SóProvas


ID
2978695
Banca
FCC
Órgão
SEMEF Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1. La Lettre - O centésimo aniversário de Claude Lévi-Strauss e a grande atenção que suscita revelam a posição excepcional que ocupa o autor de Tristes trópicos, uma das grandes figuras do pensamento do século XX. Qual é o papel de Lévi-Strauss?

2. Eduardo Viveiros de Castro - Lévi-Strauss é um intelectual que excede amplamente o quadro de sua disciplina, embora tenha sempre se preocupado em só falar como antropólogo. Lévi-Strauss é uma referência de seu tempo.

3. La Lettre - Tristes trópicos se apresenta como um testemunho nostálgico de um mundo que está em via de desaparecer, uma vez que a assim chamada civilização destrói a diversidade cultural e os biótopos.

4. Eduardo Viveiros de Castro - Lévi-Strauss parece pensar que a espécie está vivendo seus últimos séculos, visto que causa danos irreversíveis ao meio ambiente. Nossa espécie já enfrentou situações piores. Contudo, há motivo para inquietação. Como gerir a expansão demográfica neste momento em que a superpopulação oferece um perigo para nós mesmos? Talvez estejamos diante de um impasse antropológico, que é também biológico. A distinção entre natureza e cultura se apagou: se havia dúvida sobre o fato de essas duas "ordens" estarem imbricadas, agora não há mais. Vemos que a cultura é uma força natural, e que a natureza está envolvida em redes culturais. Portanto, é absurdo tentar distingui-las.

Talvez sejamos a única espécie em risco de se extinguir sabendo disso de antemão. Concomitantemente, no campo da ficção científica vai se desenvolvendo todo um imaginário em torno da salvação da espécie. A ficção científica é a metafísica popular do nosso tempo, nossa nova mitologia.

Lévi-Strauss insistia na convergência entre o pensamento selvagem e a vanguarda da ciência. Parece que o mais primitivo e o mais avançado se juntam desde o auge da modernidade.

(Trecho adaptado de entrevista com Eduardo Viveiros de Castro. Disponível em: www.scielo.br)

Infere-se corretamente do texto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    "Talvez sejamos a única espécie em risco de se extinguir sabendo disso de antemão. Concomitantemente, no campo da ficção científica vai se desenvolvendo todo um imaginário em torno da salvação da espécie". 

  • #Análise das alternativas (continuação)

    d) Direciona-se para o campo da ficção científica a necessidade de explicar aspectos da condição humana atual e de vislumbrar soluções para problemas concretos com que depara a humanidade.

    Alternativa correta. Aqui há uma referência clara conforme passagem do texto: " [...]Concomitantemente, no campo da ficção científica vai se desenvolvendo todo um imaginário em torno da salvação da espécie. A ficção científica é a metafísica popular do nosso tempo, nossa nova mitologia.[...]" Ou seja, de acordo com o texto, a ficção parece uma salvação, algo semelhante à nossa nova crença.

    e) É necessário criar redes culturais capazes de controlar a intervenção humana no meio ambiente, de modo a garantir a permanência da expansão demográfica.

    Alternativa incorreta. Aqui a banca criou uma solução não exposta no texto, já que a entrevista fala é do perigo que a expansão demográfica traz para nós mesmos e não da garantia da expansão demográfica, conforme passagem do texto: "[...]Como gerir a expansão demográfica neste momento em que a superpopulação oferece um perigo para nós mesmos? Talvez estejamos diante de um impasse antropológico, que é também biológico.[...]"

    Gabarito: item "D"

    Espero ter ajudado. :D

  • #Análise das alternativas (os erros estão marcados em negrito):

    a) A valorização da diversidade cultural configura-se como uma tentativa de reverter as consequências negativas geradas pelos danos ao meio ambiente, uma vez que diferentes soluções surgem de diferentes povos.

    Alternativa incorreta. Com base na leitura do texto, a banca extrapolou com uma solução que não faz sentido, trazendo a valorização da diversidade cultural como tentativa de reverter as consequências negativas geradas ao meio ambiente. Além disso - conforme trecho do texto: "[...]Lévi-Strauss parece pensar que a espécie está vivendo seus últimos séculos, visto que causa danos irreversíveis ao meio ambiente. [...]"-, é a nossa própria espécie que está causando danos ao meio ambiente, e o termo "nossa espécie" inclui todos os habitantes e suas diversidades culturais.

    b) Os avanços advindos das conquistas da alta tecnologia são capazes de conter as consequências negativas suscitadas pelo excesso populacional que se presencia na atualidade.

    Alternativa incorreta. Aqui houve uma clara extrapolação da banca. Não há inferências no texto acerca dos avanços da alta tecnologia. A única coisa que o texto cita é a respeito da ficção científica, que é uma ideia bem mais ampla e não valida, de forma alguma, a assertiva.

    c) Com base no pressuposto de que a espécie humana já superou diversas adversidades, a obra Tristes trópicos propõe que se busquem no passado soluções para as questões do presente.

    Alternativa incorreta. Mais uma extrapolação da banca, visto que, no texto, a única citação à obra Tristes trópicos faz uma alusão ao livro que, na minha percepção, parece ser o mais importante de sua carreira, como forma de enaltecê-lo. Dessa forma, não há como inferir que a obra citada no item propõe o citado na assertiva.

  • Forçou demais. Não é isso que se infere do texto nesse trecho. A única convergência é citar ficção científica na frase. Enfim...

    Direciona-se para o campo da ficção científica a necessidade de explicar aspectos da condição humana atual e de vislumbrar soluções para problemas concretos com que depara a humanidade

     no campo da ficção científica vai se desenvolvendo todo um imaginário em torno da salvação da espécie". 

  • W.J.G,

    A sua análise acerca da questão é excelente. Espero um dia alcançar o seu nível em interpretação textual. Meus parabéns!

  • Primeira vez que acho um texto intragável. Credo! Horrível.

  • Minhas palmas para a forçação de barra dessa questão

  • Questão de interpretação difícil se levarmos em conta o pouco tempo que dispõe o candidato para fazer a prova. A banca pegou um fragmento de pouca relevância dentro do contexto do texto, contudo, ela não está pedindo para você tirar a ideia central (que é o que geralmente ela faz). Aqui você vai ter que confrontar alternativa por alternativa com os fragmentos do texto.

    d)  Direciona-se para o campo da ficção científica a necessidade de explicar aspectos da condição humana atual e de vislumbrar soluções para problemas concretos com que depara a humanidade

     no campo da ficção científica vai se desenvolvendo todo um imaginário em torno da salvação da espécie".