SóProvas


ID
2980912
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com base nas disposições do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, analise as afirmativas abaixo.

I. É vedado ao servidor público permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores.

II. Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

III. É vedado ao servidor público ligar o seu nome a empreendimentos de cunho esportivo ou religioso.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Entrei com recurso contra o gabarito. Onde já se viu "É vedado ao servidor público ligar o seu nome a empreendimentos de cunho esportivo ou religioso"?

    O

    XV - E vedado ao servidor público;

    p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

  • gabarito correto letra A

  • Pra quem não tinha entendido bem essa questão e o comentário da colega Adm Ryca, o gabarito foi retificado pela banca, de "E" para "D".

  • XV - É vedado ao servidor público:

    p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

    Gabarito: D

  • Gabarito: Letra D

    Decreto 1.171/94

    ITEM I: XV, f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

    ITEM II: XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

    ITEM III: XV, p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • Questão cabe recurso - desde quando autarquia é órgão?

  • GABARITO: LETRA D

    I - CERTO: XV - E vedado ao servidor público;f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

    II - CERTO:DAS COMISSÕES DE ÉTICA XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

    III - ERRADO: XV - É vedado ao servidor público:

    p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • Gabarito: D

  • Esportivo e Religioso rsrs