SóProvas


ID
2983198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

            À medida que o conhecimento sobre gestão de resíduos sólidos avança, muitos aterros sanitários encerrados no mundo estão sendo transformados em lindos parques públicos e reservas naturais. Esse é o caso do Washington Arboretum Park, nos Estados Unidos da América, onde antes havia o aterro sanitário Miller Street Dump, desativado em 1936. A área foi impermeabilizada e recebeu uma camada de solo e grama, e hoje abriga mais de 40.000 mil árvores e arbustos. Para viabilizar essa transformação no espaço urbano, alguns cuidados são necessários durante a operação do aterro e após a sua desativação.

Considerando as informações apresentadas no texto e aspectos relacionados à gestão ambiental, à ecologia de população e comunidades e à legislação ambiental brasileira, julgue o item a seguir.


No Brasil, o aproveitamento energético do biogás gerado em um aterro, transformando-se metano em CO2, é considerado uma alternativa viável em projetos que incluam mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL).

Alternativas
Comentários
  • co2 limpo?

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar

  • CERTO

    JUSTIFICATIVA DA BANCA - CERTO.

    O mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) é um dos mecanismos de flexibilização criados pelo Protocolo de Kyoto para auxiliar o processo de redução de emissões de gases do efeito estufa ou de captura de carbono (ou sequestro de carbono) pelos países industrializados membros da Convenção do Clima da ONU, que se comprometeram em reduzir as emissões de gases causadores de efeito estufa aos níveis de 1990. Um dos propósitos do MDL é prestar assistência aos países que estejam fora desse acordo, entre eles o Brasil, e aos signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC, ou, em inglês, UNFCCC), para que viabilizem o desenvolvimento sustentável mediante a implementação da respectiva atividade de projeto e contribuam para o objetivo final da Convenção. Como o gás proveniente dos aterros contribui consideravelmente para o aumento das emissões globais de metano, um projeto de transformação do metano em CO2 é adequado ao propósito do MDL, por ter um papel importante na redução do efeito estufa na Terra, pois o impacto comparativo de CH4 sobre a mudança climática é mais de vinte vezes maior do que o do CO2, isto é, uma unidade de metano equivale a vinte unidades de CO2.