SóProvas


ID
2982325
Banca
CS-UFG
Órgão
IF Goiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O serviço de referência nasce no final do século XIX nas bibliotecas públicas norte-americanas (ACCART, 2012). Para o autor, o objetivo do serviço de referência é auxiliar e orientar o usuário na busca da informação pertinente. No ambiente virtual, o autor afirma que o serviço de referência mostra o desejo de atrair a atenção do usuário para um serviço que pode responder em linha qualquer tipo de pergunta, com assistência de um profissional. Essa afirmação se refere

Alternativas
Comentários
  • ao serviço de referência virtual (NÂO) que constitui, falando propriamente, uma ferramenta da Web 2.0, com muitas possibilidades de interação oferecidas.

  • Conforme Accart (2012, p. 181-184):

    O caráter de intangibilidade: pode-se atribuir um caráter intangível, constante, a um serviço em linha? No caso de um pedido de informação enviado a um serviço de referência virtual, vários elementos diferenciam o serviço presencial do serviço virtual:

    - A utilização deste último é livre para todos, a qualquer instante e em qualquer lugar.

    As bases de perguntas/respostas em linha são muitas vezes 'anonimizadas', isto é, o usuário deve antecipadamente registrar-se com um pseudônimo para apresentar sua questão, como fazem a BPI ou o Guichet du Savoir.

    [...]. O serviço de referência virtual não constitui, falando propriamente, uma ferramenta da Web 2.0, mas disso se aproxima muito, com as múltiplas possibilidades de interação oferecidas: pela troca de mensagens de correio eletrônico com a finalidade de esclarecer uma questão, a entrevista de referência se 'virtualiza'; pelo bate-papo que permite travar um diálogo ao vivo; o grupo de discussão, etc.

    O caráter de heterogeneidade: cada serviço sendo individualizado, o processo de produção do serviço é necessariamente heterogêneo. Idealmente, um serviço de referência deve fornecer serviços adequados exatamente às necessidades do usuário e, portanto, personalizar o serviço prestado. A maioria das transações acontece em páginas da internet que são comuns a todo mundo: o único meio de encontrar uma relação de serviço individualizada na Rede é o contato direto com o usuário. O serviço de referência virtual dispõe de inúmeras ferramentas, o que confere ao serviço em linha uma certa singularidade. Pode-se, portanto, facilmente afirmar que, apesar do fenômeno de uniformização atual, o serviço de referência virtual possui todas as características de um serviço 'artesanal', talhado sob medida para o usuário.

    Gab. C

    ACCART,  Jean-Philippe. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2012.