SóProvas


ID
2977048
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Tatuí - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Sobre o que prevê a Lei n° 11.340/2006, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    a) a violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma das formas de violação dos direitos humanos.

    Art. 6º, Lei 11.340/06

    b) é direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar o atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores públicos do sexo masculino ou feminino, previamente capacitados.

    Art. 10-A. É direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar o atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores - preferencialmente do sexo feminino - previamente capacitados

    c) as medidas protetivas de urgência poderão ser concedidas pelo juiz apenas a requerimento da ofendida.

    Art. 19. As medidas protetivas de urgência poderão ser concedidas pelo juiz, a requerimento do Ministério Público ou a pedido da ofendida.

    d) as medidas protetivas de urgência serão aplicadas de forma isolada e não poderão ser substituídas por outras de maior eficácia.

    Art. 19, § 2º As medidas protetivas de urgência serão aplicadas isolada ou cumulativamente, e poderão ser substituídas a qualquer tempo por outras de maior eficácia, sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados.

    e) a ofendida, para dar celeridade ao processo, poderá entregar intimação ou notificação ao agressor.

    Art. 21. Parágrafo único. A ofendida não poderá entregar intimação ou notificação ao agressor .

  • Art. 6 da lei 11.340/2006.

  • Aproveitando alguns tópicos da questão:

    .

    B) Preferencialmente do sexo feminino.

    c).

    O delta somente solicita medida protetiva de urgência a pedido da ofendida (Art. 12, III - remeter, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, expediente apartado ao juiz com o pedido da ofendida, para a concessão de medidas protetivas de urgência)

    a ofendida não precisa estar acompanhada de advogado quando for solicitar medida protetiva de urgência.

    solicitação: requerimento do Ministério Público ou a pedido da ofendida.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Assertiva A

    a violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma das formas de violação dos direitos humanos.

  • Lei Maria da Penha é sempre uma excelente fonte de questão para os mais diversos tipos de certame. Analisemos cada item para melhor compreensão:

    a) Correto. É o que enuncia o art. 6º da Lei em comento. Por vezes ocorre das bancas transcreverem este artigo e trocar a parte final (direitos humanos) por: direitos fundamentais, regras de conduta, garantias constitucionais etc.

    b) Incorreto. O art. 10-A da Lei especifica a prestação por servidores preferencialmente do sexo feminino, enquanto a questão equivocadamente apontou a indiferença quanto a isso. O conhecimento desse artigo foi recentemente exigido também na PC/BA.18.

    c) Incorreto. Quando observamos o vocábulo "apenas" o alerta já é naturalmente acionado. Em verdade, é a requerimento do MP ou a pedido da ofendida, conforme ensinamento do art. 19 da Lei. O conhecimento desse artigo exigido repetidamente em certames como: PC/MA.18), PC/BA.18, Cons.Legis/DF.18, MP/PR.19. 

    d) Incorreto. O item errou quando finalizou com a informação de que as medidas não podem ser substituídas. Todavia, poderão sim ser substituídas a qualquer tempo por outras de maior eficácia, sempre que os direitos reconhecidos na Lei estiverem ameaçados/violados, conforme art. 19, §2º

    e) Incorreto. "Perfeita contrariedade" ao art. 21 da Lei, pois a ofendida não pode fazer isso. O conhecimento desse artigo foi recentemente exigido também na TJ/SC.18

    Resposta: ITEM A.

  • GABARITO A

    A - Art. 6º A violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma das formas de violação dos direitos humanos.

    B - Art. 10-A. É direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar o atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores - preferencialmente do sexo feminino - previamente capacitados.

    C - Art. 19. As medidas protetivas de urgência poderão ser concedidas pelo juiz, a requerimento do Ministério Público ou a pedido da ofendida.

    D - Art. 19, § 2º As medidas protetivas de urgência serão aplicadas isolada ou cumulativamente, e poderão ser substituídas a qualquer tempo por outras de maior eficácia, sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados.

    E - Art. 21, Parágrafo único. A ofendida não poderá entregar intimação ou notificação ao agressor  .

  • Artigo 6º - a violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma das formas de violação dos direitos humanos.

    Texto de Lei

  • Ambígua essa alternativa B pois muda apenas a palavra "preferencialmente" do sexo feminino por "masculimo ou feminino" o que acaba por conferir o mesmo sentido, aqui foi cobrado TEXTO DE LEI SECA cuidado!

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia. Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS EM 2021!