Segundo Daft (2005) a definição formal de stress é “resposta fisiológica e emocional de um indivíduo aos estimulo que nele requerem demandas físicas ou psicológicas e que criam incerteza e a falta de controle pessoal quando resultados importantes estão em jogo”. Esses estímulos são chamados estressores (...)
O autor confirma que a maioria das pessoas tem uma ideia geral de como um trabalho é estressante, difícil, desconfortável, exaustivo e até aterrorizante. Adiante afirma que:
▪ Demandas físicas: são estressores associados com o ambiente no qual o indivíduo trabalha, tais como: tipo ambiente pobremente projetado, má iluminação, pouca privacidade, perigos de segurança, pisos lisos e ar poluído.
▪ Demanda de Papéis: são desafios associados com um papel, ou seja, conflito de comportamentos esperados de uma pessoa por causa de sua posição no grupo, ou ambigüidade de papel, o que significa que não tem certeza sobre quais comportamentos são esperados delas.
▪ As demandas interpessoais: são estressores associados com relacionamentos na organização em muitos casos os relacionamentos interpessoais conseguem aliviar o stress, eles também podem ser fonte de stress quando o grupo coloca pressão em um indivíduo ou quando há conflitos. O conflito interpessoal ocorre quando dois ou mais indivíduos percebem que suas atitudes ou metas estão em conflito.
Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial
A questão em exame exige que tenhamos conhecimentos sobre situações que podem causar estresse. Vejamos qual das alternativas pode ser marcada como correta.
Segundo Daft (2007), o stress se trata de uma e “[...] a resposta fisiológica e emocional de um indivíduo aos estímulos que nele requerem demandas físicas ou psicológicas e que criam incerteza e a falta de controle pessoal quando resultados importantes estão em jogo”. Para ele, as situações podem decorrer de:
- Demandas físicas;
- Demanda de Papéis;
- Demandas interpessoais.
Sendo assim, concluímos que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
DARF, Richard L. Administração. 6ª ed. São Paulo: Thomson Learning, 2007