SóProvas


ID
2983207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

            A compostagem de resíduos sólidos urbanos é um processo no qual se procura reproduzir algumas condições ideais, como umidade, oxigênio e nutrientes, especialmente carbono e nitrogênio, para favorecer e acelerar a degradação dos resíduos de forma segura, evitando-se atrair vetores de doenças e eliminando-se patógenos. As seguintes equações gerais representam reações que ocorrem no processo de decomposição da matéria orgânica.

            carbono orgânico + O2 → CO2 + H2O + energia

            2NH4 + 3O2 → 2H + 2NO2 + 2H2O + 4H + energia

            2NO2 + O2 → 2NO3 + energia


Tendo como referência as informações apresentadas no texto e aspectos relativos a fluxo de energia e ciclos biogeoquímicos, julgue o item seguinte.


No processo de decomposição do nitrogênio, cada equação apresentada resulta da ação de grupos distintos de microrganismos.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: certo

     

    Como exemplo das reações acima, as bactérias Nitrosomonas e Nitrobacter, que são de gêneros diferentes (= grupos distintos) realizam uma parte diferente do ciclo de reações do nitrogênio:

    2NH4 + 3O2 → 2H + 2NO2 + 2H2O + 4H + energia -> bactérias do gênero Nitrosomonas

    2NO2 + O2 → 2NO3 + energia -> bactérias do gênero Nitrobacter

     

  • Só complementando o comentário do colega... essas bactérias são quimiossintetizantes. Na primeira reação ocorre a Nitrosação e na segunda a Nitratação, compondo o processo de Nitrificação.

  • CERTO

    JUSTIFICATIVA DA BANCA - CERTO.

    No processo de compostagem, a decomposição do nitrogênio presente na matéria orgânica ocorre por meio de reações exotérmicas, apresentadas no texto introdutório da questão. No caso do ciclo do nitrogênio, existem quatro mecanismos importantes de fixação e liberação do nitrogênio:

    1) fixação do nitrogênio atmosférico em nitratos;

    2) amonificação;

    3) nitrificação;

    4) desnitrificação.

    O gás amônia é convertido em nitritos e nitratos por meio do processo de nitrificação por um grupo de bactérias quimiossintetizantes. A passagem de amônia a nitrito é feita pelas nitrossomas e a passagem a nitrato é feita pelas nitrobactérias. Tal processo de nitrificação se processa anaerobicamente.