▪ “Gestão de pessoas é um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre organizações e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.” (DUTRA, 2002, p.17)
▪ “Gestão de pessoas: função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais.” (GIL,2008,p.17)
▪ “É por meio da gestão de pessoas que as organizações são constituídas, alcançam seus objetivos e cumprem seu dever.” (ZANELLI; BORGES-ANDRADE; BASTOS;2004)
http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/k216479.pdf
PARECER DA BANCA
Conforme preconiza Gil (2007), a gestão de pessoas é função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais.
Segundo o mesmo autor, a gestão de pessoas procura substituir a Administração de Recursos Humanos que, “ainda mais, é a mais comum entre todas as expressões utilizadas nos tempos atuais para designar os modos de lidar com as pessoas via organizações”.
Adiante enfatiza que, com base nos processos gerenciais (...), este termo reflete uma nova concepção acerca das pessoas e das organizações.
Como gestor o termo refere-se a diversos papéis que o líder assume tais como comunicador, analista motivador, líder, negociador, gestor da qualidade, coach.
Por outro lado, DAFT (2005) menciona que a função de um gerente é complexa e tem muitas dimensões, requerendo uma variedade de habilidades tais como: habilidades conceituais, humanas, técnicas para desempenhar as quatro funções administrativas de planejamento, organização, liderança e controle.
Segundo Gil, o gestor de pessoas ocupa cargos em unidades de administração de recursos humanos e dele se requer atitudes e práticas diferenciadas às que vinham sendo desenvolvidas no passado recente. Compete-lhe desenvolver processos de suprimento, aplicação, desenvolvimento, manutenção e monitoração das pessoas.
Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial