SóProvas


ID
2972818
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As atitudes e a personalidade podem afetar profundamente o local de trabalho. A empatia configura-se como um componente de personalidade em que se pode afirmar como correto o seguinte significado:

Alternativas
Comentários
  • PARECER DA BANCA

    Pesquisadores consideram que as questões comportamentais são muito importantes nas organizações, pois são os seres humanos que tomam as decisões e conduzem os destinos das mesmas.

    Cada indivíduo organizacional conserva em si traços psicofísicos que determinam o seu ajustamento ao ambiente, resultado de traços hereditários, do meio ou da situação. No primeiro caso, e a título de exemplo pode-se evidenciar traços como timidez, medo ou angústia. No segundo caso o ambiente está permeado pela cultura, os valores e as ideologias (ética, competição, independência) e no terceiro caso, algumas situações se destacam como mais relevantes em detrimento de outras, como por exemplo, uma entrevista de emprego ou um passeio num parque.

    Para Daft (2005), novos estudos sobre personalidade foram obtidos por meio de pesquisas na área de inteligência emocional como no caso da empatia. Este termo inclui-se como um componente comportamental significando “ser capaz de se colocar no lugar de uma outra pessoa, de reconhecer o que os outros estão sentindo, sem eles precisarem lhes dizer” naquele particular. Ao usar a voz, por qualquer razão, o indivíduo coloca um determinado TOM de voz que poderá denunciar situações de cansaço, insegurança, medo, alegrias, satisfação, etc. A postura corporal ou a expressão corporal constituem-se noutros denunciadores tomando-se como exemplo: ombros caídos, desânimo ou olhar ausente. Pierre Weil (1977) corrobora com esses estudos enfatizando que os resultados das pesquisas orientam as organizações no sentido de tornar os funcionários mais felizes e produtivos.

    Saliente-se que a empatia classifica-se como ATITUDE, que significa a predisposição do indivíduo perante objetos, pessoas eventos ou situações (SOBRAL e PECI, 2008). São avaliações favoráveis ou desfavoráveis diante dos seguintes componentes:

    a) cognitivo – crenças, opiniões e informações;

    b) afetivo – emoções e sentimentos;

    c) comportamental – relativo à intenção comportamental

    Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial

  • simpatia: (do  sypatheiasyn, "junto" + pathos, "sentimento")

    empatia: do grego EMPATHEIA, formado por EN-, “em”, mais PATHOS, “emoção, sentimento”) no lugar do outro

  • Empatia sempre

  • Gabarito E

    CCV é a banca que mais cobra esse termo EMPATIA que é justamente colocar-se no lugar do outro, que é o que mais falta na humanidade atualmente.