SóProvas


ID
2973193
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Pilõezinhos - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O Manual de Redação da Presidência da República recomenda que as palavras sejam acentuadas graficamente de acordo com os princípios normativos vigentes no Brasil.


Marque nos enunciados a seguir a alternativa que desrespeita essa recomendação.

Alternativas
Comentários
  • por ser plural, o erro está na acentuação da palavra TEM (deveria ser têm);

    letra C

  • Gabarito C.

    O verbo ter recebe o assento indicando que está na terceira pessoa do plural. Eles (os candidatos) não têm condições de pagarem uma prova tão cara. O verbo ter está no plural e o verbo pagar deveria ser flexionado no plural. Lembrando que a questão é sobre acentuação.

    Pagar eu;

    pagares tu;

    pagar ele;

    pagarmos nós;

    pagardes vós;

    pagarem eles.

  • Gab: C

    > Por estar no plural, é necessária a presença do acento diferencial, de forma que a redação correta seria "têm".

  • Gabarito letra C para os não assinantes. Todas as demais estão corretamente grafadas. A única errada é a letra C, pois o verbo deve concordar com o seu sujeito que está no plural, por isso o "tem" deveria estar acentuado.

    Os candidatos não tem (têm) condições de pagar uma inscrição tão cara.

  • TEM ===> SINGULAR

    TÊM ===> PLURAL

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente ao emprego da acentuação gráfica das palavras de acordo com os princípios normativos vigentes, que no caso é o "Novo Acordo Ortográfico" que está em vigor desde janeiro de 2016. Vamos à análise:

    a) A acentuação que deve ser analisada é a do verbo "poder". O acento circunflexo em tal verbo é chamado de diferencial, pois é ele, conforme o nome já diz, que diferencia o verbo na  terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo - pôde - do verbo na terceira pessoa do singular do presente do indicativo - pode. Sendo assim, como o verbo da frase analisada está no pretérito perfeito do indicativo, o acento circunflexo foi inserido corretamente.
    b) De acordo com as regras de acentuação, todas as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente. Com base nisso, podemos afirmar que a da palavra "funcionários" está acentuada corretamente. 
    c) A acentuação que deve ser analisada é a do verbo "ter". O acento circunflexo em tal verbo é chamado de diferencial, pois é ele, conforme o nome já diz, que diferencia o verbo na terceira pessoa do plural do presente do indicativo - têm - do verbo na terceira pessoa do singular do presente do indicativo - tem. Dessa forma, o verbo da frase analisada deve ser acentuado para concordar com o sujeito: Os candidatos não têm condições de pagar uma inscrição tão cara. Sendo assim, este item apresenta erro de acentuação e, portanto, está incorreto.
    d)   O Novo Acordo Ortográfico prescreve que devem ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas nos ditongos abertos “éis", “éu(s) ou “ói(s), incluindo-se os monossílabos tônicos. Portanto, a acentuação do vocábulo "constrói" está correta.
    e) Após o Novo Acordo Ortográfico, o acento circunflexo não deve ser inserido nas palavras terminadas em "êem" (terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo de crer, ver, dar, etc.) e em palavras com o hiato "oo". Sendo assim, o verbo "creem" não recebe mais o acento e, portanto, está grafado corretamente na frase.
    Gabarito: Letra C
  • Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair.

    Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.

  • Minha dúvida ficou no crêem já tirei a dúvida ...... Creem , veem...

  • Uma questão bem detalhista, referente o plural de uma palavra. tem uso no singular e têm uso no plural.