SóProvas


ID
2982364
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A corrente teórica e prática, proposta no final do séc. XIX e considerada como uma das origens da Ciência da Informação, é a Documentação. Sua estrutura é composta por princípios e técnicas que promoveram a representação de conteúdo dos diversos documentos com o objetivo de promover o uso da informação. A concepção dessa corrente está associada:


1) a Paul Otlet e Henri La Fontaine, advogados belgas, mentores do Instituto Internacional de Bibliografia (IIB) e do Repertório Bibliográfico Universal (RBU), cujo projeto proposto chegou a ter 16 milhões de fichas.

2) à necessidade de tornar acessível a quantidade de informação publicada, produzindo um todo homogêneo destas massas documentais, para as quais seriam necessários novos procedimentos, distintos da biblioteconomia.

3) à publicação do Tratado de Documentação, em 1934, sistematizado por Otlet; nesta obra, o autor apresenta a visão sistêmica por meio da noção de fluxo documentário.

4) a um conjunto de operações distribuídas entre pessoas e organismos diferentes: o autor, o copista, o impressor, o editor, o livreiro o bibliotecário, o pesquisador, o trabalhador intelectual.

5) ao aniversário de 100 anos da Federação Internacional de Documentação (FID), como um dos fatores que promoveu a divulgação da Documentação.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • 1) Advogados Paul Otlet e henri La Fontaine foram os mentores do instituto internacional de bibliografia (IIB), criado na Bélgica em 1895, e do Repertório Bibliográfico Internacional (RBU), cujo projeto foi proposto no mesmo ano e chegou a ter 16 milhões de ficha em 1934.

    2) A concepção teórico-prática dessa corrente foi sistematizada por Otlet no tratado de documentação, publicado em 1934. Em seu inicio consta a bandeira, (ainda atual) da documentação como a necessidade de tornar acessível a quantidade de informação publicada, produzindo um todo homogêneo destas massas incoerentes, para o qual seria necessário novos procedimentos, distintos da biblioteconomia, conforme eram aplicadas até aquele momento (OTLET, 1996, p.6).

    3) Três anos mais tarde apresentando a visão sistêmica desenvolvida pelos teóricos seguintes por meio da noção da fluxo documentário.

    4) Otlet descreve a documentação como sendo constituída por uma série de operações distribuídas hoje, entre pessoas e organismos diferentes. O autor o copista, o editor, o livreiro, o bibliotecário, o documentador, o bibliografo, o critico, o analista, o compilador, o leitor o pesquisador, o trabalhador, intelectual. A documentação acompanha o documento desde o instante em que ele surge da pena do autor até o momento em que impressiona o cérebro do leitor.

    5) O aniversário de 100 anos de criação da FID, foi um dos fatores que promoveu a divulgação das origens da documentação.

    Fonte: ORTEGA, C. D. Surgimento e consolidação da documentação: subsídios para compreensão da história da ciência da informação no brasil. Perspectivas em Ciência da Informação, n. Especial, p. 59-79, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362009000400005

    Gabarito E