-
I- CORRETO - O recrutamento interno pode ser vantajoso para as empresas pela probabilidade de uma melhor seleção e custar financeiramente menos do que fazer recrutamento externo.
Dentro do recrutamento, temos duas possibilidades de foco: o recrutamento interno e o recrutamento externo. O recrutamento interno ocorre quando a empresa busca atrair pessoas que já trabalham na empresa. Portanto, as pessoas são transferidas ou promovidas para cargos mais elevados.
Já o recrutamento externo ocorre quando a empresa busca atrair pessoas de fora dela. Ou seja, busca atrair pessoas no mercado de trabalho em geral. Cada tipo de recrutamento tem suas vantagens e desvantagens. Vamos ver nos quadros a seguir as principais:
Vantagens do Recrutamento Interno
- Motiva os funcionários.
- Não requer socialização dos “novos” funcionários.
- Custa menos e é mais rápida.
- Seleção fica mais fácil, pois as pessoas já são conhecidas.
- Incentiva a fidelidade.
- Funciona melhor em uma situação de estabilidade.
II- CORRETO - Uma das desvantagens do recrutamento interno é bloquear a entrada de novas ideias e manter a cultura organizacional.
Desvantagens do Recrutamento Interno:
- Mantém o status quo.
- A empresa não recebe novas ideias e pontos de vista.
- A cultura organizacional pode ficar extremamente conservadora.
III- ERRADO - Recrutamento externo motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários.
Na verdade, o recrutamento externo desestimula os atuais funcionários, e também:
- Diminui a fidelidade dos funcionários.
- Custa mais caro.
- Requer um sistema de socialização destes novos integrantes.
- Necessita de técnicas mais apuradas de seleção, pois não se conhece bem as pessoas.
Portanto, o gabarito correto é a alternativa "E", apenas os itens I e II estão corretos.
Rennó, Rodrigo - Administração geral para concursos / Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
-
I - Quando ele fala que há um probabilidade de melhor seleção no recrutamento interno é porque a administração já conhece aquele colaborador no tocante a parte comportamental. É menos oneroso pois as atividades de divulgação e apresentação das vagas se destinam no ambiente interno. - CORRETO
II - Bloquear a entrada de novas culturas e ideias é uma desvantagem do recrutamento interno, pois irá certamente continuar com os mesmos vícios e a mesma cultura, sem ingerências ou inovações do ambiente externo. CORRETO
III- O recrutamento externo desmotiva os colaboradores que analisam as novas vagas como uma oportunidade de crescimento e ascensão organizacional . ERRADO
-
Gab.: E
I e II.
-
Manter a cultura organizacional é uma desvantagem do recrutamento interno? Não vejo manter a cultura como uma desvantagem...
-
III - O recrutamento externo tende a desmotivar os profissionais da organização. Quando a organização traz alguém de fora, dá a entender que os profissionais atuais não possuem a qualificação necessária para o preenchimento da vaga (pense em uma situação em que há profissionais na própria organização capazes de preencher o cargo vago).
-
O recrutamento interno pode ser vantajoso para as empresas pela probabilidade de uma melhor seleção e custar financeiramente menos do que fazer recrutamento externo.
''Uma melhor seleção"? É MUITO RELATIVO!!!
-
Prq manter a cultura Organizacional seria ruim?
-
A afirmativa II está errada pois aborda dois contextos: Desvantagens do recrutamento interno é bloquear a entrada de novas ideias E manter a cultura organizacional.
Quando se trata de recrutamento, não pode se considerar uma desvantagem, pois novas pessoas = novas ideias.
A cultura organizacional está correto em partes, ao meu ver.
Isso é pegadinha de questão.
-
Agora eu sei que manter a cultura organizacional é algo ruim. # Errando e aprendendo!
-
II - "Uma das desvantagens do recrutamento interno é bloquear (pode bloquear) a entrada de novas ideias e manter a cultura organizacional."
na minha visão está errado
-
II - Só se ele falou no sentido de manter a cultura organizacional, para se tornar conservadora, pois novas ideias renovar, oxigenar a cultura e não modificar a tornar rígida (conservadora). Rennó, Rodrigo - Administração geral para concursos / Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
-
Não concordo com este gabarito, o recrutamento interno não pode me garantir que eu tenha uma melhor seleção, posso ou não, então por este motivo ainda continuo com a letra A como gabarito e se tivesse feito esta prova eu entraria com recurso
-
Gabarito letra E
I- Correto. Visto que será um recrutamento interno, os recrutados já tem conhecimento sobre a organização, cultura, clima, etc. E assim, acarreta menos custos, porque irá deslocar ativo intelectual, e não acrescentar mais uma pessoa para "pagar". Temos menos inibição também;
II- Correto. Com apenas o deslocamento do servidor interno para outro cargo, temos a manutenção do status quo, cultura e ativo intelectual.
III- Errado. Desmotiva os funcionários atuais, pois tinha capital intelectual na empresa, mas esta contratou de fora. Com o recrutamento externo temos a inovação da cultura e do capital intelectual, mas temos uma probabilidade altíssima de frustração, de inibição, de não aceitação da cultura organizacional.
-
Keila Viegas, diz-se que o recrutamento interno te garante uma melhor seleção pq tu já tens contato com os candidatos, tu já sabes o modo de trabalho deles, os pontos fortes e fracos, a personalidade, a capacidade e a determinação de cada um e não que eles sejam mais preparados, mas o resultado é "mais garantido".
-
Gabarito E
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as vantagens e do recrutamento interno. Neste caso, devemos julgar os itens, marcando a alternativa que apresenta a sequência correta ao fim.
I - correto. O recrutamento interno pode ser vantajoso para as empresas pela probabilidade de uma melhor seleção e custar financeiramente menos do que fazer recrutamento externo.
II - correto. Uma das desvantagens do recrutamento interno é bloquear a entrada de novas ideias e manter a cultura organizacional.
III - incorreto. Recrutamento externo motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários.
- No caso, o recrutamento interno, sim. O recrutamento externo, por sua vez, acaba desencorajando os funcionários da organização.
Concluímos, portanto, que a alternativa "E" é a correta.
GABARITO: E