SóProvas


ID
2976427
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Vários fatores abióticos são responsáveis pela determinação dos biomas terrestres. Várias regiões desérticas, por exemplo, são encontradas próximas das latitudes de 30º, tanto no hemisfério Norte como no Sul. Qual é o fator abiótico determinante nesse caso?

Alternativas
Comentários
  • Desertos em regiões de ventos contra-alísios

     

    Os ventos contra-alísios ocorrem em duas faixas do globo divididas pela linha do Equador, e se formam pelo aquecimento do ar junto à região equatorial. Estes ventos secos dissipam a cobertura de nuvens, permitindo que mais luz do Sol aqueça o solo. A maioria dos grandes desertos da Terra está em regiões cruzadas por ventos contra-alísios. O maior deserto do nosso planeta, o Saara, no norte da África, que já experimentou temperaturas de 58 °C, é um deserto de ventos contra-alísios.

    Desertos de latitudes médias

     

    São desertos formados devido a movimentação das massas de ar quentes e sem umidade proveniente dos trópicos, influenciados pela rotação da Terra. Essas massas depois de se resfriarem na atmosfera e se curvarem para o norte e sul, começam a perder latitude até aproximadamente 30°, contudo, passam a ganhar calor na descida aumentando a sua capacidade de reter e “absorver” a água disponível no solo. Se encontram entre 30° a 50° (norte/sul).[5] São exemplos o deserto do Saara, na África e Sonora, na América do Norte.

  • Letra C

    A formação de desertos nessa latitude tem a ver com os pontos de alta e baixa pressão. Na região do equador o ar se aquece e sobe e ao subir essa massa de ar de resfria e começa a descer e volta a ser aquecida durante a descida quando o ar chega na superfície do planeta ele está quente o mesmo se dispersa sentido norte e sul formando pontos de subida e descida de ar. Quando essa circulação ocorre sentido continente - oceano toda a umidade do ambiente é levada para o mar formando assim o deserto.