SóProvas


ID
2978674
Banca
FCC
Órgão
SEMEF Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            Inovação sempre foi algo fundamental para o sucesso das empresas. Na atualidade, a capacidade de inovação se tornou questão de sobrevivência para a maioria das empresas, independentemente da atividade da organização. Não me refiro apenas àquelas empresas ligadas à tecnologia que notoriamente possuem inovação em seu DNA. Supermercados estão inovando. Empresas de construção civil estão inovando. Seja em relação ao produto ou ao serviço, à maneira de interagir com os clientes ou às estratégias que serão implementadas para conquistar mercado, todas as empresas que pretendem crescer buscam inovar.

            Ao contrário do que possa parecer, a habilidade de inovar requer muita disciplina. A ideia de que a inspiração precisa “baixar" para se poder inovar ou ser criativo é um mito. Mesmo parecendo um contrassenso, você pode desrespeitar todas as regras, porém de maneira disciplinada.

            O compositor austríaco Schoenberg desafiou todas as convenções da composição quando criou, no início do século XX, uma nova maneira de compor que se tornou conhecida como dodecafonismo. Mesmo que as composições de Schoenberg possam a princípio parecer difíceis de apreciar, a história da música reservou-lhe um lugar de destaque como um dos grandes compositores do século XX. Para desenvolver seu método revolucionário de compor, Schoenberg estudou com muita disciplina todas as técnicas de composição tradicionais e foi testando novas possibilidades até chegar ao dodecafonismo. Não foi algo que simplesmente aconteceu da noite para o dia. 

(Adaptado de: GRINBERG, Renato. A excelência do olho de tigre. São Paulo: Editora Gente, 2016. edição digital). 

Considere as afirmações abaixo.

I. A referência a Schoenberg é um argumento que corrobora a ideia do autor de que a capacidade de inovar surge de maneira inesperada e abrupta a pessoas de imensurável talento.

II. O autor refuta a noção de que apenas empresas ligadas à inovação tecnológica são capazes de recorrer a soluções criativas para ampliar seus negócios.

III. A afirmação Não foi algo que simplesmente aconteceu da noite para o dia respalda o argumento, exposto anteriormente no texto, de que a habilidade de inovar requer muita disciplina.

Está correto o que se afirma APENAS em: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    I. A referência a Schoenberg é um argumento que corrobora a ideia do autor de que a capacidade de inovar surge de maneira inesperada e abrupta a pessoas de imensurável talento. Errada.

    "Ao contrário do que possa parecer, a habilidade de inovar requer muita disciplina. A ideia de que a inspiração precisa “baixar" para se poder inovar ou ser criativo é um mito. Mesmo parecendo um contrassenso, você pode desrespeitar todas as regras, porém de maneira disciplinada."

    II. O autor refuta a noção de que apenas empresas ligadas à inovação tecnológica são capazes de recorrer a soluções criativas para ampliar seus negócios. Certa

    "Na atualidade, a capacidade de inovação se tornou questão de sobrevivência para a maioria das empresas, independentemente da atividade da organização. Não me refiro apenas àquelas empresas ligadas à tecnologia que notoriamente possuem inovação em seu DNA. Supermercados estão inovando."

    III. A afirmação Não foi algo que simplesmente aconteceu da noite para o dia respalda o argumento, exposto anteriormente no texto, de que a habilidade de inovar requer muita disciplina. Certa

  • Refutar significado:

    Dizer o oposto; dizer o contrário de; negar: o réu refutou os indícios do crime.

    Acabei errando por não saber o significado desta palavra. Agora já aprendi não erro mais!

  • Gabarito E

    Algumas palavras que estão no comando da questão que faz toda a diferença na hora de interpretar:

    Relativizar - remeter a alguma condição circunstância

    Refutar - negar

    Restringir - limitar

    Corroborar - confirmar

    Contestar - negar

    Fonte: algum bom samaritano do QC

  • Gabarito - E

     

    I. A referência a Schoenberg é um argumento que corrobora a ideia do autor de que a capacidade de inovar surge de maneira inesperada e abrupta a pessoas de imensurável talento.

     

    O autor fala que o a inovação tornou-se questão de sobrevivência, portanto todos devem adotar essa ideia. Outrossim, ele alega que o próprio leitor (pessoa comum) pode adotar essa ideia.

     

     

    "Na atualidade, a capacidade de inovação se tornou questão de sobrevivência para a maioria das empresas, independentemente da atividade da organização."

     

    "Mesmo parecendo um contrassenso, você pode desrespeitar todas as regras, porém de maneira disciplinada."

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    II. O autor refuta a noção de que apenas empresas ligadas à inovação tecnológica são capazes de recorrer a soluções criativas para ampliar seus negócios.

     

    "Na atualidade, a capacidade de inovação se tornou questão de sobrevivência para a maioria das empresas, independentemente da atividade da organização. Não me refiro apenas àquelas empresas ligadas à tecnologia que notoriamente possuem inovação em seu DNA. Supermercados estão inovando. Empresas de construção civil estão inovando. "

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    III. A afirmação Não foi algo que simplesmente aconteceu da noite para o dia respalda o argumento, exposto anteriormente no texto, de que a habilidade de inovar requer muita disciplina.

     

    "Para desenvolver seu método revolucionário de compor, Schoenberg estudou com muita disciplina todas as técnicas de composição tradicionais e foi testando novas possibilidades até chegar ao dodecafonismo. Não foi algo que simplesmente aconteceu da noite para o dia. "

     

     

     

    Correção da prova completa --https://youtu.be/W0-_zuBvOwA

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Discordo da alternativa II. Ele não fala na inovação como uma "forma de ampliar negócio" e sim como uma "questão de sobrevivência". Acho que houve extrapolação da banca

  • Errei por não prestar a atenção na palavra REFUTAR = Negar, ser contrário.

    Eu sabia que ele era contra a ideia de que apenas empresas de tec.... Mas na desatenção de REFUTAR a mente entendeu como INFERE na minha cabeça como aceita... também 1:23 da manhã já tá fritando kkkkk

    Mas vms lá desistir jamais...

  • Mas que caraio hem! Quando vi esse ll corri pro abraço pra marcar só a lll como certa e me fudi kkkkkkkkkkk!

    Tava muito fácil pra ser verdade mesmo

  • Respaldar é sinônimo de apoiar, aplaudir, corroborar.

    III. A afirmação Não foi algo que simplesmente aconteceu da noite para o dia respalda (confirma, apoia) o argumento, exposto anteriormente no texto, de que a habilidade de inovar requer muita disciplina.

  • pavor que eu estou dessa banca diante dessa PROVA DE PORTUGUES

  • REFUTAR = Negar, ser contrário.

    por isso que a II também está correta.

    RESPOSTA LETRA E.

  • Errei a questão pq não sabia que o item 2 estava correto pq não sabia que REFUTAR era NEGAR.

  • ►Glossário FCC

    Refutar: dizer o oposto; dizer o contrário de; negar: o réu refutou os indícios do crime.

    Relativizar - remeter a alguma condição circunstância.

    Corroborar – confirmar.

    Dodecafonismo - sistema de composição atonal, composto de 12 sons.

    Reduto: proteção, trincheira. abrigada, abrigo, asilo, cobertura, refúgio, resguardo, valhacouto.

    Nostalgia: um sentimento prazeroso misturado com um pouco de tristeza que se dá quando pensamos sobre algo que aconteceu no passado.

    Intua vem do verbo intuir: entender, compreender ou concluir através da intuição sem que haja a utilização do raciocínio; intuicionar.

    Prelúdio: ato preliminar, primeiro passo para (alguma coisa).

    Fugidio: acostumado, habituado a fugir, culpado de deserção; fugitivo, desertor.