SóProvas


ID
2983216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

            A compostagem de resíduos sólidos urbanos é um processo no qual se procura reproduzir algumas condições ideais, como umidade, oxigênio e nutrientes, especialmente carbono e nitrogênio, para favorecer e acelerar a degradação dos resíduos de forma segura, evitando-se atrair vetores de doenças e eliminando-se patógenos. As seguintes equações gerais representam reações que ocorrem no processo de decomposição da matéria orgânica.

            carbono orgânico + O2 → CO2 + H2O + energia

            2NH4 + 3O2 → 2H + 2NO2 + 2H2O + 4H + energia

            2NO2 + O2 → 2NO3 + energia


Tendo como referência as informações apresentadas no texto e aspectos relativos a fluxo de energia e ciclos biogeoquímicos, julgue o item seguinte.


Na ciclagem de nutrientes presentes na matéria orgânica, a fixação do carbono ocorre pela ação de microrganismos aeróbios.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: errado

     

    A fixação de carbono se dá através da fotossíntese (plantas e algas fotossintetizantes)

  • Na ciclagem de nutrientes presentes na matéria orgânica, a fixação do carbono ocorre pela ação de microrganismos ANAERÓBIOS.

  • A resposta de @janaina pereira Neves está completamente errada, são organismos fotossintetizantes que utilizam CO2, água e energia solar para fixação do carbono na forma de compostos orgânicos de carbono, oxigênio e hidrogênio. Vamos ter cuidado com as respostas e sempre chequem antes de curti-las.

  • ERRADO

    Questão incompleta: A fixação ocorre pela ação de Aeróbios e Anaeróbios.

    → Aeróbios: dependem do oxigênio para obter energia.

    → Anaeróbios: não dependem do oxigênio, pois realizam respiração anaeróbia.

    O processo de fixação de carbono ocorre em uma etapa da fotossíntese chamada de Ciclo de Calvin-Benson. Ele é formado por um conjunto de reações que produzem carboidratos, mais especificamente glicídios, a partir de moléculas de dióxido de carbono, hidrogênios provenientes da água e energia fornecida por moléculas de ATP elaboradas em outras etapas da fotossíntese. 

    O processo de fixação de carbono dá início à parte biótica do ciclo biogeoquímico do carbono. Os glicídios produzidos por plantas, algas e bactérias por meio da fotossíntese são utilizados na produção de energia para o próprio organismo ou vão integrar sua biomassa. Ao serem consumidos, o carbono fixado nas moléculas orgânicas desses seres vivos passa de um nível trófico para o outro, podendo percorrer toda a cadeia alimentar.

    Ciclo do Carbono 

    → A planta assimila o CO2 a partir da fotossíntese, para constituir matéria orgânica como carboidratos, constituindo seu corpo, fazendo o sequestro de carbono;

    → A planta também respira e faz fotossíntese também, ela respira não só de noite mas também de dia, em balanço ela faz mais fotossíntese do que respira, fazendo com que ela cresça;

    → Os animais respiram, as plantas respiram, algumas bactérias podem respirar, fungos respiram, liberando o CO2;

    → Bactérias e fungos, podem fazer também o processo de DECOMPOSIÇÃO, liberando CO2 e Metano (CH4);

    → As bactérias que liberam metano são as bactérias METANOGÊNICAS ; 

    → Quem faz fotossíntese são: plantas, algas, e fitoplânctons;

    → Seres que fazem fotossíntese são consumidos, assimilando carbono em outros seres, no processo de decomposição também vai ter compostos no solo, que as plantas também podem usar;

    → A Matéria orgânica dos seres, que ficou milhares de anos, privadas do processo de decomposição, podem se tornar petróleo, quando esse Petróleo sofre processo de combustão, ele libera o CO2 que estava aprisionado há milhões de anos, podendo causar o aquecimento global.

  • Fiquei um pouco confusa nessa questão, porque achei que o ciclo do carbono fosse feito tanto organismos anaerobios quando por organismos aeróbios.

  • ERRADO

    JUSTIFICATIVA DA BANCA - ERRADO.

    Organismos fotossintetizantes utilizam CO2, água e energia solar para fixação do carbono na forma de compostos orgânicos de carbono, oxigênio e hidrogênio.