SóProvas


ID
2973553
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Pau dos Ferros - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando-se a organização da administração pública, assinale V para as alternativas Verdadeiras e Fpara as Falsas.

( ) A ideia da Administração indireta encontra fundamento no instituto da descentralização, que institui a distribuição de competências de um ente a outro.

( ) As entidades paraestatais são pessoas jurídicas de Direito Público que têm autorizada sua instituição, com patrimônio privado, para realização de atividades, obras ou serviços de interesse coletivo, sob normas e controle do Estado.

( ) Todas as entidades da Administração Pública indireta têm como características personalidade jurídica, e patrimônio próprios e vinculação à Administração Direta.

( ) A autarquia é a entidade administrativa autônoma, isto é, com capacidade de administrar-se com relativa independência e não de maneira absoluta, visto que há a fiscalização do ente criador para consecução de atividade tipicamente pública.

Agora, assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: letra C

    V, F, V e V.

    -

    ► alternativa VERDADEIRA 

    A Administração Pública INdireta, por sua vez, é composta por entidades que, por meio de descentralização de competências do governo, foram criadas para desempenhar papéis nos mais variados setores da sociedade e prestar serviços à população. Essas entidades possuem personalidade jurídica própria (CNPJ), e, muitas vezes, recursos próprios, provenientes de atividades que geram receitas. Exemplos: Autarquias, Fundações Públicas, Empresa Pública, Sociedade de Economia Mista.

    ► alternativa FALSA

    O Terceiro Setor é composto pelas Entidades Paraestatais, que são as pessoas jurídicas de Direito Privado, que atuam "ao lado" do Estado, paralelamente a ele, cooperando nas atividades e serviços não privativos,

    São quatro as espécies: os Serviços Sociais Autônomos ("Sistema S":  Senac, Sesi, Sebrai, Sesi, etc.), Organizações Sociais (OS) e as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), e as Entidades de Apoio, que, juntamente compõem, portanto, o Terceiro Setor.

    ► alternativa VERDADEIRA 

    São características comuns a todas as entidades da Administração Indireta, quais sejam:

    Personalidade jurídica – para que possam desenvolver suas atividades, conseqüentemente, podem adquirir direitos e assumir obrigações por conta própria, não necessitando, para tanto, das pessoas políticas.

    Patrimônio próprio – em função da característica anterior, as entidades possuem patrimônio próprio, distinto das pessoas políticas.

    Vinculação a órgãos da Administração Direta – as entidades da Administração Indireta são vinculadas aos órgãos da Administração Direta, com o objetivo principal de possibilitar a verificação de seus resultados, a harmonização de suas atividades políticas com a programação do Governo, a eficiência de sua gestão e a manutenção de sua autonomia financeira, operacional e financeira, através dos meios de controle estabelecido em Lei.

    Não confundir: em relação a Pessoas Jurídicas diversas, entidades da Administração Pública Indireta, dotadas de Personalidade Jurídica Própria, não há SUBORDINAÇÃO, mas sim VINCULAÇÃO à Pessoa Jurídica da Administração Direta ou a Órgão Público (Ministério/Secretaria) integrante de sua estrutura.

    Exemplificando, o Ministério da Justiça é Subordinado à Presidência da República (órgão independente). Já o INSS, autarquia federal, é VINCULADO ao Ministério da Previdência Social.

    ► alternativa VERDADEIRA 

    A Autarquia é uma entidade autônoma da ADM INdireta que tem capacidade de autoadministração, porém sob o controle finalístico, desse modo, possuem patrimônio próprio, mas sujeito à fiscalização do Estado.

  • Complementando...

    Desconcentração é utilizada na administração direta

    Descentralização é utilizada na administração indireta.

    gab. C

  • C

    V, F, Ve V.

  • Para resolvermos à questão em análise vamos às alternativas:

    1 – A Administração indireta surgiu com o princípio da descentralização previsto no Decreto-Lei nº 200/1967. A descentralização é o processo de criação de uma estrutura que será vinculada a uma estrutura já existente, observa-se que não ocorre a subordinação administrativa, mas vinculação funcional. Portanto, essa alternativa é verdadeira;

    2 – As entidades paraestatais são entes privados que não integram a Administração Direta ou Indireta. Porém, exercem atividades de interesse público. Portanto, a alternativa em análise está falsa;

    3 – Todas as entidades da administração indireta (autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista) possuem personalidade jurídica própria e patrimônio próprio. Além disso, por serem formadas por descentralização da Administração Direta, possuem vinculação funcional com a entidade da Administração Direta que a supervisiona. Portanto, essa alternativa é verdadeira;

    4 – As autarquias são entidade administrativa autônoma, criadas por lei específica, com personalidade jurídica de direito público, para o desempenho de atividades típicas de Estado. Porém, possuem vinculação funcional ao ente que a supervisiona. Portanto, podemos afirmar que a alternativa em análise apresenta características verdadeiras, o que a torna correta.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a sequência correta é: V, F, V e V. Portanto, letra “C".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C.