SóProvas


ID
2980978
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As teorias de comunicação trazem, na perspectiva da sociedade de massa, a teoria crítica, que pode ser vista a partir da noção acerca do desenvolvimento da razão, em contraste à teoria tradicional. Ela se desdobra enquanto razão emancipadora e razão instrumental (Ferreira, 2010). A primeira é resgatada em uma visão iluminista, a que gera luz e liberdade ao homem. Porém, o desenvolvimento das sociedades demanda o desenvolvimento da razão instrumental, aquele que visa

Alternativas
Comentários
  • A razão instrumental nasce quando o sujeito do conhecimento toma a decisão de que conhecer é dominar e controlar a Natureza e os seres humanos. A razão ocidental, caracterizada pela sua elaboração dos meios para obtenção dos fins, se hipertrofia em sua função de tratamentos dos meios, e não na reflexão objetiva dos fins.

    Na medida em que razão se torna instrumental, a ciência vai deixando de ser uma forma de acesso aos conhecimentos verdadeiros para tornar-se um instrumento de dominaçãopoder e exploração, sendo sustentada pela ideologia cientificista, que, através da escola e dos meios de comunicação de massa, engendra uma  — a Religião da Ciência — contrária ao espírito iluminista e à emancipação da Humanidade.

    Embora a expressão razão instrumental tenha sido cunhada por Horkheimer, muitos autores clássicos se preocuparam, antes dele, em desvendar as novas bases das sociedades modernas, sobretudo o seu caráter eminentemente .

    Fonte: Wikipédia