SóProvas


ID
2981098
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A teoria das relações humanas surgiu como movimento de oposição à abordagem clássica e, progressivamente, foi condicionada pelas mudanças que atingiram a sociedade e o mundo corporativo. Ela pertence aos processos administrativos e visa, entre outros aspectos, dar importância às competências emocionais, entendidas como

Alternativas
Comentários
  • Teoria das Relações Humanas

  • A Abordagem Humanística (Teoria das Relações Humanas) foca nas pessoas e consequente humanização/democratização das relações de trabalho.

    .

    Portanto, gabarito A. Destaca a empatia necessária para o equilíbrio das relações de trabalho.

  • Resposta: A - as habilidades que os seres humanos têm em lidar com questões pessoais e com as questões das pessoas as quais eles se relacionam.

    Sobre a D....

    um modo de administrar pensamentos e emoções (1), mesmo que a competência fundamental (2) de um funcionário esteja localizada na performance técnica.

    (1) Vale lembrar que a teoria das Relações Humanas não foi tão evoluida como a teoria comportamental para definir um modo de adm. pensamentos e emoçoes, mas , sim, a Abordagem Humanistica estava direcionada e focada na integração de: pessoas + fatores psicológicos + grupos informais .Isto é, três fatores que se dialogavam e eram interdependente para uma boa produtividade e sucesso das organizações sendo eles nem discutidos e comentados pelas teorias científica e clássica. Motivo pelo qual, a na parte "lidar com questões pessoais e com as questões das pessoas as quais eles se relacionam" coaduna com a ideia da integração de aspectos emocionais + inserção em grupos informais ( pertencimento )

    (2) Outro ponto é que a competência fundamental , segundo a R.H, era de uma visão romanceada de que uma pessoa feliz integrada em um grupo e ambiente gera produtividade e atitudes favoráveis à empresa. Ou seja, os aspectos emocionais e em grupos eram mais importantes pois eram eles que geravam melhor performance .

  • GAB A

    A abordagem das relações humanas no trabalho advém principalmente da Teoria das Relações Humanas de Elton Mayo, que, após a Experiência de Hawthorne, concluiu que era preciso ter uma maior preocupação com as pessoas e grupos sociais da organização, priorizando aspectos psicológicos e sociológicos.

    Chiavenato diz que a Teoria das Relações Humanas se importava com motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo etc. Os conceitos clássicos de autoridade, hierarquia, racionalização do trabalho, departamentalização, princípios gerais de Administração etc. passam a ser contestados ou deixados de lado. A felicidade humana passa a ser vista sob um ângulo diferente, pois o homo economicus cede o lugar para o homem social. Essa revolução na Administração ocorreu nos prenúncios da Segunda Guerra Mundial, ressaltando o caráter democrático da Administração. A ênfase nas tarefas (Administração Científica de Taylor) e na estrutura (Teoria Clássica de Fayol) é substituída pela ênfase nas pessoas.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a Teoria das Relações Humanas. Neste caso, marquemos a opção correta.

    De acordo com Chiavenato (2014, p.339), "a Teoria das Relações Humanas considera os indivíduos participantes da organização como possuidores de necessidades, atitudes, valores e objetivos pessoais que precisam ser identificados, estimulados e compreendidos para obter sua participação na organização, condição básica para sua eficiência."

    Com base no que foi dito acima, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014