SóProvas


ID
2970523
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O modelo de avaliação com foco específico na identificação e eliminação de erros de formulação e de desenho em políticas públicas, antes de sua implementação, é denominado avaliação

Alternativas
Comentários
  • "A avaliação ex ante das possíveis soluções para o problema público é um trabalho de investigação sobre as consequências e os custos das alternativas. Os especialistas que possuem competência técnica para abordar o problema em questão são muito importantes nessa etapa. Nessa fase de comparação das alternativas, a manutenção do status quo também é colocada como uma das possíveis opções". - livro Políticas Públicas, Leonardo Secchi.

  • AVALIAÇÃO EX-ANTE

    Avaliação de desenho: verifica se o programa de fato representa o melhor modo de intervenção para resolução do problema, considerando: relações intergovernamentais, distintas capacidades de gestão e controle, etc.

    • revisão de documentos, técnicas de planejamento de projetos, comparação com outros modelos de intervenção semelhantes;

    Avaliação de processo: avaliação da implementação do programa; cobertura do público-alvo atendido, qualidade dos serviços oferecidos, dificuldades na operação do programa.

    • Técnicas variadas de coleta de dados oriundas da pesquisa social (quali e quanti);

    AVALIAÇÃO EX-POST

    Avaliação de resultados e impactos: realizada, idealmente, quando problemas de gestão e implementação já foram resolvidos; busca de respostas para as seguintes perguntas: O problema social que estimulou a criação do programa foi solucionado? Qual a contribuição do programa para isso? O programa deve continuar, ser expandido ou descontinuado?

    • entrevistas com agentes institucionais, com usuários, grupos de discussão, pesquisas amostrais, estudos comparativos, desenhos experimentais e quasi-experimentais.

    Avaliação da eficiência: ex post, depois da implementação; custo da operação do programa legitima-se pelos efeitos obtidos?

    • métodos diversos de avaliação, inclusive econométricos

  • Gabarito: E

    De acordo com o "momento", o controle poderá ser:

    Preventivo (ex- ante) :é proativo, antecipa os problemas.

    Simultâneo: é reativo ,corrige os erros á medida que acontecem e enfoca os processos.

    Posterior (ex-post) :corrige os erros depois que acontecem e enfoca os resultados.

    Qualquer erro podem me avisar!

    Namastê

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento Modelo de Avaliação de Políticas Públicas. Segundo o Manual de Avaliação do MPOG, as definições mais utilizadas no que se refere à avaliação são: Quanto à temporalidade, Quanto ao objeto e Quanto à Execução.

    Diante disso, vamos a uma breve conceituação dos 5 objetivos:



    Quanto à temporalidade: a avaliação pode ser caracterizada como: ex-ante, realizada antes do início de implementação de um programa, onde é necessário projetar o que aconteceria com algumas características da população beneficiária caso o programa fosse executado, comparando os custos e benefícios da iniciativa com as alternativas disponíveis à sua implantação; e ex-post, realizada após consolidação ou na fase final de um programa. Normalmente mede resultados e impactos, exigindo levantamento de dados primários sobre o público-alvo, caso o programa não disponha de um sistema de monitoramento desenvolvido.



    Quanto ao objeto: a avaliação pode ser caracterizada como: de processo, relativa à identificação dos aspectos da implementação (insumos, processos e produtos) que podem gerar ganhos ou perdas no atendimento às metas das ações do programa junto ao seu público-alvo; de resultados, relativa ao nível de transformação da situação a qual o programa se propõe a modificar. Expressa o grau em que os objetivos do programa foram alcançados; e de impacto, que busca conhecer os efeitos produzidos pelo programa em algum(uns) aspecto(s) da realidade afetada pela sua existência, geralmente relacionando-se a resultados de médio e longo prazo e visa à identificação, compreensão e explicação das mudanças nas variáveis e nos fatores relacionados à efetividade do programa.



    Quanto à execução: a avaliação pode ser caracterizada como: interna, realizada dentro da organização onde se localiza o programa, conduzida por unidade administrativa diferente da executora, sendo que para o PPA, onde se aplica uma autoavaliação, os trabalhos são realizados pela própria equipe responsável pela gestão do programa; e externa, realizada por instituições externas, o que tende a apresentar maior credibilidade junto ao público usuário da informação por utilizar padrões mais rígidos e neutros de análise.



    Posto isso, vamos à análise das alternativas:


    A) Errado. Pois, ex-post é realizada após consolidação ou na fase final de um programa.


    B) Errado. Pois, a avaliação pode ser caracterizada como de processo, se relativa à identificação dos aspectos da implementação (insumos, processos e produtos) que podem gerar ganhos ou perdas no atendimento às metas das ações do programa junto ao seu público-alvo



    C) Errado. Pois, não é um tipo que a avaliação pode ser caracterizada, conforme conceitos vistos acima.



    D) Errado. Pois, não é um tipo que a avaliação pode ser caracterizada, conforme conceitos vistos acima.



    E) Certo. Pois, Quanto à temporalidade: a avaliação pode ser caracterizada como: ex-ante, realizada antes do início de implementação de um programa, estando de acordo com a questão que fala em “antes de sua implementação".




    Gabarito do Professor: Letra E.



    Fonte:

    Manual de Avaliação do MPOG

    Administração Geral e Pública para AFRF e AFT/Augustinho Paludo/Editora Campus Concursos – 1ed.

    Fé em Deus e siga em frente, pois a vitória está próxima!