SóProvas


ID
298090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Processual do Trabalho
Assuntos

Acerca da organização, da jurisdição e da competência da Justiça
do Trabalho, julgue os seguintes itens.

Os tribunais do trabalho são compostos por juízes togados e juízes classistas. Estes últimos representam as categorias econômicas e profissionais, em representação paritária.

Alternativas
Comentários
  • EC 24/99 extinguiu os classistas.
  • O Cespe tá de brincadeira em cobrar uma questão dessas...
  • Ai que falta eles estão fazendo....brincadeirinha! heheheheheheh
  • ERRADO.

    A Constituição Federal previa em seu artigo 116: "A junta de conciliação e julgamento será composta de um juiz do trabalho, que a presidirá, e dois juizes classistas temporários, representantes dos empregados e dos empregadores." 

    Contudo, a figura do juiz classista foi extinta pela Emenda Constitucional n. 24 de 09 de dezembro de 1999.

    Atualmente, o art. 116 da Constituição Federal tem a seguinte redação: " nas Varas do Trabalho, a jurisdição será exercida por um juiz singular", que deve, portanto, ter ingressado na carreira da magistratura conforme os preceitos legais.
  • Com a Emenda Constitucional nº 24, de 09/12/1999, foi extinta a figura de juiz classista na Justiça do Trabalho. Com isso, as reclamações trabalhistas, que eram julgadas em 1ª instância pelas Juntas de Conciliação e Julgamento (formada por um juiz togado, um vogal representante dos empregados e um vogal representante dos empregadores), passaram a ser julgadas nas Varas do Trabalho, compostas por juiz singular (togado).
  • Alternativa ERRADA.
     
    Dispunha a redação original do artigo 115 da Constituição Federal: Os Tribunais Regionais do Trabalho serão compostos de juízes nomeados pelo Presidente da República, sendo dois terços de juízes togados vitalícios e um terço de juízes classistas temporários, observada, entre os juízes togados, a proporcionalidade estabelecida no art. 111, § 1º, I.
     
    Após a Emenda Constitucional nº 45 a redação do artigo 115 passou a ser a seguinte: Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos.
  • GABARITO: ERRADO

    Os Juízes Classistas, que representavam as categorias econômicas e profissionais, em representação paritária, não mais existem na Justiça do Trabalho, pois foram extintos pela EC nº 24/99. Até aquele momento, tínhamos as Juntas de Conciliação e Julgamento, que eram formadas pelo Juiz Togado (Juiz do Trabalho) e por dois classistas, um representante dos empregados e outro dos empregadores. A partir da EC nº 24/99, as JCJ passaram a ser denominadas de Varas do Trabalho.
  • Gabarito:"Errado"

    Não existem mais juízes classistas.