SóProvas


ID
2980942
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com Marques de Melo (2016), o Jornalismo como categoria pertencente à modalidade de comunicação periódica, é inserida no conjunto da comunicação massiva, dentro do campo da comunicação. O autor aponta duas características básicas para a definição de um gênero: sua aptidão para agrupar diferentes formatos e sua função social. Como panorama dos gêneros jornalísticos e de suas respectivas funções, temos o informativo, o opinativo, o interpretativo, o diversional e o utilitário. São características do gênero utilitário:

Alternativas
Comentários
  • No utilitário você tem, por exemplo, informações sobre o trânsito, aeroporto, etc.

  • Em artigo de Francisco de Assis e José Marques de Melo (Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório), há o seguinte:

    "Duas características básicas definem o gênero: sua aptidão para agrupar diferentes formatos e sua função social". Esta última está associada à perspectiva funcionalista e se baseia em pressupostos de Lasswell (1987) e Wright (1968), além das contibuições de Raymong Nixon (1963). Com isso, há o seguinte panorama dos gêneros jornalísticos e respectivas funções sociais:

    Gênero Informativo: vigilância social

    Gênero Opinativo: Fórum de ideias

    Gênero Interpretativo: papel educativo, esclarecedor

    Gênero Diversional: distração, lazer

    Gênero Utilitário: auxílio na tomada de decisões cotidianas