-
VOSSA REVERÊNCIA é empregado para sacerdotes, clérigos e demais religiosos.
Gab: D
-
atenção ao novo decreto, nº 9758/2019 que diz: *
Pronome de tratamento adequado
Art. 2º O único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é “senhor”, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião.
Parágrafo único. O pronome de tratamento é flexionado para o feminino e para o plural.*
-
Gabarito letra D para os não assinantes.
Todas as demais alternativas estão corretas.
Vossa Reverendíssima (abreviação:V. Rev.mª) é usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a sacerdotes, bispos e religiosos em geral.(não incluí os clérigos, pois o pronome de tratamento destinado para eles é o REVERENDO - abreviação Revd°)
-
Vossa Reverendíssima ou Vossa Senhoria Reverendíssima para Monsenhores, Cônegos e superiores religiosos;
Vossa Reverência é empregado para sacerdotes, clérigos e demais religiosos;
-
VOSSA REVERÊNCIA é empregado para sacerdotes, clérigos e demais religiosos.
Gab: D
-
Gab: D
> Vossa santidade: papa
-
não consta os pronomes de tratamento das alternativas C e D na versão 2018 do Manual. Questão desatualizada.
-
FORAM ABOLIDAS DO MRPR, 3º 2018, AS EXPRESSÕES: DIGNÍSSIMO E ILUSTRÍSSIMO.
-
Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao uso do pronome de tratamento nas correspondências oficiais.
a) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o vocativo das comunicações dirigidas aos Chefes de Poder deve ser composto por Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo. Portanto, esta alternativa está correta.
b) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o pronome que deve ser empregado para as demais autoridades e para particulares é Vossa Senhoria, e o vocativo deve ser Senhor Fulano de Tal. Portanto, esta alternativa está correta.
c) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, Vossa Magnificência é o pronome que deve ser empregado em comunicações dirigidas a reitores de universidade. Dessa forma, esta alternativa está correta.
d) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, Vossa Eminência ou Vossa Eminência Reverendíssima é o pronome que deve ser empregado em comunicações dirigidas aos Cardeais. Sendo que Vossa Excelência Reverendíssima é usado em comunicações dirigidas a Arcebispos e Bispos; Vossa Reverendíssima ou Vossa Senhoria Reverendíssima para Monsenhores, Cônegos e superiores religiosos. Vossa Reverência é empregado para sacerdotes, clérigos e demais religiosos. Sendo assim, a afirmação presente nesta alternativa está incorreta.
Gabarito: Letra D
Observação referente à letra B: É importante ressaltar que, se fosse levado em consideração o que determina o Decreto nº 9.758 de 11 de abril de 2018, para responder esta questão, esta alternativa estaria incorreta e responderia a questão, uma vez que ele estabelece que a única forma de tratamento que deve ser usada na comunicação com agentes públicos federais é "senhor", independente de nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião.
-
QUESTÃO JÁ DESATUALIZADA DE ACORDO COM A 3ª EDIÇÃO DO MRPR E DO DECRETO 9.758/2019.