SóProvas


ID
2983192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

            À medida que o conhecimento sobre gestão de resíduos sólidos avança, muitos aterros sanitários encerrados no mundo estão sendo transformados em lindos parques públicos e reservas naturais. Esse é o caso do Washington Arboretum Park, nos Estados Unidos da América, onde antes havia o aterro sanitário Miller Street Dump, desativado em 1936. A área foi impermeabilizada e recebeu uma camada de solo e grama, e hoje abriga mais de 40.000 mil árvores e arbustos. Para viabilizar essa transformação no espaço urbano, alguns cuidados são necessários durante a operação do aterro e após a sua desativação.

Considerando as informações apresentadas no texto e aspectos relacionados à gestão ambiental, à ecologia de população e comunidades e à legislação ambiental brasileira, julgue o item a seguir.


No processo de restauração da área de um aterro encerrado, é recomendada a introdução de espécies nativas de ecossistemas adjacentes à área, para proteção da biodiversidade local.

Alternativas
Comentários
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • CERTO

    JUSTIFICATIVA DA BANCA - CERTO.

    A restauração de áreas degradas é definida como um processo de alteração intencional de um local para o restabelecimento do ecossistema que ocupava aquele local originalmente. O objetivo desse processo é estabelecer a diversidade e a dinâmica de ecossistemas específicos. Ao se utilizarem espécies nativas no processo de restauração, amplia-se a possibilidade de recuperação dos serviços e da biodiversidade do ecossistema que ocupava a área originalmente.