SóProvas


ID
2970472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

A avaliação de efetividade de políticas públicas está intrinsecamente associada com

Alternativas
Comentários
  • 3.6 Avaliação da política pública

    A avaliação da política pública é o “processo de julgamentos deliberados sobre a validade de propostas para a ação pública, bem como sobre o sucesso ou a falha de projetos que foram colocados em prática”9 (Anderson, 1979, p. 711). 

    Trecho retirado do livro Políticas Públicas do Leonardo Secchi.

  • Alternativa A: essa é a opção que poderia gerar mais dúvidas, pois a medida de efetividade diz respeito à alteração da realidade, ou seja, a fatores externos ao campo de implementação das políticas públicas. Contudo, acredito que o erro está em delimitar a "instrumentos explícitos", uma vez que podem ser utilizados também os implícitos para essa análise.

    Alternativa B: a otimização do desempenho é uma medida interna da atuação da Administração Pública, portanto, foge da definição de efetividade.

    Alternativa C: como vimos, a efetividade busca avaliar os impactos das políticas públicas no mundo real, o quanto realmente impactaram a sociedade. Por isso, avaliar a relação entre implementação de políticas e seus impactos é uma boa forma de auferir a medida.

    Alternativa D: se a Administração avalia o cumprimento de suas metas, de forma interna, ela está avaliando sua eficácia e não sua efetividade.

    Alternativa E: acredito não ser extrapolação entender o estudo das "estratégias realizadas" como uma forma de medir a eficiência, o que também difere de efetividade. Mas, em todo caso, as duas variáveis estão dentro do campo interno da atuação da Administração Pública.

    Gabarito: C