-
O 3º item está correto. O índice de liquidez é um indicador fundamental e consagrado para avaliar a capacidade de pagamento de dívidas perante instituições financeiras e outros credores. Note que o texto não restringiu apenas para instituições financeiras. Entrei com recurso nessa questão. Inacreditavelmente, a banca concordou com meu argumento, mas se negou a mudar o gabarito. Resposta da banca (grifo meu):
Recurso indeferido. Bibliografias utilizadas: MARTINS, Eliseu. DINIZ, Josedilton Alves e MIRANDA, Gilberto José. Análise Didática das Demonstrações Contábeis. São Paulo: Atlas, 2017. Página 126. MATARAZZO, Dante Carmine. Análise Financeira de Balanços. São Paulo: Atlas, 2010. pg 82 BRAGA, Hugo Rocha. Demonstrações Contábeis: Estrutura, Análise e Interpretação. São paulo: Atlas, 2009. pg. 162 Conforme Martins, Diniz e Miranda, os índices de Liquidez apresentam a situação financeira de uma entidade frente a todos os compromissos financeiros assumidos, ou seja, demonstram sua capacidade de arcar com dívidas assumidas. De Acordo com Matarazzo os índices de Liquidez permitem que se tenha uma visão macro da situação econômico-financeira da uma entidade. Para Braga, a análise da Liquidez de uma empresa tem como objetivo avaliar a capacidade de pagamento de todas as suas contas a curto prazo e constitui-se em um valioso instrumento de análise e controle financeiro. Portanto, para que a análise de índices alcance ao objetivo proposto é necessário que todas as dívidas sejam analisadas e não apenas aquelas junto a um grupo de credores. Portanto mantém-se o gabarito divulgado para esta questão.
(É exatamente o que eu disse, o item não restringiu apenas para instituições financeiras)
-
1°) Correto, de acordo com José Pereira da Silva, na análise horizontal tomamos o primeiro exercício como base 100 e estabelecemos a evolução dos demais exercícios comparativamente a essa base inicial. Esse procedimento pode ser feito em contas individuais, como por exemplo, o caixa, mas também em grupos, como ativo circulante.
2°) Correto, os índices nos fornecem a ideia da evolução dos grupos analisados ao longo do período analisado, o que pode não ser tão fácil de visualizar se analisarmos as informações diretamente nas demonstrações contábeis.
4°) Correto, a estrutura de capitais de uma empresa, de acordo com Pereira da Silva, envolve a composição de suas fontes de financiamento. Os fundos aplicados em ativos (circulantes e não circulantes) são provenientes dos proprietários da empresa ou de terceiros.
-
Vamos analisar as alternativas apresentadas.
a) Incorreta. A emissão de ações é uma forma de a companhia conseguir recursos com os sócios (capital próprio) para financiar suas atividades.
b) Incorreta. Afirmativa sem qualquer fundamento.
c) Incorreta. A emissão de debêntures é uma forma de a companhia conseguir recursos com terceiros para financiar suas atividades.
d) Incorreta. A afirmativa confunde a captação de recursos por meio de ações (sócios) e por meio de debêntures (terceiros).
e) Correta. As debêntures podem ser emitidas por sociedades anônimas abertas ou fechadas, e, se de longo prazo, esta operação deve ser classificada no passivo não circulante.