SóProvas


ID
2983201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

            À medida que o conhecimento sobre gestão de resíduos sólidos avança, muitos aterros sanitários encerrados no mundo estão sendo transformados em lindos parques públicos e reservas naturais. Esse é o caso do Washington Arboretum Park, nos Estados Unidos da América, onde antes havia o aterro sanitário Miller Street Dump, desativado em 1936. A área foi impermeabilizada e recebeu uma camada de solo e grama, e hoje abriga mais de 40.000 mil árvores e arbustos. Para viabilizar essa transformação no espaço urbano, alguns cuidados são necessários durante a operação do aterro e após a sua desativação.

Considerando as informações apresentadas no texto e aspectos relacionados à gestão ambiental, à ecologia de população e comunidades e à legislação ambiental brasileira, julgue o item a seguir.


O processo de sucessão ecológica iniciado com o encerramento de um aterro é definido como sucessão alogênica, uma vez que as mudanças provocadas na área são decorrentes de forças externas ao sistema.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    Classificação dos processos sucessionais:

    Quanto às forças que direcionam o processo:

    Sucessão autogênica: mudanças ocasionadas por processos biológicos internos ao sistema

    Sucessão alogênica: direcionamento das mudanças por forças externas ao sistema (incêndios, tempestades, processos geológicos)

    Quanto à natureza do substrato na origem do processo:

    Sucessão primária: em substratos não previamente ocupados por organismos. Ex.: afloramentos rochosos, exposição de camadas profundas de solo, depósitos de areia, lava vulcânica recém solidificada)

    Sucessão secundária: em substratos que já foram anteriormente ocupados por uma comunidade e, consequentemente, contêm matéria orgânica viva ou morta (detritos, propágulos). Ex: clareiras, áreas desmatadas, fundos expostos de corpos de água.

    Fonte: https://www.ib.usp.br/ecologia/sucessao_ecologica_print.htm

  • Gabarito C

    Conforme as forças que direcionam o processo, a sucessão pode ser dos seguintes tipos:

    Sucessão Autogênica: provocada por mudanças originadas por processos biológicos internos ao ecossistema.

    Sucessão Alogênica: quando ocorrem mudanças por forças externas ao ecossistema, como tempestades, incêndios e processos geológicos.

  • CERTO

    JUSTIFICATIVA DA BANCA - CERTO.

    A sucessão ecológica de uma área é resultado de alterações graduais, ordenadas e progressivas no ecossistema, resultantes da ação contínua de fatores ambientais sobre os organismos e da reação destes sobre o ambiente. Quanto às forças que direcionam o processo, a sucessão autogênica refere-se a mudanças ocasionadas por processos biológicos internos ao sistema, ao passo que a sucessão alogênica consiste no direcionamento das mudanças por forças externas ao sistema (incêndios, tempestades, processos geológicos, ações antrópicas).

    No caso do aterro, a força que direciona o processo de sucessão é a sucessão alogênica, pois a sucessão, nesse caso, concerne na colonização de um novo hábitat onde não havia vida antes. Usualmente, envolve distúrbios originados fora do hábitat em questão. Indica uma mudança nas condições abióticas que produzem um novo substrato para a vida, especialmente para organismos sésseis.