SóProvas


ID
2972989
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Estudiosos de organizações públicas ou privadas defendem que “o conhecimento é a maior riqueza de qualquer organização”.

Enfatiza que todos os colaboradores devem defender e compreender a missão da empresa, conhecer as suas tarefas, serem calorosos, usarem de feedback constante e utilizarem métodos de trabalho modernos.

Este tipo de conhecimento denomina-se como:

Alternativas
Comentários
  • Não achei nada no Google sobre isso.

    Dá pra acertar meio que pela lógica, mas é ruim depender disso.

    Caso alguém saiba explicar, por favor manda mensagem pra mim!

  • Chiavenato (2005) afirma que o conhecimento possui quatro características:

    O conhecimento é tácito, orientado para a ação, é sustentado por regras, está em constante mutação.

    O conhecimento é tácito: O conhecimento é algo pessoal, isto é, formado de dentro de um contexto social e individual. Não é de propriedade de uma organização ou coletividade... Embora pessoal, ele é construído de forma social. O conhecimento transmitido socialmente se confunde com a experiência que o indivíduo tem da realidade. As experiências novas são sempre assimiladas por meio dos conceitos que um indivíduo possui. (...)

    O conhecimento é orientado para a ação: O ser humano está sempre gerando novos conhecimentos por meio da análise das impressões sensoriais que recebe (e quanto mais sentidos ele utiliza no processo, melhor) e perdendo os antigos. Essa qualidade dinâmica do conhecimento é refletida em verbos como, aprender, esquecer, lembrar e compreender.(...)

    O conhecimento é sustentado por regras: Com o passar do tempo, criamos em nosso cérebro inúmeros padrões que agem como regras inconscientes de procedimento para lidar com todo tipo de situação concebível. ...O conhecimento das regras funciona também como um conhecimento tácito, isto é, como um tipo de ferramenta. Uma regra é padrão para a correção. Além do mais, as regras agem como filtros para novos conhecimentos... A maior dificuldade não está em persuadir as pessoas a aceitar coisas novas, mas em persuadi-las a abandonar as antigas. (...)

    O conhecimento está em constante mutação: O conhecimento não é estático, mas é continuamente construído e reconstruído na mente das pessoas. (CHIAVENATO, 2005.p.150,151) 

  • conhecimento: tácito (pessoal, experiencial), orientado para ações (conhecimento gera mais conhecimento: entendo a missão, as tarefas e gero novos conhecimentos sobre isso), sustentado por regras tácitas, em constante mutação (não é estático)