser traduzidos em unidades monetárias, isto é, sua análise se limita ao impacto e efetividade dos resultados, estamos diante da análise custo efetividade.

    Gabarito: Certo


ID
597535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação e monitoramento de políticas públicas.

O ciclo das políticas públicas, composto por cinco elementos, inclui apresentação de projeto, aprovação, sanção presidencial, promulgação e completa-se com a avaliação e monitoramento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    Os cinco elementos do ciclo da política pública são: formação da agenda, formulação da política, processo de tomada de decisão, implementação da política e avaliação. 

     

    CICLO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS - http://www.politize.com.br/ciclo-politicas-publicas/

    As políticas públicas são uma resposta do Estado às necessidades do coletivo que, por meio do desenvolvimento de ações e programas, objetivam o bem-comum e a diminuição da desigualdade social. 

     

    Primeira fase: a formação da agenda

    A fase da agenda caracteriza-se pelo planejamento, que consiste em perceber os problemas existentes que merecem maior atenção.

    São esses:

      Avaliação do custo-benefício

      Estudo do cenário local e suas necessidades

      Recursos disponíveis

    A urgência que o problema pode tomar por uma provável mobilização social

     Necessidade política

     

    Segunda fase: a formulação da política

    É a fase de apresentação de soluções ou alternativas. É o momento em que deve ser definido o objetivo da política, quais serão os programas desenvolvidos e as linhas de ação. Após esse processo, se avaliam as causas e são avaliadas prováveis alternativas para minimizar ou eliminar o problema em questão.

     

    Terceira fase: processo de tomada de decisão

    Com as todas as alternativas avaliadas, na terceira fase se define qual será o curso de ação adotado. São definidos os recursos e o prazo temporal da ação da política.

     

    Quarta fase: implementação da política

    É o momento em que o planejamento e a escolha são transformados em atos. É quando se parte para a prática. O planejamento ligado à organização é transformado em ação. São direcionados recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos para executar a política.

     

    Quinta fase: avaliação

    Nela se controla e supervisiona a realização da política, o que possibilita a correção de possíveis falhas para maior efetivação. Inclui-se também a análise do desempenho e dos resultados do projeto.

    A boa política pública deve cumprir as seguintes funções:

    – promover e melhorar a cooperação entre os atores;

    – constituir-se num programa implementável.

     

     


ID
597538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação e monitoramento de políticas públicas.

A avaliação política das políticas públicas inclui atribuição de valor ao aparato institucional mobilizado para a sua implementação, às suas consequências e aos próprios atos que pretendam modificar seu conteúdo, implicando, portanto, definição de critérios.

Alternativas

ID
597541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação e monitoramento de políticas públicas.

Para avaliar uma política pública, o analista deve basear sua análise em opções valorativas pessoais, assim, poderá levar em consideração as dificuldades de casos concretos.

Alternativas

ID
597544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação e monitoramento de políticas públicas.

Na avaliação de políticas públicas por meio de processos, visa- se à aferição da eficácia dessas políticas, isto é, verifica-se se a política pública está sendo ou foi implementada de acordo com as diretrizes concebidas para a sua execução e se o resultado final atingirá ou atingiu as metas desejadas.

Alternativas
Comentários
  • Esta é a definição de avaliação de impactos e não de processos. Mas o gabarito da CESPE deu certo....
    Avaliação de processos avalia se os métodos usados, e as estruturas organizacionais, são eficientes na consecução dos objetivos estabelecidos. Isto é diferente de eficácia!

ID
597556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando os novos arranjos de políticas públicas, julgue os itens subsequentes.

A governança democrática pressupõe a centralização do processo decisório e pode ser evidenciada nos conselhos de políticas públicas, que são canais institucionalizados de concentração de poder decisório nas mãos dos dirigentes eleitos.

Alternativas
Comentários
  • Governança Democrática é: descentralização, participação e colaboração com a sociedade civil.

  • Democrácia não combina com centralização.

    ...democrática pressupõe a centralização... / apenas esse trecho é suficiente para concluir que a questão está errada

     


ID
761659
Banca
FCC
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A visão sociológica permite a descrição da experiência individual humana e sua História conjunta. Ao longo da história, várias visões foram apresentadas, dentre as quais se destacam a de Zygmunt Bauman, na obra Modernidade Líquida e a de Pierre Bourdieu, na obra Poder Simbólico.

I. Para Bauman, a procrastinação, no mundo líquido da modernidade, é vista como uma posição ativa, tentativa de assumir o controle.

II. A escolha racional, na modernidade, significa buscar gratificações evitando consequências e particularmente responsabilidades, segundo Bauman.

III. Bauman, em sua obra, retrata com peculiaridade a negação ao consumo, na modernidade, que não se apresenta como um passatempo.

IV. Bourdieu observa que na reivindicação da autonomia do pensamento e ação jurídicos, afirma-se a constituição de teoria de pensamento totalmente liberto do peso social.

V. Segundo Bourdieu, o direito é a forma por excelência do poder simbólico de nomeação. Ele faz o mundo social, mas com a condição de não se esquecer de que ele é feito por este.


Estão corretas APENAS as afirmações

Alternativas
Comentários
  • I. CORRETA, para Zygmunt Bauman: "Como prática natural, a procrastinação surgiu com a modernidade. A mundança de tempo das coisas as afeta qualitativa e voluntariamente. O presente passa a ser avaliado não pelo que é, mas pelo que virá. O futuro qualifica o presente, sendo a procrastinação importante instrumento para conferir valor aos atos do presente (...)" (BAUMAN, A modernidade líquida). 

    II. CORRETA, para Zygmunt Bauman: "A escolha racional na era da instantaneidade significa buscar a gratificação evitando as consequências, e particularmente as responsabilidades que essas consequências podem implicar (....)"  (BAUMAN, A modernidade líquida). 

    III. INCORRETA, mas de redação estranha, uma vez que a frase é ambígua, para Zygmunt Bauman: " A vida organizada em torno do consumo, por outro lado, deve se bastar sem normas: ela é orientada pela sedução, por desejos sempre crescentes e quereres voláteis não mais por uma regulação normativa (...)" (BAUMAN, A modernidade líquida). 

    Para responder a assertiva bastaria saber estas três alternativas (supra). O único item restante seria a letra "d". Mas vamos continuar. 


    IV. CORRETA segundo o gabarito, mas, mais uma vez, a redação é um tanto confusa: Para Bourdieu dois são os clássicos modos de leitura do direito, as de cunho INTERNO: "voltadas à reivindicação da autonomia absoluta do pensamento e da ação jurídicos (vide teoria pura do direito)" e as leituras EXTERNAS: "em especial a posição marxista que assume o direito como 'instrumento' da burguesia ou 'aparelho' do Estado (...)". As duas estariam incompletas, daí o autor explica uma terceira forma de leitura do direito, relativamente indepente às pressões externas e etc. A forma como foi formulada a alternativa foi imprecisa, uma vez que não é possível saber se o examinador está cobrando a posição de BOURDIEU, ou se só está citando trecho da obra onde ele se manifesta sobre a LEITURA EXTERNA DO DIREITO. 

    V.  INCORRETA, segundo o gabarito oficial. Contudo, parece estar perfeitamente adequada ao texto de BOURDIEU: " O direito é, sem dúvida, a forma por excelência do poder simbólico de nomeação que cria as coisas nomeadas e, em particular, os grupos (...). Não é demais dizer que ele faz o mundo social, mas com a condição de se não esquecer que ele é feito por este". (BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Quinta ed. RJ: Bertrand Brasil, 2002. Fls. 238). 
  • anulada http://www.concursosfcc.com.br/concursos/dpepr111/edital_resultado_prova_objetiva.pdf
  • Questão anulada (Questão 98 da prova Tipo 01). Não foram publicados os motivos.

ID
800302
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o conceito de Estado, é correto afirmar:


Alternativas
Comentários
  • A definição de um conceito de Estado já foi discutida por autores clássicos da sociologia. Para Max Weber, por exemplo, ele pode ser caracterizado por possuir o monopólio legítimo da violência em conformidade com a lei, dentro de um determinado território. Para Karl Marx, por outro lado, o Estado é um instrumento da burguesia para manter sua dominação. Já para Émile Durkheim, ele assegura a solidariedade social e o pleno desenvolvimento do indivíduo. Tendo em vista essas definições apresentadas, é possível perceber a dificuldade de se estabelecer de maneira precisa um conceito do Estado. Um ideia mais geral, todavia, é aquela que caracteriza o Estado como um mecanismo político responsável por controlar determinado território, utilizando uma força militar e um sistema legal de regras. Tendo em vista essas definições, a alternativa “b” está incorreta, já que a existência de um Estado pressupõe divisão territorial.  A opção “c” também está incorreta, considerando que o voto é um aspecto do regime político democrático, e não uma característica inerente ao Estado. A opção “d” está incorreta, já que se trata de uma explicação dos autores contratualistas, que tentam analisar a origem do Estado, e não conceituá-lo, opondo-o a um estado de natureza, em que a autoridade política é inexistente. A opção “e” também está incorreta, visto que o Estado não pode ser caracterizado como uma entidade que possui uma autoridade ilimitada, o que só acontece quando se tem uma ditadura.

    A opção correta, portanto, é a letra “a”. 



ID
800317
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Quanto ao conceito de poder, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.


( ) A habilidade que os indivíduos e/ou grupos sociais possuem de modificar o comportamento de outros grupos ou pessoas chama-se de poder.


( ) Um fenômeno social que pode gerar conflitos constitui uma designação de poder.


( ) O poder não ocorre em todas as relações sociais, apenas nas políticas.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • Uma definição mais abrangente de poder diz respeito a uma habilidade do indivíduo de fazer valer seus próprios interesses, mesmo quando encontra alguma resistência. Essas situações, em que é possível identificar a capacidade de fazer triunfar uma vontade, se estendem a diversos âmbitos da vida social, cabendo, portanto, afirmar que as relações de poder estão presentes tanto onde elas são mais aparentes, como na esfera governamental, quanto em espaços em que elas estão latentes, como no seio familiar, por exemplo. Tendo isso em vista, a primeira afirmação está correta, na medida em que a habilidade de modificar o comportamento de outros indivíduos diz repeito justamente à concepção de poder descrita acima, quando se afirma que as relações de poder podem ser entendidas como a imposição de uma vontade. A segunda afirmação também está correta, já que uma concepção de poder também envolve, muitas vezes, a utilização da força, o que pode gerar conflitos. A última afirmação está incorreta, porque, conforme já mencionado, as relações de poder não estão presentes apenas na esfera política, estendendo-se a outras esferas sociais.


    Desse modo, a opção correta é a alternativa “c”.


  • letraC


ID
834637
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O advento do Iluminismo, do racionalismo e do utilitarismo burguês imprimiu na França e em outros países a supressão dos valores culturais do século XVI, fundados “na concepção de um tempo cíclico, repetindo entre os homens o caminhar das estações do ano”. As novas transformações estruturais impuseram novas maneiras de pensar e, em consequência, o “desaparecimento de toda uma cultura tradicional” e o dilaceramento da “ideia de sociabilidade coletiva”. O Estado moderno, a escola obrigatória e a maior mobilidade social “induziram o “desaparecimento de toda uma cultura tradicional”, incluindo a diminuição da fé religiosa e maior ceticismo em “relação às numerosas crenças populares”. Nesse sentido, o moderno Estado francês pode ser definido como um espaço integrado com poder de impor “unidade mental e cultural dos habitantes que conscientemente aderem às leis do Estado”. (ORTIZ, Renato. Cultura e modernidade: a França no século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1991, p.-36-38.) Leia as afirmações a seguir:

I. O Estado atua como fator espontâneo de disciplinarização das condutas.

II. O recuo das crenças mágicas é correlato à mudança de mentalidades.

III. A constituição do Estado Francês firmou-se à base do pluralismo dos costumes locais.

IV. A ideia de sociabilidade coletiva representa um dos trunfos do modo de sociabilidade burguesa.

V. A ideia de nivelamento cultural é avessa à intervenção do poder do Estado.

Estão corretas APENAS as afirmativas:

Alternativas

ID
834640
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O surgimento do interesse científico e as etapas de consolidação da Sociologia no Brasil implicaram uma combinação de causas provenientes de contatos sociais, conflitos e acomodações de ‘culturas e povos diversos’. Para efeito de explicação didática, o desenvolvimento das etapas da sociologia no Brasil pode ser resumido em três períodos: a) Período dos pensadores sociais (sociologia de cátedra); b) Período da Sociologia científica/ênfase à pesquisa macrossociológica I; c) Período da Sociologia científica II/momento de crise e diversificação da sociologia. Em linhas gerais, as etapas em questão correspondem respectivamente ao final do XIX até 1925; 1935-70; 1980/90.” (LIEDKE FILHO, Enno D. A Sociologia no Brasil: história, teorias e desafios. sociologias, Porto Alegre, ano 7, nº 14, jul/dez 2005, pp. 376-437 – ([DOSSIÊ A Sociologia no Brasil: história, teorias e desafios]).

De acordo com a classificação elaborada e datada pelo autor, a produção sociológica do último período foi caracterizada, sobretudo, pelo:

Alternativas

ID
834664
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sociologicamente, o Estado contemporâneo não possui o monopólico da produção e de aplicação do direito. O direito estatal dominante, afirma Boaventura Sousa Santos, convive com outros modelos de juridicidade. O autor mostra, por exemplo, que o declínio da litigiosidade civil não significa a diminuição dos conflitos sociais, mas o desvio da solução de tais conflitos a outros mecanismos informais de poder mais baratos e rápidos.

Visando democratizar a aplicação do direito na sociedade as conclusões do autor ajudam a:

Alternativas

ID
834670
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Numa sociedade cujos valores socioeconômicos e políticos são pautados pela ideologia liberal clássica, seria CORRETO esperar uma identificação jurídica correspondente a tais valores, admitindo-se a seguinte configuração do direito:

Alternativas

ID
861970
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Nas sociedades democráticas do chamado mundo desenvolvido, a ideia, a prática, a defesa e a promoção dos direitos humanos, de uma certa maneira, já estão incorporadas à vida política. Já se incorporaram no elenco de valores de um povo, de uma nação. Mas, pelo contrário, é justamente nos países que mais violam os direitos humanos, nas sociedades que são mais marcadas pela discriminação, pelo preconceito e pelas mais variadas formas de racismo e intolerância, que a ideia de direitos humanos permanece ambígua e deturpada.

(Maria Victoria Benevides. Cidadania e Direitos Humanos. http://www.iea.usp.br/textos/benevidescidadaniaedireitoshumanos.pdf. Acesso em 08.06.2012)


A partir do texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

  • A discriminação e o preconceito são sinais de que a noção de direitos humanos não foi socialmente incorporada.


ID
949507
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os meios de comunicação funcionam como um elo entre os diferentes segmentos de uma sociedade. Nas últimas décadas, acompanhamos a inserção de um novo meio de comunicação que supera em muito outros já existentes, visto que pode contribuir para a democratização da vida social e política da sociedade à medida que possibilita a instituição de mecanismos eletrônicos para a efetiva participação política e disseminação de informações.

Constitui o exemplo mais expressivo desse novo conjunto de redes informacionais a

Alternativas
Comentários
  • Ao longo das últimas décadas, observou-se uma expansão no fluxo de informações devido ao desenvolvimento dos meios de comunicação de massa, como o rádio, a televisão, a internet, entre outros. Todavia, a partir dos anos 90, com o surgimento da internet, o ritmo da produção, distribuição e consumo dessas informações aumentou de forma significativa, trazendo um impacto sem precedente na vida dos indivíduos e na sociedade. De um lado, estudiosos afirmam que a internet possui a capacidade de colocar em contato indivíduos do mundo inteiro, que estariam cada vez mais interligados, ao mesmo tempo em que as relações face a face e a vida em comunidade poderiam perder sua força. Por outro lado, outro impacto significativo da internet estaria no seu potencial como instrumento político, disseminando pontos de vista acerca dos direitos humanos e do direito das minorias, além de facilitar a denúncia da atuação dos governos, mesmo os mais autoritários, onde está se tornando cada vez mais difícil conter os produtos da mídia dentro das suas fronteiras.


    Diante das possibilidades apontadas por estudiosos, de que a internet poderia transformar o padrão de baixa participação política das democracias contemporâneas, a opção correta é a letra “a”. 


  • Letra A

    Nas últimas décadas, a internet tem se desenvolvido de uma maneira muito rápida. Ela tem como característica o dinamismo e a interligação de pessoas em escala mundial. Considerada um dos principais veículos atuais de globalização, faz com que a disseminação de informação torne-se cada vez mais democrática.

  • mamão com açúcar pessoal hahahaha

  • Ao longo das últimas décadas, observou-se uma expansão no fluxo de informações devido ao desenvolvimento dos meios de comunicação de massa, como o rádio, a televisão, a internet, entre outros. Todavia, a partir dos anos 90, com o surgimento da internet, o ritmo da produção, distribuição e consumo dessas informações aumentou de forma significativa, trazendo um impacto sem precedente na vida dos indivíduos e na sociedade. De um lado, estudiosos afirmam que a internet possui a capacidade de colocar em contato indivíduos do mundo inteiro, que estariam cada vez mais interligados, ao mesmo tempo em que as relações face a face e a vida em comunidade poderiam perder sua força. Por outro lado, outro impacto significativo da internet estaria no seu potencial como instrumento político, disseminando pontos de vista acerca dos direitos humanos e do direito das minorias, além de facilitar a denúncia da atuação dos governos, mesmo os mais autoritários, onde está se tornando cada vez mais difícil conter os produtos da mídia dentro das suas fronteiras.

    Diante das possibilidades apontadas por estudiosos, de que a internet poderia transformar o padrão de baixa participação política das democracias contemporâneas, a opção correta é a letra “a”. 


ID
949528
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Na  ética  contemporânea,  o  sujeito  não  é  mais  um sujeito  substancial,  soberano  e  absolutamente  livre, nem  um  sujeito  empírico  puramente  natural.  Ele  é simultaneamente  os  dois,  na  medida  em  que  é  um sujeito  histórico-social.  Assim,  a  ética  adquire  um dimensionamento  político,  uma  vez  que  a  ação  do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social  coletiva.  Desse  modo,  a  ética  se  entrelaça, necessariamente,  com  a  política,  entendida  esta  como a  área  de  avaliação  dos  valores  que  atravessam  as relações sociais e que  interliga os  indivíduos entre si.
SEVERINO, A. J.  Filosofia. São Paulo: Cortez,  1992  (adaptado).

O texto, ao evocar a dimensão histórica do processo de formação da ética na sociedade contemporânea, ressalta

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    O texto tratado nesta questão expõe que o homem contemporâneo nao pode ser compreendido fora de um contexto histórico/cultural/social, ou seja, para além das características de seu tempo e da sociedade, cultura em que vive. Neste sentido, para compreendermos a ética contemporânea, faz-se necessário entender o homem em sua coletividade.


ID
1085503
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Analise:

I. Os recursos governamentais para um programa, órgão ou uma dada política pública não partem do zero e, sim, de decisões marginais que desconsideram mudanças políticas ou mudanças substantivas nos programas públicos.
II. A política pública parte, cumulativamente, de decisões periféricas e fortuitas.
III. Mais do que a identificação das etapas de um processo decisório, é necessário levar em consideração os diversos constrangimentos existentes que impedem mudanças substanciais nas políticas públicas de curto prazo e, também, o aprendizado em torno de uma política ao longo dos anos (policy change).

As proposições acima delineadas são características do modelo de análise de políticas públicas denominado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


    Souza nos apresenta 9 modelos de análise de políticas públicas. São eles:


    Modelo de Lowi – “a política pública faz a política”. Lowi nos apresenta 4 formatos de política pública: Distributivas (que não consideram limitações de recursos e acabam privilegiando grupos específicos); Regulatórias (que envolvem políticos e grupos de interesse); Redistributivas (que são as políticas sociais universais); e Constitutivas (que lidam com procedimentos);


    Incrementalismo – Lindblom acredita que as políticas públicas não nascem do zero, mas de decisões marginais. Com isto, há uma manutenção de estruturas antigas e as decisões futuras são constrangidas e limitadas pelas decisões passadas;

    Ciclo da Política Pública – o ciclo passa por vários estágios e constitui um processo dinâmico e de aprendizado. O foco é no primeiro estágio a definição da agenda, que pode ocorrer através do reconhecimento do problema; da construção política da necessidade de se resolver o problema; e pelos participantes (políticos, mídia, grupos de interesse). 


    Modelo Garbage Can (lata de lixo) – neste modelo temos vários problemas e poucas soluções, assim são as soluções que procuram os problemas e acabam sendo um método de tentativa e erro;


    Coalizões de Defesa – a política pública é vista aqui como um conjunto de subsistemas que se articulam com acontecimentos externos. Cada subsistema é composto por um número de coalizões de defesa que se diferenciam por seus valores, crenças e ideias;


    Arenas Sociais – temos neste modelo a política pública como uma iniciativa de Empreendedores Políticos, que são pessoas que mostram o problema e buscam soluções por meio de 3 mecanismos: Divulgação de indicadores; Repetição continuada do problema; Feedback que mostre falhas ou resultados ruins. Estes empreendedores políticos divulgam o problema e tentam obter apoio a sua causa pelas redes sociais, mas não só as da internet;


    Modelo “Equilíbrio Interrompido” – os formuladores deste modelo acreditam que as políticas públicas surgem em momentos onde a estabilidade deu lugar a instabilidade, ou seja, momentos de crise, gerando mudança na política anterior. Para tanto, a mídia tem um papel fundamental na construção da imagem sobre a decisão ou política pública (policy image);


    “Gerencialismo Político” e Ajuste Fiscal – tais modelos estão voltados a busca de eficiência, que deve ser o objetivo principal de qualquer política pública. Além da eficiência, a credibilidade também é importante, sendo possível com o estabelecimento de regras claras;


    Neoinstitucionalismo – enfatiza a importância das instituições e regras, as quais moldam o comportamento doas atores. A luta pelo poder e recursos é medida pelas instituições que acaba privilegiando grupos.
    Fonte: http://www.igepri.org/observatorio/?p=6794


ID
1152295
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As chamadas “instituições participativas” oficializaram formas de representação da sociedade civil e, com isso, colocaram o debate sobre a representação política em novos termos. Analise as afirmações a seguir tendo como referência esse debate:

I. A moderna teoria da representação está baseada em três elementos, associados à consolidação dos Estados Modernos e à efetividade dos governos representativos: a autorização, o monopólio e a territorialidade. Esses elementos mostram-se suficientemente adequados para legitimar a representação exercida

II. As instituições participativas trouxeram uma forma mais sofisticada de representação, pois compõem uma estrutura mais complexa de representação política no âmbito dos Poderes do Estado, que conta com a participação e a deliberação da sociedade civil de forma mais direta e menos mediada pelos tradicionais mecanismos de controle, como o voto, e de vocalização das preferências por ele expressas, como os partidos.

III. A construção de um conceito mais amplo de representação deve envolver tanto a sua dimensão eleitoral, quanto a sua dimensão extraeleitoral. O elemento mais importante desse debate é perceber que existem diversos tipos de autorização relacionados a três papéis políticos diferentes: o de agente, o de advogado e o de partícipe. Em todos os três casos, há o elemento do “agir no lugar de”, que varia de perspectiva e pode ser justificado de diferentes maneiras

IV. A representação da sociedade civil nas áreas de políticas públicas se dá por meio de organizações criadas por atores que lidam há muito tempo na área, gerando especialização temática e experiência. No caso do Brasil, geralmente esses representantes são eleitos dentre associações civis, que agregam solidariedade e interesses parciais, o que confere legitimidade por afinidade a esse tipo de representação. Portanto, a legitimação da representação decorre de identidades parciais.

São VERDADEIRAS as afirmativas:

Alternativas

ID
1199155
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Anthony Giddens, em “A Terceira Via”, situa a crise do capital, na década de 1970, como um fato marcante e impulsionador para a adoção de uma visão neoliberal na condução das políticas de estado. Na década de 1980, uma nova liderança política se destacou no plano internacional, na condução de um processo de mudanças políticas, econômicas e sociais, em conformidade com o ideário neoliberal, a saber:

Alternativas
Comentários
  • (")Thatcher promoveu um programa de privatizações das empresas estatais e continuou combatendo de forma radical os movimentos sindicais trabalhistas. A Primeira-Ministra britânica tornou-se uma das precursoras do neoliberalismo.

    Fonte:http://brasilescola.uol.com.br/historia/margareth-thatcher.htm

     


ID
1199161
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A terceira via é uma resposta ideológica às reformas neoliberais da década de 1980. Como corrente da ideologia social-democrata defende um Estado necessário, cuja interferência na vida social não seja máxima como no socialismo, nem mínima como no liberalismo. Por essa visão, o Estado continuaria sendo responsável pelas seguintes áreas:

Alternativas

ID
1199164
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Na década de 1990, no plano internacional, as principais lideranças políticas que propuseram a terceira via como proposta de conciliação entre a social-democracia e as ideias neoliberais foram:

Alternativas

ID
1199203
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em “A Teoria das Formas de Governo”, Norberto Bobbio destaca, na obra “Política de Aristóteles”, a importância de o Estado zelar pelo ideal da vida humana perfeita; para tal, era necessário o desenvolvimento das seguintes virtudes:

Alternativas
Comentários
  • Para os Guerreiros do Gratuito:

    B


ID
1199206
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Norberto Bobbio, na obra “A Teoria das Formas de Governo”, destaca que Maquiavel definiu as formas de governo em duas, a saber:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    Com Maquiavel (1469-1527) ocorrem as evoluções importantes na história do pensamento político, entre elas uma nova classificação das formas de governo, onde passam de três a duas: principados e repúblicas. Sendo o principado correspondente ao reino, e a república correspondente tanto à aristocracia como à democracia. Para Maquiavel, o que importa são os resultados e não a ação política em si, sendo legítimos os usos da violência contra os que se opõe aos interesses estatais.

     

    Fonte: As Teorias sobre as Formas de Governo Elaine Ticiana Polizel, Beatriz Barbosa Kachiyama, Tarcísio Vilton Meneghetti, Josemar Sidinei Soares (orientador)

  • A democracia nada mais é do que um sistema de governo, no qual o povo governa para sua própria sociedade.Pode-se observar que a democracia pode ser de 2 formas, direta ou indireta. Este conceito de democracia é de toda massa populacional brasileira nos dias de hoje, pois é este conceito de escolha de nossos representantes legais, por voto popular, que aparece nos discursos da população. democracia pode ser compreendida como 'método de organização social e política tendente à maior realização da liberdade e da igualdade. É um Sistema político em que o povo constitui e controla o governo, no interesse de todos


ID
1235497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Não podemos perder de vista o fato de que a sociologia surgiu em um momento de grande expansão do capitalismo. O caráter antagônico da sociedade capitalista, ao impedir um entendimento comum por parte dos sociólogos em torno ao objeto e aos métodos de investigação desta disciplina, deu margem ao nascimento de diferentes tradições sociológicas ou distintas sociologias.

Carlos B. Martins. O que é Sociologia. 13 ed. São Paulo,
Bras iliense, 1986 (texto com adaptações).

De acordo com as tradições da teoria sociológica, julgue os itens a seguir.

O psicologismo está nas origens do pensamento sociológico e conforme o pressuposto de que parte, a vida social manifesta-se a partir da vontade dos indivíduos, fruto de um acordo que estabeleceram para contornar os inconvenientes de sua solidão.

Alternativas

ID
1235551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com o pragmatismo americano, os sociólogos devem abandonar a tradição especulativa dos grandes sistemas teóricos, em proveito da elaboração de conhecimentos realmente positivos, fundamentados na pesquisa empírica indutiva, o que permite aplicações sociais imediatas. Com relação ao estrutural-funcionalismo norte-americano, julgue os itens subsecutivos.

A função social de um fenômeno depreende-se das relações que este mantém com outros aspectos que o originam.

Alternativas
Comentários
  • Função social é a contribuição de atividades contínuas para manter a estrutura social.

  • A função social de um fenômeno depreende-se das relações que este mantém, não com outros aspectos que o originam, suas causas, mas com aspectos ligados as suas consequências, efeitos e/ou finalidades.

ID
1235557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com o pragmatismo americano, os sociólogos devem abandonar a tradição especulativa dos grandes sistemas teóricos, em proveito da elaboração de conhecimentos realmente positivos, fundamentados na pesquisa empírica indutiva, o que permite aplicações sociais imediatas. Com relação ao estrutural-funcionalismo norte-americano, julgue os itens subsecutivos.

O estrutural-funcionalismo abandona a abordagem histórica e interessa-se pelo agente social enquanto lugar de interiorização e de exercício de mecanismos de regulação e de controle próprios dos sistemas.

Alternativas

ID
1235623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das diversas concepções a respeito da sociologia brasileira, julgue os próximos itens.

Segundo Roberto Schwarz, o favor adquire sua importância no Brasil e se consolida com o advento do tipo específico de capitalismo, pelo fato de, no Brasil, terem sido seguidas ideias europeias sem que houvesse contextos históricos semelhantes.

Alternativas

ID
1353838
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em 1879, cerca de cinco mil pessoas reuniram-se para solicitar a D. Pedro II a revogação de uma taxa de 20 réis, um vintém, sobre o transporte urbano. O vintém era a moeda de menor valor da época. A polícia não permitiu que a multidão se aproximasse do palácio. Ao grito de “Fora o vintém!”, os manifestantes espancaram condutores, esfaquearam mulas, viraram bondes e arrancaram trilhos. Um oficial ordenou fogo contra a multidão. As estatísticas de mortos e feridos são imprecisas. Muitos interesses se fundiram nessa revolta, de grandes e de políticos, de gente miúda e de simples cidadãos. Desmoralizado, o ministério caiu. Uma grande explosão social, detonada por um pobre vintém.

Disponível em: www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 4 abr. 2014 (adaptado).

A leitura do trecho indica que a coibição violenta das manifestações representou uma tentativa de

Alternativas
Comentários
  • No final de 1879, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil Imperial, assistiu a deflagração de uma revolta de caráter eminentemente popular. Um levante de aproximadamente cinco mil manifestantes se colocou em frente o campo de São Cristóvão, sede do palácio imperial, para exigir a diminuição da taxa de vinte réis (um vintém) cobrados sobre o transporte público feito pelos bondes de tração animal que serviam a população.

    Contidos pelas autoridades policiais, os revoltosos esperavam uma resposta de um dos principais líderes daquele protesto: o jornalista Lopes Trovão. O imperador, que prometia abrir negociação para resolver a contenda, teve seu pedido negado pelo jornalista republicano que adotou uma nova estratégia. Lançando seus argumentos no jornal Gazeta da Noite, Lopes Trovão convocava a população carioca a reagir com violência contra a medida imperial.

    No primeiro dia do ano seguinte, data em que o valor seria oficializado, novos levantes seriam organizados pelos populares simpatizantes à causa. Mais uma vez incitados por Lopes Trovão, uma massa de revoltosos se dirigiu até o Largo do São Francisco, local de partida e chegada da maioria dos bondes. A presença de autoridades policiais só aumentou o clima de tensão instaurado. Impacientes, os revoltosos começaram a gritar “fora o vintém”, esfaquear mulas e espancar os condutores dos bondes.

    Os policiais, sem condições de fazer oposição ao protesto, logo pediram o auxílio das autoridades do Exército. A chegada das tropas exaltou ainda mais os ânimos da multidão, que passou a lançar pedras contra a cavalaria oficial. Ameaçados pela turba, os oficiais abriram fogo contra a multidão. Em pouco tempo, a saraivada de tiros dispersou os manifestantes a custa de uma dezena de mortos e feridos. Passado o calor dos acontecimentos, o motim popular foi completamente desarticulado nos dias posteriores.

    O alvoroço trazido pelo episódio trágico forçou as autoridades e companhias de bonde a anularem o reajuste do transporte. Na verdade, essa medida de reajuste era um reflexo das medidas orçamentárias tomadas pelo governo mediante a recessão econômica experimentada no ano de 1877. Nesse sentido, a cobrança do vintém atingia em cheio o bolso de setores médios e baixos da população do Rio de Janeiro. Mesmo não sendo uma revolta de caráter republicano, a Revolta do Vintém foi um indício das mudanças sociais, políticas e econômicas dos finais do governo de Dom Pedro II.

  • Apesar da cidade do Rio de Janeiro (capital do Império e município neutro) ter passado por vários distúrbios de rua (campanha da maioridade e manifestações contra o embaixador Christie, por exemplo) o MOTIM DO VINTÉM é considerada pelos historiadores uma das mais importantes revoltas urbanas do período imperial – exatamente por contestar uma ordem instituída, a partir do aumento da taxa de passagem do bonde. Assim, os trechos do fragmento indicam os diversos interesses contrariados com esse dispositivo – desde a “gente miúda” até “os grandes políticos. Ao final, a repressão violenta aos manifestantes não foi eficaz (conforme indica o texto) já que o ministério caiu, desmoralizado” –ministério que era chefiado pelo senador liberal Visconde João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu. É importante notar que o candidato poderia, eventualmente, valorizar as alternativas B ou C (sobre a proteção ao patrimônio privado e ao espaço público) se valendo de alguns trecho que informam sobre as ações dos manifestantes se dirigindo em fúria para o Palácio Imperial, ferindo condutores, fazendo barricadas com os bondes e matando as mulas. Ainda assim, a ideia de conservação do poder mostra-se a resposta mais apropriada à proposta da questão.

  • Essa coibição violenta das manifestações caracteriza uma dominação por força sobre o povo, e assim, exercendo poder sobre a mesma.

    Me lembra Maquiavel também, por causa da violência para se manter no poder.

  • Letra D

    A repressão violenta a manifestações populares se tornou hábito pelo mundo afora e tem uma carga histórica muito grande. Percebe-se que tradicionalmente no Brasil esta "tática" é aplicada afim de tentar conservar o poder dos governantes, inibindo qualquer forma de adversidade e oposição, mesmo dentro de uma democracia.

  • Fiquei em duvida entre a letra B e D, mas descartei a letra B porque apesar da tentativa de ataque ao patrimônio privado, que seria o palácio, a coibição violenta dos oficiais comandados por D. Pedro II foi uma tentativa de conservar o exercício de poder e mostrar autonomia/soberania. Outras medidas poderiam ser postas se o objetivo fosse apenas proteger o patrimônio

  • "Nossa, como poderei andar no bonde com este aumento de um vintém ??"

    "Não sei mais o que fazer!!!"

    "Vamos manifestar na frente do Palácio!!!"

    "Se eu não tiver meu bonde garantido, nenhum outro TRABALHADOR poderá ter!! Depredem todos os bondes e trilhos!!"

    A passagem do ônibus tá cara! Quebrem os ônibus!! Ateiem fogo!


ID
1414102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

   De acordo com alguns teóricos sociais, o mundo contemporâneo abriga uma sociedade em rede, fruto da revolução informacional e tecnológica que impactou a vida coletiva na totalidade de seus aspectos. Nessa sociedade, a mobilização social e a democracia política seriam afetadas pela citada revolução, uma vez que há cada vez mais pessoas conectadas nas redes sociais, que, assim, se tornariam capazes de acompanhar, de modo bem informado, importantes questões da atualidade, tais como meio ambiente e sustentabilidade, respeito a diferenças étnicas e culturais, desemprego e exclusão social, podendo, ainda, opinar sobre elas.

Tendo as informações do fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o item abaixo.

Ainda não se têm evidências de que a ampliação das comunicações entre as pessoas, principalmente com a crescente participação destas nas redes sociais, favoreça a mobilização social e, dessa forma, fortaleça a democracia.

Alternativas
Comentários
  • Com o advento das redes sociais, abriu-se mais uma porta para debates sobre cidadania.

    Cada vez mais, usa-se a tecnologia para reunir grupo com interesses em comum, inclusive os afins de se mobilizar em prol de garantir a democracia.

    Obs.: considerando que as pessoas usam da tecnologia (notadamente, das redes sociais) como fonte de informação, inclusive no âmbito político, pode-se dizer que as Fake News (notícias falsas) sobre políticos interferem no processo de exercício do direito à democracia (cidadania).

    Gabarito: ERRADO


ID
1414111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Tendo em vista que, conceitualmente, políticas públicas são tidas como intervenções do poder público planejadas para o enfrentamento de problemas socialmente relevantes, julgue o seguinte item à luz da Constituição Federal de 1988 (CF).

Segundo a CF, o poder público deve promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino a fim de assegurar a efetividade do direito do cidadão a um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Alternativas
Comentários
  • Art. 225. 

    § 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:

    (...)

    VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;


ID
1414114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Tendo em vista que, conceitualmente, políticas públicas são tidas como intervenções do poder público planejadas para o enfrentamento de problemas socialmente relevantes, julgue o seguinte item à luz da Constituição Federal de 1988 (CF).

As políticas públicas constituem meios para a promoção de direitos estabelecidos pela CF.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    É o ensinamento de Ana Paula de Barcellos:

    “Visualize-se novamente a relação existente entre os vários elementos que se acaba de expor: (i) a Constituição estabelece como um de seus fins essenciais a garantia e a promoção dos direitos fundamentais; (ii) as políticas públicas constituem o meio pelo qual os fins constitucionais podem ser realizadas de forma sistemática e abrangente; (iii) as políticas públicas envolvem gasto de dinheiro público; (iv) os recursos públicos são limitados e é preciso fazer escolhas; logo, em certa medida, (v) a Constituição vincula as escolhas em matéria de políticas públicas e o gasto dos recursos públicos.”[10]

    http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,intervencao-judicial-nas-politicas-publicas,52278.html


ID
1475833
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ao estudar as relações de poder na sociedade contemporânea, Pierre Bourdieu distinguiu quatro diversos tipos de capital: o econômico, o social, o cultural e o simbólico.

Com relação aos diversos tipos de recursos associados a cada forma de capital, segundo Bourdieu, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O capital social é constítuido pelo conjunto de recursos a que um indivíduo tem acesso em função das redes de relações nas quais se insere.
( ) O capital cultural se baseia exclusivamente na instrução formal e nas habilidades intelectuais adquiridas por um indivíduo ao longo da vida escolar.
( ) O capital simbólico é a visão de mundo da classe social hegemônica que transforma seus recursos materiais em símbolos de força e poder.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c

    Bourdieu (1989) vê o espaço social como um campo de lutas no qual os atores (indivíduos e grupos) elaboram estratégias que permitem manter ou melhorar sua posição social. Estas estratégias estão relacionadas com os diferentes tipos de capital.

    Capital cultural: a educação escolar, uma das formas do capital cultural, é um recurso tão útil como o capital econômico na determinação e reprodução das posições sociais. A distribuição desigual das diferentes formas de capital justifica as diferenças de estratégias adotadas por cada indivíduo, no sentido de explicar como os diferentes agentes apreendem, por exemplo, as situações escolares e se acomodam a elas, ou como eles são excluídos do sistema educacional.

    Capital social: os dois elementos que constituem o capital social são as redes de relações sociais, que permitem aos indivíduos ter acesso aos recursos dos membros do grupo ou da rede, e a quantidade e a qualidade de recursos do grupo.

    Capital econômico: O capital econômico, sob a forma dos diferentes fatores de produção (terras, fábricas, trabalho) e do conjunto de bens econômicos (dinheiro, patrimônio, bens 40 materiais) é acumulado, reproduzido e ampliado por meio de estratégias específicas de investimento econômico e de outras relacionadas a investimentos culturais e à obtenção ou manutenção de relações sociais que podem possibilitar o estabelecimento de vínculos economicamente úteis, a curto e longo prazo.

    Capital simbólico :a utilização desses capitais, somados ao capital econômico, montante de capital que possui liquidez e possibilidade de apropriar bens de consumo, gera a produção do capital simbólico, cujo processo de uso e consumo das coisas, bem como a participação ou não de eventos culturais, gera a distinção de classes sociais.

     

    Fontes:

    https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/7122/7122_3.PDF

    file:///C:/Users/Amana/Downloads/4888-15810-1-SM.pdf


ID
1481317
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Nos entendimento do autor Kirsch (1986), a juventude universitária deve definir-se como “ator político e social significativo”. Em linhas gerais, desempenhar o papel de “ator social” tem sido o modelo de participação da juventude prescrito pelos organismos internacionais, órgãos de governo, ONGs e muitos acadêmicos que vêm se dedicando à construção do campo das políticas públicas de juventude, e a participação dos jovens como “atores sociais” na formulação e implementação dos programas, projetos e medidas desde, pelo menos, 1985. Indique a alternativa que descreve de forma correta a definição desses “atores”, segundo a visão do autor Alain Touraine.

Alternativas

ID
1481347
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das ações afirmativas, analise.

I. Representa o conjunto medidas especiais e temporárias tomadas pelo Estado e/ou pela iniciativa privada com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo oportunidades e tratamento similar e, ainda, a compensação pelas perdas resultantes de discriminação e marginalização, derivadas de causas raciais, étnicas, religiosas, de gênero, entre outras.
II. Entre as medidas classificadas como ações afirmativas cita-se o incremento de contratação de membros de grupos discriminados no emprego e na educação por via de metas, cotas, bônus. O programa de cotas para negros e afrodescendentes nas a provas para vestibular das faculdades públicas é uma destas medidas.
III. Ações afirmativas e políticas puramente antidiscriminatórias são iguais por atuarem preventivamente em favor de indivíduos que potencialmente são discriminados.

Está(ão) correta(s) as afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra "D". Erro da afirmativa III: ações afirmativas possuem caráter PREVENTIVO, enquanto que as antidiscriminatórias possuem caráter REPRESSIVO, não sendo, portanto, iguais.


ID
1582702
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação aos conceitos de política e poder, pode-se afirmar:

A política é um fenômeno exclusivo das relações institucionais, pois se restringe às questões vinculadas às funções do Estado.

Alternativas
Comentários
  • Errado! Năo é exclusivo das relações institucionais

    A política é a luta por participar do poder ou influenciar sua repartição, seja no Estado, seja entre os Estados, seja nos grupos de pessoas que compõem o Estado.


ID
1586056
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”, nesse sentido, o exercício do poder é atribuído

Alternativas
Comentários
  • Letra E

  • De boa, essa questão é uma piada! HAHAHAHA

  • Mais uma com gabarito errado, gabarito oficial da Vunesp diz que é letra E.

  • também concordo que essa questão não está legal.

  • Questão de graça!

    O povo exerce seu sufrágio universal de modo direto e secreto

    Outros mecanismo que são DIRETOS : REFERENDO/PLEBISCITO/INICIATIVA POPULAR

    LER ART 14, CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

    LETRA E

    APMBB


ID
1623889
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“No final dos anos 70 e início dos 80, a abertura política decorrente do final do regime militar coincidiu com a intensa mobilização dos educadores para buscar uma educação crítica, tendo em vista a superação das desigualdades existentes no interior da sociedade. Surge, então, a “pedagogia libertadora" que é oriunda dos movimentos de educação popular que se confrontavam com o autoritarismo e a dominação social e política. Nesta tendência pedagógica, a atividade escolar deveria centrar-se em discussões de temas sociais e políticos e em ações concretas sobre a realidade social imediata. O professor deveria agir como um coordenador de atividades, aquele que organiza e atua conjuntamente com os alunos. Seus defensores, dentre eles o educador pernambucano Paulo Freire, lutavam por uma escola conscientizadora, que problematizasse a realidade e trabalhasse pela transformação radical da sociedade capitalista".  

Disponível em:<http:www.ead.uepb.edu.  Acesso em: 28 mar. 2015.

Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao papel do aluno na tendência da “pedagogia libertadora":  


Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da (E) ?


ID
1623916
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em seu clássico estudo “Os Estabelecidos e os Outsiders”, Norbert Elias e John Scotson tomam uma pequena comunidade, a que deram o nome fictício de Winston Parva, como microcosmo, onde encontravam questões que lançavam luz sobre problemas da sociedade como um todo. Sobre as relações entre estabelecidos e outsiders, tal qual definida pelos autores, assinale se as assertivas são VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).


( ) As relações em Winston Parva são tomadas como um paradigma empírico para o estudo geral das relações de poder, uma vez que é recorrente que alguns grupos sociais se considerem como humanamente superiores aos demais.


( ) Uma análise microssociológica deve ater-se aos pequenos episódios, e não aos grandes processos. São estes pequenos episódios locais que permitem compreender o movimento de ascensão e declínio dos grupos ao longo do tempo, e, portanto, das relações de poder. Como, por exemplo, nos movimentos de contra-estigmatização por parte dos grupos antes estigmatizados.


( ) As relações raciais podem ser vistas como relações entre estabelecidos-outsiders de um tipo particular. O emprego da denominação “racial” chama atenção para um aspecto periférico da relação, quando o central é uma divisão desigual de poder, em que um sinal físico serve de símbolo para o valor inferior do grupo.


( ) Verifica-se um tabu em torno do contato entre grupos estabelecidos e outsiders, sendo tais relações controladas através de diversos meios. Entre eles, a fofoca, um poderoso instrumento de controle social.


Assinale a alternativa que contém a sequência correta, na ordem de cima para baixo:

Alternativas

ID
1623928
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A discussão sobre a presença das elites nas relações de poder representa uma importante perspectiva na história das Ciências Sociais. Alguns autores sustentam a ideia de que, em todas as sociedades, existem minorias detentoras de grande força política que acabam monopolizando o poder e tornam-se uma elite política dirigente. São autores importantes nesta corrente de pensamento:

Alternativas

ID
1776103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação ao mundo do trabalho na era da reestruturação produtiva e da mundialização do capital, julgue o item a seguir.

Como proposta de solução à crise de superprodução de produtos padronizados, passou-se a buscar uma produção seletiva, consumida por menos da metade da população mundial, o que, de certa maneira, incentivou a população destituída dos meios de produção e da condição de vendedores da força de trabalho a tornar-se foco das políticas de transferência de renda.

Alternativas

ID
1792966
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As distintas concepções de justiça influenciam as políticas sociais e mesmo na democratização das oportunidades. Acerca das diversas concepções de justiça e da igualdade, pode-se fazer todas as afirmações abaixo, exceto: 

Alternativas

ID
1807951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A perspectiva sociológica no mundo contemporâneo se caracteriza pela rica diversidade de posicionamentos teóricos e metodológicos. As obras de Norbert Elias, Anthony Giddens, Pierre Bourdieu, Bruno Latour e Zygmunt Bauman estão, certamente, entre as mais consagradas e influentes da atualidade. Julgue o seguinte item, relativos às ideias sociológicas desses autores.

De acordo com Norbert Elias, os controles sociais sobre os impulsos instintivos e as emoções associadas à conduta civilizada em sociedade se originaram e desenvolveram na aristocracia de corte, reunida em torno do rei.


Alternativas

ID
1808002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito dos métodos sociológicos de Auguste Comte, Karl Marx e Georg Simmel, julgue o item a seguir.


A perspectiva metodológica conhecida por crítica da economia política busca estabelecer os parâmetros para uma nova sociologia econômica.


Alternativas
Comentários
  • "A crítica marxiana à Economia Política não significou a negação teórica dos clássicos; significou a sua superação, incorporando as suas conquistas, mostrando os seus limites e desconstruindo os seus equívocos."

    Leia mais: http://www.portalconscienciapolitica.com.br/economia-politica/


ID
1913011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação ao Estado moderno e à dominação racional legal, julgue o item a seguir.

A racionalidade da tarefa burocrática pode estimular, na sociedade, a luta por transformações estruturais, especialmente quando ações de setores da burocracia se identificam com os fins do Estado.

Alternativas
Comentários
  • Não vejo qualquer sentido na classificação da afirmação do enunciado como correta! Se as ações de setores da burocracia (pautadas, fundamentalmente, pelo estrito cumprimento de regras preestabelecidas) se identificam com os fins do Estado (o que ocorre na maior parte dos casos, pois os próprios marcos legais e estatutos que rege as ações a serem desempenhadas pelos diferentes setores da burocaracia foram concebidos e regulamentados a partir de um determinado projeto de Estado), o mais provável é que contribuam com a manutenção das relações estruturais vigentes em uma sociedade! O estímulo a transformações estruturais na sociedade é condizente com ações que demonstrem justamente a inadequação e/ou incompatibilidade entre determinadas regras, procedimentos e/ou relações vigentes e as particularidades de uma conjuntura social - modificada ou em processo de transformação - que requer o advento de novas relações, regulamentações e de novas formas de racionalidade. Além disso, o simples fato da afirmação do enunciado falar em "luta" por transformações estruturais já pressupõe a existência de conflito de interesses, razão pela qual não é lógico pressupor que a racionalidade da tarefa burocrática que se identifica com os fins do Estado (relação não conflituosa) pode estimular a luta por transformações estruturais!        

  • não sei nem pra onde vai essa questão.

  • Não deveriam se identificar com "povo"?
  • Só porque o avaliador quer.
  • Questão Certa!

     

    Por outro lado, a construção da universalidade e a realização da liberdade, ou seja, a racionalidade da tarefa burocrática, no sentido hegeliano, podem fortalecer na sociedade a luta por transformações estruturais, na medida em que setores da burocracia possuem essa concepção de sua função e procuram atuar comprometidos com uma sociedade que possa realizar efetivamente a universalidade e liberdade. Nesse sentido, esses setores, aí sim,contribuiriam para mudanças radicais do próprio Estado e de sua forma de administração.

     

    Fonte:file:///C:/Users/Cliente/Downloads/1757-5457-1-PB.pdf

     

     

  • Max Weber foi o principal teórico da burocracia estatal e sua dominação racional legal. Para o autor alemão, a racionalidade da administração pública é uma consequência do desenvolvimento socio histórico das sociedades industriais, nas quais o capitalismo passou a demandar uma previsibilidade das normas e das ações públicas. A burocracia encarna a organização estatal a partir da dominação legal com estruturas hierárquicas bem definidas, funções, fins e disciplina determinados em normas. A ocupação se basearia em capacidade técnica comprovada através de concurso e/ou currículo sendo os cargos nomeados e não eleitos. Weber se preocupa em salientar que o cargo não deve ser confundido com a vida pessoal do ocupante que pode ser retirado ou demitir-se da função. Aí, porém, coube espaço para debates e críticas sobre o modelo weberiano, uma vez que a visão estritamente racional descrita pelo autor, ou, em seus termos, como um tipo ideal, desconsideraria transformações e influências humanas capazes de transformar e moldar a atividade burocrática, como os interesses corporativos que poderiam surgir no seio da organização burocrática ou a relação dessa organização com anseios da sociedade. A partir disso, as funções da burocracia poderiam se chocar com os fins do Estado ou alterá-lo estruturalmente a partir de interesses sociais que se coadunariam com os interesses dessa estrutura burocrática.

    A afirmação, portanto, está correta.

ID
1913014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação ao Estado moderno e à dominação racional legal, julgue o item a seguir.

Quanto ao exercício do poder político, o Estado pode ser considerado garantidor dos direitos individuais e de ações que visem ao bem comum ou considerado um instrumento de dominação de classe, que não está acima dos conflitos, mas profundamente envolvido neles.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Para Marx o Estado é um instrumento essencial de dominação de classes na sociedade capitalista. Ele não está acima dos conflitos de classes, mas profundamente envolvido neles. Sua intervenção no conflito é vital e se condiciona ao caráter essencial do Estado como meio da dominação de classe. Marx rejeitou essa visão do Estado como curador da sociedade como um todo (curador: aquele que zela pelos interesses de outra pessoa ou instituição). Uma vez que ele chegou a sua formulação da sociedade capitalista como uma sociedade de classes, dominada pela burguesia, seguiu-se necessariamente a sua visão de que o Estado é a expressão política dessa dominação (ou seja, que o Estado seria um instrumento de dominação de uma classe sobre outra).

    Na teoria do Estado de Marx é que, na sociedade burguesa, o Estado representa o braço repressivo da burguesia. A ascensão do Estado como força repressiva para manter sob controle os antagonismos de classe não apenas descreve a natureza de classe do Estado, mas também sua função repressiva, a qual, no capitalismo, serve à classe dominante, à burguesia. Conclui-se que, para Marx,  o Estado é um instrumento que serve aos interesses da classe dominante em qualquer sociedade.

     

    Fonte: Biblioteca Básica de Seso Livro 5 - Montaño e Guriguetto

     

  • Max Weber foi o principal teórico sobre as atribuições e limites do Estado moderno e sua dominação racional legal. Para o autor alemão, a dominação a partir do Estado pode ser identificada a partir de três modelos identificados através de sua ferramenta de análise, o tipo ideal, ou seja, uma forma que não se encontra na realidade em caráter puro, mas que serve como ferramenta de estudo, cabendo ao investigador identificar qual se sobressai em cada caso. Dessa maneira, a dominação legítima (o conceito de legitimidade é fundamental na compreensão do poder estatal) pode ser exercida a partir do carisma, da racionalidade e da tradição. Essas três formas podem coexistir com maior ou menor grau de cada caso. A dominação racional legal, para Weber, atende a preceitos científicos e racionais que identificam um fim na ação do Estado organizando-o a partir de instituições e cargos com o objetivo de atingir tal fim. O Estado Moderno é fruto não apenas do desenvolvimento capitalista e sua face racional, mas também dos valores sociais fincados na noção dos direitos individuais que se estabelecem na Europa a partir do século XVII e que tinham como fim a garantia de tais direitos. Karl Marx foi quem descreveu o caráter de classe da dominação social, sendo essa a característica da história humana. Observando as concepções desses autores, compreendemos que a dominação racional legal não se coloca fora das disputas sociais, mas a engloba e a reproduz no centro do Estado e, ainda que busque um fim comum, não o coloca a parte do conflito social.

    A afirmação, portanto, está correta.

ID
1913017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação ao Estado moderno e à dominação racional legal, julgue o item a seguir.

Estado e governo se confundem, pois as instituições em uma sociedade territorialmente definida são ocupadas por dirigentes que governam em nome do Estado

Alternativas
Comentários
  • Estado e governo não se confundem. Estado é a máquina pública burocrática. Governo é transitório. 

  • Só não se confundem em abstrato.
  • Gabarito: Errado. 

  • Questão Errada!

    Não se confundem!

     

    O Estado é a unidade administrativa de um determinado território, ou seja, não há Estado sem território. Este é formado por um conjunto de instituições públicas que representam, organizam e atendem (ou pelo menos deveriam atender) as necessidades da população que habita o seu território. Entre essas instituições públicas temos o governo, as prisões, os hospitais públicos, o exército, as escolas e outras mais.

    Em nosso país o termo Estado é aplicado aos 26 estados que fazem parte da República Federativa do Brasil, estes por sua vez, estão divididos em cinco regiões, são elas: a região Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

     

    Governo: Podemos dizer que o governo seria apenas uma das instituições que compõem o Estado, e é ele que possui a função de administrar esse Estado. Os governos mudam e podem apresentar diferentes formas, que geralmente variam de um lugar para outro, já os Estados não mudam, eles são permanentes.

    É o governo que administra um estado ou o país, quando falamos de política e criticamos ou elogiamos o governo do nosso país significa que estamos criticando ou elogiando a administração dele, isso não quer dizer que essa crítica ou elogio seja diretamente a uma única pessoa. Pois o governo não é formado por apenas uma pessoa, mas sim por um grupo de pessoas que se encontram em várias áreas diferentes que juntas compõem o governo.

    Em nosso país temos o presidente da república que é o líder máximo do governo, porém, mesmo a última palavra sendo atribuída a essa pessoa, existe uma grande equipe que é formada por ministros, secretários, economistas, advogados e outros que formam o governo do Brasil.

     

    Fonte:https://www.estudopratico.com.br/estado-nacao-e-governo-relacoes-e-diferencas/

     

  • O Estado organiza a estrutura legal de uma sociedade e o governo é o responsável pela operacionalidade rumo aos fins do Estado. A dominação racional legal, conforme estabelecida por Max Weber, compreende essa dominação a partir de uma estruturação científica e racional com o objetivo de atingir um determinado fim. Dessa forma, o estado seria organizado em instituições burocráticas com hierarquia, objetivo e escopo definidos em leis. Sendo a ocupação desses cargos, no desenvolvimento de Weber, definido por habilidade comprovada em concurso e/ou currículo e não sendo eleitos, mas nomeados. Além disso, nem todas as instituições em uma sociedade territorialmente definida são governadas em nome do Estado. Atualmente a igreja, por exemplo, já não responde ao Estado como o fazia na época Imperial.

    A afirmação está Errada.
  • Questão: Errada

    Como aprendemos na maioria das escolas, o conceito de Estado surgiu na Grécia Antiga. Assim sendo, o conceito veio do que eram as Polis Gregas.

    Entretanto, foi o filósofo Maquiavel, em seu livro “O Príncipe”, que introduziu o termo na literatura pela primeira vez.

    A partir disso, o seu conceito passou a ser estudado e desenvolvido por outros pesquisadores. Assim sendo, concluiu-se que o Estado é formado por três elementos principais: povo; território e soberania.

    Posto isto, entendemos que o mesmo visa propiciar o bem-estar, harmonia social, qualidade de vida e garantir todos os meios para que exerçamos a democracia.

    Portanto, o Estado é o conjunto de instituições políticas dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) que representam, organizam e atendem o povo. 

    Dessa forma, o conceito de governo está inserido no conceito de Estado.

    Mas como assim? Vou explicar melhor!

    O governo é principalmente identificado pelo grupo político que está no comando de um Estado. Ou seja, é uma das instituições que compõem o Estado.

    Sendo assim, seu dever é administrá-lo por meio da formulação e implementação de medidas que levem em conta a dinâmica econômica do país, protocolos internacionais, etc.

    Portanto, é a administração pública que proporciona a execução das decisões do governo.

    De forma resumida, eles se diferem, pois, o Estado abrange toda a sociedade política. Por outro lado, o governo é formado por um grupo político que é geralmente eleito para administrar o Estado por um determinado período.

    Ainda mais mais, também e importante diferenciar esses conceitos de estado (com o “e” minúsculo), que significa a divisão territorial de um governo.

    https://www.boletimeconomico.com.br/educacao/estado-e-governo-quais-as-diferencas/


ID
1913020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação ao Estado moderno e à dominação racional legal, julgue o item a seguir.

Na perspectiva da dominação racional legal, funcionários que compõem o quadro administrativo burocrático do Estado são livres e devem obedecer às obrigações objetivas de seu cargo, são nomeados por hierarquia, têm competências funcionais fixas, são contratados de acordo com a qualificação profissional e exercem o cargo como profissão única.

Alternativas
Comentários
  • 1. São individualmente livres e sujeitos à autoridade apenas no que diz respeito a suas obrigações oficiais.

    2. Estão organizados numa hierarquia de cargos, claramente definida.

    3. Cada cargo possui uma esfera de competência, no sentido legal, claramente determinada.

    4. O cargo é preenchido mediante uma livre relação contratual. Assim, em princípio, há livre seleção.

    5. Os candidatos são selecionados na base de qualificações técnicas.

     

    Fonte: 

    A Burocracia Weberiana e a Administração Federal Brasileira

  • Gabarito Certo

    Para melhor entendimento sobre o Estado moderno e à dominação racional legal, sugiro a leitura do livro da biblioteca básica/Serviço Social nº 5, Estado, Classe e Movimento Social de Montaño e Duriguetto.

     

  • Max Weber, o autor que descreve a dominação racional legal como uma das três possíveis que moldam o caráter estatal (as outras duas são a carismática e a tradicional), compreendia que os quadros do Estado deveriam ser ocupados a partir de premissas racionais e científicas determinados por lei. Dessa forma, a partir da racionalidade, as instituições estatais se organizariam em instituições pensadas e moldadas com base na legislação que determina seu objetivo, sua hierarquia e suas competências cabendo aos funcionários o estrito cumprimento do estabelecido na norma vigente. Dessa forma, o poder burocrático tem o escopo de atuação de seus funcionários e o exercício de suas funções em estrita concordância com a norma estabelecida. Ao contrário do poder político, tais postos seriam ocupados com base na capacidade técnica para o cargo destinado através de currículo e/ou concurso e os mesmos não seriam eleitos, mas nomeados.

    A afirmação está correta.
  • Comentário do professor:

    Max Weber, o autor que descreve a dominação racional legal como uma das três possíveis que moldam o caráter estatal (as outras duas são a carismática e a tradicional), compreendia que os quadros do Estado deveriam ser ocupados a partir de premissas racionais e científicas determinados por lei. Dessa forma, a partir da racionalidade, as instituições estatais se organizariam em instituições pensadas e moldadas com base na legislação que determina seu objetivo, sua hierarquia e suas competências cabendo aos funcionários o estrito cumprimento do estabelecido na norma vigente. Dessa forma, o poder burocrático tem o escopo de atuação de seus funcionários e o exercício de suas funções em estrita concordância com a norma estabelecida. Ao contrário do poder político, tais postos seriam ocupados com base na capacidade técnica para o cargo destinado através de currículo e/ou concurso e os mesmos não seriam eleitos, mas nomeados.


ID
1913023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue o próximo item, referentes ao Estado de bem-estar social e à cidadania.

A crise do Estado de bem-estar social manifesta-se pela articulação dos seguintes fatores: o universalismo protetor, as formas crescentes de particularismo social e a mercantilização da política social.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA

     

    "Segundo Cabrero (2002), a crise histórica que ocorreu entre os objetivos universalizantes do Estado de bem estar, no pós-segunda guerra, e os interesses do grande capital desregulado em ascensão nos anos 80, redundou em 1995, numa articulação ambivalente e desigual entre o universalismo protetor, formas crescentes de particularismo social e crescente mercantilização da política social."

     

     

    IN: A RESPONSABILIDADE DO ESTADO ENQUANTO PROVEDOR DE POLÍTICAS PÚBLICAS E O SERVIÇO SOCIAL: ASPECTOS POLÊMICOS.

  • O Estado de bem-estar social se estabeleceu na Europa do pós-guerra, embora possamos encontrar alguns germens ainda no século XIX, principalmente na Alemanha de Bismark que concedeu alguns benefícios com o claro fim de conter o desenvolvimento de ideias socialistas e o crescimento do ideário comunista. O fim da guerra e a ameaça do espectro soviético forçou o estabelecimento de Estados de bem-estar social na Europa, os quais concediam direitos universais básicos como educação, saúde, renda e moradia com o fim de garantir a cidadania plena. O desenvolvimento, entretanto, desse universalismo concomitante à privatização de setores da política social, colocou em cheque a função desse Estado que passou a ser visto e acusado cada vez mais de paternalismo. Para cumprir todas as funções que estão prevista nessa ótica, o Estado exige alta cobrança de impostos para financiar suas ações e um amplo campo de atuação que por vezes atinge setores considerados da esfera privada dos cidadãos. No Brasil, a Constituição de 1988 estabeleceu em lei o objetivo de bem-estar social, porém uma ampla parcela de sua população faz uso dos serviços privados de saúde e educação, por exemplo, embora continuem pagando impostos que deveriam ser revertidos em tais serviços públicos que não são utilizados. Isso gera um duplo pagamento pelo serviço, a partir da ótica privada, e uma completa desconexão entre objetivos e meios desse Estado que passa a ser contestado profundamente em sua função, estabelecendo a crise do modelo.

    A afirmativa está, portanto, correta.

ID
2156278
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A introdução ao estudo de temas e questões da sociologia política contribui para uma melhor compreensão da esfera política, ajudando a esclarecer alguns elementos fundamentais envolvidos no jogo político. O Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais orienta sobre o ensino do tema o problema da ordem social – a autoridade política e a legitimidade do poder. Com base nas orientações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) A análise dos elementos de natureza cultural que formam os membros da sociedade para a convivência social (leis, valores, costumes e normas sociais) deve ser combinada com a análise das características do Estado enquanto legislador e administrador da justiça.

  • No Brasil isso é bem visualizado e até aceito pela legislatura, normas culturais sendo até mesmo legisladas

    GAB A

    APMBB


ID
2156281
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os partidos políticos fazem parte, historicamente, das instituições democráticas e são mecanismos por meio dos quais se procura realizar e organizar, no mundo real, os ideais da democracia. A participação política é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento do regime democrático. Sobre o ensino do tema partidos políticos e participação política, orientado pelo Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • C) A característica mais ou menos informada dos diferentes públicos e outros fatores não podem influenciar a formação das preferências políticas dos eleitores.


ID
2156284
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o tópico Estado de Direito e a democracia moderna, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta:

A democracia que conhecemos por experiência, que se generalizou no mundo ocidental e tornou-se o regime mais popular nos dias atuais, é chamada de _____________________________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • D) Democracia liberal representativa.


ID
2188864
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Uma defesa da política do domínio público, mas ela não se situa na velha oposição entre Estado e mercado. Ela opera fornecendo condições materiais e estruturas organizacionais para as decisões de políticas de vida tomadas por indivíduos e grupos na ordem social mais ampla” (GIDDENS, A (1995) Para Além da Esquerda e da Direita São Paulo, Unesp, p. 23).

Para a descrição realizada acima, Anthony Giddens dá o nome de Política:

Alternativas
Comentários
  • Estas questões antropológicas fundamentais, são contempladas pela "política gerativa", proposta por Giddens, que "busca permitir aos indivíduos e grupos fazerem as coisas acontecerem, e não esperarem que as coisas lhes aconteçam". Nesse sentido temos hoje os movimentos sociais, "grupos de auto-ajuda"(Giddens), associações. São as micropolíticas, que expressam e contribuem com os anseios da vida local e global neste final de século. Constituem-se como antropolíticas porque: trabalham nas arenas da vida pessoal, abrindo espaço para o diálogo público; não são dirigidas por regras, ao contrário, alteram as regras do jogo; são descentralizadoras do poder político; são geradoras de novos conteúdos, formas e práticas não alienantes; (por tudo isso) promovem a autonomia do homem.

    Se desejamos romper com a reprodução da vida econômica, política e social instituídas, e com os arranjos existentes, não podemos nos contentar com um voto de aprovação ou reprovação de tempo em tempo; precisamos lutar em/por micro-espaços de discussão, e transformá-los em espaços públicos de questionamento da lei. "Nossas leis são boas?Justas?Que lei devemos fazer?"(Castoriadis). Somente assim as próximas gerações poderão ser testemunhas de partidos políticos que trabalham na dimensão da antropolítica, portanto sabedores de que o homem possui várias esferas de poder inter-relacionadas, e por isso seus direitos e obrigações não se reduzem apenas ao econômico. Isto corresponderia a uma verdadeira criação da política.


ID
2188897
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O mundo em que vivemos não está sujeito ao rígido controle humano – a essência das ambições da esquerda e, poder-se-ia dizer, o pesadelo da direita. Quase ao contrário, é um mundo de perturbação e incerteza, um mundo descontrolado. E, o que perturbador, aquilo que deveria criar uma certeza cada vez maior – o avanço do conhecimento humano e a intervenção controlada na sociedade e na natureza – está na verdade profundamente envolvido com essa imprevisibilidade” (GIDDENS, A (1995) Para Além da Esquerda e da Direita. São Paulo, Unesp, pp. 11-12).

O nome dado pelo Sociólogo inglês Anthony Giddens para esse estado de tensão permanente reinante nas sociedades contemporâneas é o de:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Giddens vivemos hoje em um mundo de incerteza

    artificial, onde o risco difere muito dos períodos anteriores do desenvol-

    vimento das instituições modernas. As perspectivas políticas de esquerda

    e de direita não mais possuem o significado que já tiveram, e o desenvol-

    vimento moderno posssui sua parcela de culpa, por propiciar um ambi-

    ente de riscos que vão desde a ordem individual, até a população mundial.

    A grande preocupação com a competitividade, a tecnologia, estão sacri-

    ficando o nosso meio ambiente e consequëntemente, nossas vidas.

    Giddens afirma que estamos condenados a lutar por um futuro

    indefinido.


ID
2188900
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O desenvolvimento de um mercado mundial integrado resultou numa descartelização e desconcentração do capital, conforme visto pela perspectiva da nação-estado. A especialização flexível e as formas flexíveis de organização do trabalho substituem cada vez mais a produção em massa. A classe trabalhadora industrial de massa se contrai e se fragmenta, dando origem a um declínio da política de classe e à dissolução do sistema nacional corporativista de relações industriais. Uma classe de serviços separada, originalmente um efeito do capitalismo organizado, tornou-se, em seu desenvolvimento posterior, uma fonte de novos valores e novos movimentos sociais” (KUMAR, Krishan (2006) Da Sociedade Pós-industrial à Pós-moderna. Novas Teorias sobre o Mundo Contemporâneo. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, p.86).

A descrição acima enquadra-se adequadamente no conceito de Capitalismo:

Alternativas

ID
2193301
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A política neoliberalista é, segundo alguns estudiosos, uma resposta à crise do capitalismo na segunda metade do século XX. Tal política ganharia força e visibilidade com o Consenso de Washington, em 1989, apoiada naquele momento principalmente pela primeira-ministra do Reino Unido, Margareth Thatcher, e pelo presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan.
Qual das características abaixo NÃO está ligada às propostas neoliberais?

Alternativas
Comentários
  • Neoliberalismo é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, onde deve haver total liberdade de comércio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Os autores neoliberalistas afirmam que o estado é o principal responsável por anomalias no funcionamento do mercado livre, porque o seu grande tamanho e atividade constrangem os agentes econômicos privados.

    O neoliberalismo defende a pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, a política de privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, a abertura da economia para a entrada de multinacionais, a adoção de medidas contra o protecionismo econômico, a diminuição dos impostos e tributos excessivos etc.


ID
2194159
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A crise capitalista iniciada em 2007, nos Estados Unidos, e que acabou por reverberar na Europa, levando países como Grécia, Espanha e Portugal a elevados patamares de desemprego é analisada como a mais grave crise desde a de 1929. Para Alain Touraine (2011), a atual crise do capitalismo, que atingiu grandes economias como a brasileira mais recentemente, pode ser definida como

Alternativas
Comentários
  • Considerando que a crise de 1929 não foi suficientemente capaz de regular o mercado financeiro, pode-se afirmar que a crise de 2007 decorreram parte  da nãoresolução da crise de 1929 (grande depressão). 

    Gabarito: a

     


ID
2201146
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O sociólogo Imannuel Wallerstein argumenta que “o discurso do liberal tende assim a ser temeroso da maioria, temeroso dos sujos, dos ignorantes, das massas. Não há dúvidas, o discurso do liberal tece sempre imensos louvores ao potencial de integração dos excluídos, mas é sempre de uma integração controlada que está falando, de uma integração nos valores e estruturas dos já incluídos. Contra a maioria, o liberal está sempre defendendo a minoria. Mas não é o grupo minoritário que ele defende, é sim a minoria simbólica, o indivíduo racional heroico contra a multidão – isto é, ele mesmo.” (WALLERSTEIN, I. “Ciência Social e Sociedade contemporânea. As garantias evanescentes de racionalidade” In: O Fim do Mundo como o concebemos. Ciência Social para o século XXI. Rio de Janeiro: Revan, 2002.)

Já o cientista político italiano Norberto Bobbio diz que os “ideais liberais e o método democrático vieram, gradualmente, se combinando num modo tal que, se é verdade que os direitos de liberdade foram desde o início a condição necessária para a direta aplicação das regras do jogo democrático, é igualmente verdadeiro que, em seguida, o desenvolvimento da democracia se tornou o principal instrumento para a defesa dos direitos a liberdade.” (BOBBIO, N. “Liberalismo e Democracia”. São Paulo: Brasiliense, 1994.)

Apesar das diferentes visões sobre o Liberalismo e a Democracia apresentadas acima, analise as seguintes afirmações:

I. Os ideais liberais e democráticos, a despeito de suas origens, influenciam o ordenamento político das sociedades ocidentais;

II. Liberalismo e Democracia, doutrinas políticas que surgiram em momentos diferentes da História, são bases para o que se chama de Pensamento Liberal Democrático;

III. Liberalismo é uma doutrina política incongruente com o ideal igualitário, que caracteriza a tradição democrática.

Nesse sentido, é correto que se afirma em:

Alternativas

ID
2201149
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Apesar de não recente, a adoção de ações afirmativas tem se intensificado no Brasil nos últimos anos. Tais ações não devem se confundir com políticas públicas de uma forma geral, já que elas a (ações afirmativas), embora muitas vezes se constituam de um conjunto de políticas públicas, têm objetivos muito mais específicos e o caráter de afirmação de grupos que passaram por discriminação e/ou enfrentaram barreiras históricas no processo de inclusão social. Nesse sentido, podemos afirmar que são exemplos de políticas de ações afirmativas:

I. A expansão das Universidades públicas e gratuitas;

II. O sistema de cotas para estudantes indígenas e afrodescendentes nas Universidades;

III. A concessão de bolsas de estudos em universidades privadas através do Programa Universidade para Todos (PROUNI)

Portanto, está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Ações afirmativas são atos ou medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros. Portanto, as ações afirmativas visam combater os efeitos acumulados em virtude das discriminações ocorridas no passado.

  • Discordo da letra C, tendo em vista que o PROUNI se dirige para facilitar o acesso de alunos carentes ao ensino superior. Criado em 2004, oProUni oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% da mensalidade em faculdades particulares. 

  • GAB-B


ID
2201152
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Se houve alguma transformação na economia política do capitalismo do final do século XX, cabe-nos estabelecer quão profunda e fundamental pode ter sido a mudança. São abundantes os sinais e marcas de modificações radicais em processos de trabalho, hábitos de consumo, configurações geográficas e geopolíticas, poderes e práticas do Estado etc.” (HARVEY, David. “Condição Pós-Moderna”. São Paulo: Ed. Loyola, 2001. pg.118) Como estratégia de adaptação a essas mudanças, vários países adotaram conjuntos de politicas econômicas sob a égide do chamado Neoliberalismo. No Brasil, essa influência pode ser percebida em diversas decisões governamentais a partir, principalmente, do governo Collor (1990- 1992).

Nesse sentido, destacam-se:

I. Um maior controle do mercado financeiro por parte do Estado e pouca autonomia para os bancos, sejam eles privados ou estatais;

II. Privatização de grande parte das Empresas Estatais e abertura do mercado para o Capital estrangeiro;

III. Fortalecimento das leis trabalhistas, além de garantias consolidadas, como um sistema previdenciário mais forte;

IV. Diminuição do papel do Estado em todas as áreas, inclusive na Educação com a expansão do setor privado.

Sobre a forma como o Neoliberalismo foi absorvido pelo Estado brasileiro nos últimos governos, é correto no que se afirma nos itens:

Alternativas
Comentários
  • Lembrar que Liberalismo é o oposto de regras, normas, regulamentações. Pois, o Estado deu total liberdade para a economia mas se esqueceu de regular as relações de trabalho... razão pela qual foi-se desenvolvendo para o Estado Social, que concedia ao povo ações políticas com o intuito de tirar da miserabilidade a classe mais prejudicada com o Liberalismo, os trabalhadores.


ID
2201185
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O instituto IBOPE realizou um levantamento no ano de 2006 para avaliar o grau de tolerância para com a corrupção entre um grupo de eleitores selecionado. Do estudo foi possível extrair as seguintes teses:

I. A maioria dos eleitores brasileiros já transgrediu

II. alguma lei ou descumpriu alguma regra contratual, para obter benefícios materiais, de forma consciente e intencional.

II. A maioria dos eleitores brasileiros tolera algum tipo de corrupção por parte de seus representantes ou governantes eleitos.

III. Assim como é atribuído às classes políticas brasileiras, há no eleitorado uma gradação tanto na prática antiética no dia-a-dia quanto na tolerância à corrupção política e essas duas variáveis estão correlacionadas fortemente, ou seja, quanto mais ético no dia-a-dia, menos tolerante com a corrupção tende a ser o eleitor.

A partir da análise das teses é correto afirmar que a melhor síntese seria:

Alternativas

ID
2201188
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com Ricardo Antunes, a partir do Consenso de Washington, o capitalismo no Brasil, de modo especial a partir dos anos 1990 passou por uma série de transformações. Na sequencia desse conjunto de decisões inicia-se uma enorme onda de desregulamentação em estratégicos setores do mundo do trabalho no Brasil. Assinale a alternativa que não é pertinente ao contexto supracitado:

Alternativas

ID
2216734
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Práticas populistas, autoritarismos e violência foram marcas constantes do Estado brasileiro que contribuíram para uma cidadania tardia no país. A Constituição de 1988 buscou assegurar a cidadania por meio da liberdade individual e da proteção social, a valorização e os direitos das populações indígenas e quilombolas e o combate à discriminação. Sobre o papel do Estado nesse processo na década de 1990, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
2216752
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

É de conhecimento sociológico que as relações de poder não se localizam apenas no Estado, estando presente nas relações microssociais, como, por exemplo, na relação familiar, entre pai e filho, na escola, entre alunos e professores, entre outros. Esta visão do poder como capacidade de moldar e disciplinar o comportamento expressa as ideias de:

Alternativas
Comentários
  • "É de conhecimento sociológico que as relações de poder não se localizam apenas no Estado, estando presente nas relações microssociais, como, por exemplo, na relação familiar, entre pai e filho, na escola, entre alunos e professores, entre outros. " - É um exemplo da microfísica do poder, o poder é capilarizado, pode ser percebido a nivel molecular nas relações interpessoais. 

    A questão micropolítica é a de como reproduzimos (ou não) os modos de subjetividade dominante.” (Guattari, 1986).

     

    "Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje" Karen Lamb    
     


ID
2234692
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Analise os trechos a seguir.

I. Formas de poder exercidas pelos sujeitos dominantes sem a ação física direta, mas pela imposição de uma visão de mundo, dos papéis sociais, das categorias cognitivas, das estruturas mentais por meio das quais o mundo é percebido e pensado.
II. Mecanismo de poder no qual técnicas disciplinares de controle concorrem para o estabelecimento de um padrão de normalidade que é, ao mesmo tempo, um dispositivo de poder e uma forma de saber.

Os trechos citados descrevem, respectivamente, dois conceitos sociológicos definidos como 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Violência simbólica- Bourdieu

    Disciplina-Foucault

  • SIIIIIIIIIIIIOOOOOOOOOOO


ID
2234698
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As opções a seguir identificam caraterísticas do pós-modernismo, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas

ID
2236501
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O mercado tende a gerir e regulamentar todas as atividades humanas. Até há pouco, certos campos — cultura, esporte, religião — ficavam fora do seu alcance. Agora, são absorvidos pela esfera do mercado. Os governos confiam cada vez mais nele (abandono dos setores de Estado, privatizações).

RAMONET, I. Guerras do século XXI: novos temores e novas ameaças. Petrópolis: Vozes, 2003.

No texto é apresentada uma lógica que constitui uma característica central do seguinte sistema socioeconômico:

Alternativas
Comentários
  • A principal lógica do capitalismo está na relação de lucro com uma determinada atividade econômica. Para que tal relação possa se concretizar, é preciso monetarizar parte dessa relação, ou seja, criar um valor onde antes não existia. A partir do trecho citado, podemos pensar como se dão as relações no mundo desportivo. Hoje observamos uma linha bastante nítida entre esporte amador e esporte profissional. O primeiro está ligado a um prazer na prática do esporte, sem vinculação necessária com resultado ou lucro enquanto que o segundo está totalmente envolvido pelos dois. De um atleta profissional é exigido que alcance resultados para que possa conquistar patrocínios que lhe permitam maior dedicação, melhores resultados e mais patrocínios. O patrocínio surge pelo interesse de uma empresa em vincular seu nome a um atleta que produza resultados positivos, assim, o resultado do esporte é monetarizado e sua preparação passa a ter uma função na produção de lucro a partir do resultado alcançado. A indústria cultural e da fé, com suas peculiaridades próprias, já movimentam grandes somas em capital e lucro também. A resposta é letra C.

    Gabarito do professor: Letra C

  • gab C

    A lógica do mercado teve um recrudescimento do seu domínio após o fim da Guerra Fria e o início da globalização econômica, uma evidência cada vez maior do capitalismo hegemônico.

     

    http://simulado-x.blogspot.com.br/2017/02/enem-2016-questao_48.html

  • Gabarito: C

    Com duas frases do texto é prossível responder fácil a questão repare " O mercado tende a gerir e regulamentar", "abandono dos setores de Estado, privatizações", isso remete plenamente ao capitalismo principalmente o termo privatizações.

    Bons estudos!

  • mer CA do = CA pital

    Letra c

  • Letra C

    O modelo socioeconômico citado no texto é o capitalismo, que a cada dia vem se apropriando de espaços, elementos que antes não eram pertencentes a economia, como por exemplo a cultura.

  • Capitalismo


ID
2399185
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O exercício pleno da cidadania na democracia representativa ocorre quando os cidadãos possuem a garantia dos direitos civis, políticos e sociais, que possibilitam:

Alternativas
Comentários
  • Afinal, o que é ser cidadão?

    Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranqüila[sic] .

    http://www.dedihc.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=8

  • Cai na pegadinha do riqueza coletiva, desceu estranho, me pareceu tipo com ideias comunistas de todos somos iguais.


ID
2617441
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que tange à representação política, Lijphart (2003) classifica as democracias contemporâneas em dois modelos: majoritário e consensual. Para tanto, o teórico constrói dois eixos: um relativo à dimensão executivo/partidos e o outro quanto à dimensão federalismo/unitarismo. Baseado nesse esquema analítico, é correto afirmar que o modelo

Alternativas
Comentários
  • Força guerreirEs


ID
2623591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito de formulação, análise e avaliação de políticas públicas, julgue o item que se segue.


Problemas públicos podem ser identificados apenas por meio de critérios objetivos.

Alternativas
Comentários
  • Além do caráter de mensuração objetiva de resultados, a avaliação possui também aspectos qualitativos, constituindo-se em um julgamento sobre o valor das intervenções governamentais por parte dos avaliadores internos ou externos, bem como por parte dos usuários ou beneficiários.

    Fonte: Cavalcanti, Bianor S.; Otero, Roberto B. Novos Padrões Gerenciais no Setor Público: medidas do governo americano. Brasília, ENAP, 1997 (Texto para Discussão).

    Questão interpretativa: problemas públicos podem ser identificados por critérios subjetivos, ou seja, que dependem do ponto de vista do sujeito que está observando? Sim, sem dúvidas!

  • O que se entende por "critérios objetivos" são dados quantificáveis. Furtos a pedestres, roubos a carro, buracos nas vias, crianças sem escola, etc, porém, há também aspectos psicológicos e subjetivos que permitem a identificação de problemas públicos. Sentimento de segurança e esperança, pautas morais, valorização de identidades descriminadas, etc.

    Resposta, Errado.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
2623627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação à sociologia política, julgue o item subsequente.


O debate atual sobre política e poder nas ciências sociais baseia-se na concepção clássica de política, centrando-se na análise das instituições formais do Estado, negligenciando o papel das minorias e dos chamados movimentos sociais.

Alternativas
Comentários
  • O debate contemporâneo sobre política e poder abarca concepções mais amplas quanto aos atores envolvidos. Classicamente, poder e política se restringiam a um grupo e seu exercício de dominação, mas diversos trabalhos tendo como grande marco Michael Foucault não apenas expandiram estas concepções como passaram a considerar tanto o poder quanto a política como algo mais fragmentado, encontrado e manifestado em diversos aspectos e dinâmicas da sociedade.


    Respostas, Errado.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • O debate atual sobre política e poder nas ciências sociais baseia-se na concepção clássica de política, centrando-se na análise das instituições formais do Estado, negligenciando o papel das minorias e dos chamados movimentos sociais.

    Se o debate é ATUAL e nas ciências SOCIAIS, NÃO haverá negligência das minorias e dos movimentos sociais, pelo contrário, vamos ouvir as minorias e os movimentos sociais, pois eles também pertencem à sociedade.

    GAB: ERRADO.


ID
2663713
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

TEXTO I

Deputado (definição do século XVIII):

Substant. Aquele a quem se deu alguma comissão de jurisdição, ou conhecimento. Mandado da parte de alguma República, ou soberano. O que tem comissão do ministro próprio.
SILVA, A. M. Diccionario da lingua portugueza. Lisboa: Officina de Simão Thaddeo Ferreira, 1789 (adaptado).

TEXTO II

Deputado (definição deo século XXI):

[...]
4. Aquele que representa os interesses de outrem em reuniões e decisões oficiais.
5. Aquele que é eleito para legislar e representar os interesses dos cidadãos.
6. Aquele que é comissionado para tratar dos negócios alheios.
AULETE, C. Minidicionário contemporâneo da língua portuguesa. São Paulo: Lexikon, 2010 (adaptado).

A mudança mais significativa no sentido da palavra "deputado", entre o século XVIII e os dias de hoje, dá-se pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    O comparativo dos dois textos exprime muito bem a democratização da concepção politica vigente a partir do século XVIII: o deputado deixa de ser visto como um representante da republica ou do soberano e passa a ser visto como um representante dos cidadãos.


ID
2666920
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um Estado é uma multidão de seres humanos submetida a leis de direito. Todo Estado encerra três poderes dentro de si, isto é, a vontade unida em geral consiste de três pessoas: o poder soberano (soberania) na pessoa do legislador; o poder executivo na pessoa do governante (em consonância com a lei) e o poder judiciário (para outorgar a cada um o que é seu de acordo com a lei) na pessoa do juiz.

KANT, I. A metafísica dos costumes. Bauru: EDIPRO, 2003.


De acordo com o texto, em um Estado de direito

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Os poderes são independentes e harmônicos entre si, sendo assim um não pode interferir no outro.

  • Legislativo: Aquele que cria as leis ou coloca em pauta e manda para ser aprovado no executivo (podem haver casos especiais) *Senadores *deputados

    Judiciário: responsável em fiscalizar se as leis vigentes estão sendo executadas . *Juiz

    Executivo: Aquele que executa a ação. *Presidente *Governantes *Prefeitos

  • De acordo com o texto, em um Estado de direito a lei do legislador deve ser obedecida, pois ela é a representação da vontade geral (b). 

    Num Estado de direito, todos são iguais em direitos e deveres perante a lei, ou seja, ninguém está acima da lei, todos estão sujeitos a ela, não importa o credo, a raça, o gênero, a riqueza, o status, etc. Além disso, quanto aos três poderes, eles devem ser equilibrados, funcionando como freios e contrapesos um do outro, assim nenhum poder pode ser submetido ou submeter-se por ou a outro poder. 

    As alternativas A, C, D e E infringem esses pressupostos ao dizer que um poder é soberano e que o outro deve submeter-se a ele.

    A B está correta, pois, de fato, o Poder Legislativo é o que representa o povo e, por isso mesmo, deve ser obedecido. 

  • Duas ideias chamam atenção no texto de Kant e são fundamentais para o gabarito. Em primeiro lugar, a ideia contratualista, bastante inspirada em Rousseau, de que o fundamento da autoridade politica é a vontade geral, isto é, o consentimento do povo. Em segundo lugar, a ideia de que, dentre os três poderes políticos constituídos (legislativo, executivo e judiciário), o legislativo é que é o soberano e mais importante, pois estabelece as normas supremas da vida social, as quais o governante deve executar e o juiz proteger.

    Letra B

  • Questão que não condiz com a realidade do Brasil, ou melhor, que não representa o sistema político brasileiro. O poder legislativo atua com bases em interesses particulares e não coletivos, sendo que a vontade do povo pouco é atendida.

  • Não precisa ser constatado na realidade, pois se fossemos levar a sério tudo que esta na teoria constitucional, o país seria mais parecido com a Escandinávia do que com Bruzundanga.


ID
2680981
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A obsessão do Estado por controlar todos os comportamentos dos cidadãos tem como resultado um enfraquecimento da responsabilidade moral e cívica dos mesmos. A lei deveria ser o último recurso, depois da educação, da ética, da negociação e do compromisso entre os indivíduos. É agora o primeiro recurso. Imagino potenciais crimes que os filhos dos nossos filhos terão receio de cometer:


Crime de imposição de gênero: os pais deverão abster-se de identificar o gênero dos filhos tomando como referência o sexo biológico dos mesmos.

Crime de apropriação cultural: serão severamente punidos os cidadãos que, alegando interesse cultural ou razões artísticas, se apropriem de práticas e temáticas de um grupo étnico a que não pertencem.

Crime de envelhecimento público: com os avanços da medicina, será intolerável que um cidadão recuse tratamentos/cirurgias para ocultar/reverter o seu processo de envelhecimento, exibindo em público as marcas da decadência física ou neurológica.

Crime de interesse sentimental não solicitado: será punido qualquer adulto que manifeste interesse sentimental não solicitado por outro adulto — através de sorriso, elogio, convite para jantar etc. O interesse sentimental de um adulto por outro será mediado por um advogado que apresentará ao advogado da parte desejada as intenções do seu cliente.

(João Pereira Coutinho. “Cinco potenciais crimes que gerações futuras terão receio de cometer”. www1.folha.com.br, 21.11.2017. Adaptado.)


O perfil antiutópico sugerido pelo autor para o mundo futuro reúne tendências de

Alternativas
Comentários
  • A. Correta.

    B. A alternativa expressa sentido oposto ao defendido pelo texto que é a perda da espontaneidade humana devido a transformação de algumas atitudes em crime.

    C. Não se trata de valorização ou desvalorização do chamado politicamente correto. Cuidado este é um termo de senso-comum que não é mencionado no texto. Cuidado com interpretação comuns e pejorativas.

    D. Ao contrário do que propõe essa alternativa, o texto diz que a lei vem em primeiro lugar, antes da ética, educação, negociação e compromisso. 

    E. Novamente, a alternativa apresenta característica oposta à trazida pelo texto, pois não fala em autonomia individual, mas na perda dela.


ID
2711764
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A __________ , ou seja, a probabilidade de encontrar __________ a um determinado mandato pode fundar-se em diversos_________________. Pode depender diretamente de uma constelação de interesses, ou seja, de considerações utilitárias de vantagens e inconvenientes por parte daquele que_________ .” Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas