I - É importante garantir que a umidade do solo não atacará a armadura da sapata. Por iso, após a escavação do solo deve ser feito um lastro de 5 cm de concreto magro, ocupando toda a área sobre a qual será assentada.
II - Como usam camadas superficiais do subsolo para transferir as cargas da construção, as fundações rasas estão mais suscetíveis a mudanças na composição do solo do que as profundas. Além disso, as sondagens não varrem todo o terreno, podendo ocorrer alterações superficiais não detectadas.
III - Devido ao fato de estarem apoiadas a pequenas profundidades em relação ao nível do solo, as fundações superficiais requerem pouca escavação e consumo moderado de concreto para execução das peças, o que as certificam como excelentes opções do ponto de vista econômico. A escavação não é necessariamente mecanizada.
IV - Na execução deve-se fazer uma cinta de amarração para absorver esforços acidentais e distribuir as cargas que normalmente são impermeabilizadas com camada de argamassa com hidrofugante e pintura com emulsão asfáltica para evitar a ascensão capilar da umidade.