SóProvas


ID
2972782
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Na instituição pública, o recrutamento é a atividade que precede a seleção. O anúncio por meio de jornal é recomendado porque pode:

Alternativas
Comentários
  • Conforme preconiza o princípio administrativo da PUBLICIDADE, um Edital para concurso é uma forma de anúncio público.

    Conforme cita Aurélio no Novo Dicionário da Língua Portuguesa, o conceito de anúncio significa “noticia ou aviso pelo qual se dá qualquer coisa ao conhecimento público”.

    Segundo Gil (2007), o anúncio é uma forma de “despertar o interesse do leitor”, mostrar vantagens do cargo, inspirar confiança (...).

     Geralmente os anúncios são publicados em jornais locais de grande circulação. Este configura-se motivo prioritário porquanto deve atingir grande quantidade de pessoas interessadas, conforme as especificações requeridas para o(s) cargo(s).

    Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

  • De cara é possível excluir as alternativas C e E. O anúncio é caríssimo, dizer que reduz os custos do processo só pode ser piada. E também não impede a entrada de candidatos incompetentes, manda o currículo quem quer, não há como a empresa controlar, ao anunciar a vaga o recrutador está sujeito a receber retorno de pessoas competentes e incompetentes e muita gente manda currículo mesmo não tendo todos os requisitos para o cargo.

    As outras alternativas, no meu ponto de vista, estão até corretas, mas a principal delas é atrair o interesse do leitor.(sou formado em RH, mas já faz 18 anos que não mexo com isso, kkkk). Vou explicar, vou tentar ser didático.

    Uma pessoa próxima a mim não queria trabalhar em uma determinada empresa, de jeito nenhum, não sei por que, nunca perguntei. Pois bem, ao ver uma oferta de emprego um anúncio de jornal com ótimo salário e benefícios bastantes atrativos,mas sem aparecer o nome da empresa. Atraída pelas vantagens do cargo, a pessoa resolveu enviar o currículo. Pois bem, a tal empresa era a mesma que a pessoa não queria trabalhar de jeito nenhum. Desfecho: a pessoa foi contratada e permaneceu na empresa por muitos anos.

    Estou contando o caso porque justamente isso me fez acertar a questão. A história é verídica, mas prefiro não divulgar o nome da pessoa, meu vínculo com ela, nem mesmo o nome da empresa e o ramo de atividade.

    Se esta ou outra banca cobrar algo parecido, o que não é impossível, lembrem deste "causo" que acabo de contar.

    Bons estudos !

  • Gabarito B

  • Só quer ser Cespe