PARECER DA BANCA
Os reclamantes em suas razões recursais alegam outras alternativas como corretas relativas a questão 50, que não a apresentada no gabarito oficial.
Entretanto, cabe ressaltar o que definem Sobral e Peci (2008), como VANTAGENS DO RECRUTAMENTO INTERNO: “desenvolver o espirito de competição saudável entre os membros organizacionais; um processo mais rápido e econômico e evitar riscos de inadequação cultural de trabalhadores EXTERNOS à organização”.
Claramente pode-se observar como vantagem, a existência de um vínculo com a Instituição pois, pessoas anteriormente selecionadas e admitidas já passaram por um processo seletivo e, de alguma forma, conhecem a sua cultura organizacional, (normas valores, deveres responsabilidades), diferente de candidatos externos que se propõem a um processo de recrutamento e seleção.
Cabe ressaltar que os autores apresentam como vantagens do recrutamento EXTERNO: “aumentar a visibilidade da organização projetando uma imagem de renovação” e(...) permite renovar o quadro de competência da organização. Logo alternativas em desacordo com o que pede o enunciado da questão.
Ressalte-se ainda que o objetivo do recrutamento seja interno ou externo é convocar, chamar os candidatos mais aptos e não encorajar complacência para obter vantagens como promoção por tempo de serviço. O tema promoção é objeto de programas de encarreiramento.
GAB. D
RECRUTAMENTO INTERNO
PONTOS FORTES
Aproveita melhor o potencial humano da organização
Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos funcionários
Incentiva a permanência dos fucionários e a sua fidelidade Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental
Não requer socialização organizacional de novos membros Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos
O custo é menor do que o custo do recrutamento externo.
PONTOS FRACOS
Bloqueia a “oxigenação” da empresa;
Aumenta o conservadorismo e favorece a rotina ;
Não altera o patrimônio humano da organização;
Conserva a cultura organizacional existente;
Diminui a reciclagem do quadro de funcionários;
No entanto, tanto o recrutamento interno quanto o recrutamento externo apresentam vantagens e desvantagens. (Fonte: Ribas, 2015)