SóProvas


ID
2971912
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por este motivo, essa ação tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e do controle de infecções dentro dos serviços de saúde, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes. Dentro de uma estrutura hospitalar, a farmácia é quem adquire e/ou prepara todos os agentes antimicrobianos necessários à terapêutica e à higienização hospitalar. Por meio da farmácia, pode se garantir o acesso racional e monitorar a utilização dos antimicrobianos e a utilização de saneantes e germicidas nos diversos setores do hospital.


A esse respeito, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.

( ) A clorexidina tem rápida ação microbicida, quando aplicados à pele, mas não tem atividade residual apreciável.

( ) A higienização com sabonete líquido remove a microbiota transitória, tornando as mãos limpas. Esse nível de descontaminação é insuficiente para os contatos sociais em geral e para a maioria das atividades práticas nos serviços de saúde.

( ) O modo de ação predominante dos álcoois na antissepsia consiste na desnaturação e coagulação das proteínas. Outros mecanismos associados têm sido reportados, como a ruptura da integridade citoplasmática, à lise celular e à interferência no metabolismo celular.

( ) Vários antissépticos e sabonetes associados à antissépticos podem ser utilizados na higienização das mãos durante o cuidado de pacientes colonizados e ou infectados com microrganismos multirresistentes, como clorexidina, Polivinilpirrolidona Iodo – PVPI, triclosan e álcool.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é 

Alternativas
Comentários
  • (F) A clorexidina tem rápida ação microbicida, quando aplicados à pele, mas não tem atividade residual apreciável. A CLOREXIDINA TEM EXCELENTE AÇÃO RESIDUAL, seu efeito residual se dá pela forte afinidade com os tecidos, torna-o o melhor entre os anti-sépticos disponíveis.

    (F) A higienização com sabonete líquido remove a microbiota transitória, tornando as mãos limpas. Esse nível de descontaminação é insuficiente para os contatos sociais em geral e para a maioria das atividades práticas nos serviços de saúde. É SUFICIENTE!!!

    (V) O modo de ação predominante dos álcoois na antissepsia consiste na desnaturação e coagulação das proteínas. Outros mecanismos associados têm sido reportados, como a ruptura da integridade citoplasmática, à lise celular e à interferência no metabolismo celular.

    (V) Vários antissépticos e sabonetes associados à antissépticos podem ser utilizados na higienização das mãos durante o cuidado de pacientes colonizados e ou infectados com microrganismos multirresistentes, como clorexidina, Polivinilpirrolidona Iodo – PVPI, triclosan e álcool.

  • Sobre a clorexidina, cabe lembrar da sua utilização odontológica em pós-cirurgico com posologia de uma vez ao dia, por vezes. Se nao tivesse ação residual isso não seria possível.