-
A banca quis confundir estereotipagem e efeito halo, vejamos:
Estereotipagem - Aqui você julga a pessoa pelo ambiente em que ela está inserida, pelo grupo social, dentre outros. É o que acontece quando se fala "O povo do Nordeste é bravo", julgamento comum pra pessoas completamente diferentes, tem gente de todo tipo no Nordeste.
Efeito halo - Aqui você pega uma característica da pessoa e generaliza, um único "deslize" da pessoa te faz focar naquilo e caracterizar ela por aquele momento, atitude ou característica muitas vezes isoladas.
-
Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010),
Percepção seletiva: tendência que as pessoas têm de interpretar seletivamente o que veem, com base nos próprios interesses, experiências e atitudes.
Efeito de halo: tendência de formar uma impressão geral de alguém com base em uma única característica.
Estereotipagem: julgamento de uma pessoa com base na percepção sobre o grupo ao qual ela pertence.
ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os erros na avaliação de desempenho. Neste caso, marquemos a alternativa que contém os erros que completam corretamente as lacunas da questão.
Consoante a lição de Robbins (2010), dentre outro, temos os seguintes erros que podem aparecer na avaliação de desempenho:
- Percepção seletiva: todas as características que fazem que uma pessoa, um objeto ou um evento sobressaia aumentam a probabilidade de que ele seja percebido.
- Estereotipagem: quando julgamos alguém com base em nossa percepção do grupo do qual essa pessoa faz parte, estamos usando uma forma de simplificação.
- O efeito de halo: Quando formamos uma impressão geral de alguém com base em uma única característica — como sua inteligência, sociabilidade ou aparência —, dá-se o efeito de halo.
Sendo assim:
- Diversos fatores influenciam a percepção das pessoas no ambiente organizacional. Há momentos em que os indivíduos interpretam o que veem com base nos próprios interesses, experiências e atitudes, processo que pode ser denominado de Percepção seletiva. Outras vezes, pode ocorrer o julgamento de uma pessoa com base na percepção sobre o grupo ao qual ela pertence, processo conhecido por Estereotipagem. Outra simplificação no julgamento de outras pessoas pode ser elaborada através de uma impressão geral de alguém, tomando-se como parâmetro uma única característica conhecida por O efeito de halo.
Sendo a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte:
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.