SóProvas


ID
2983258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

            Biofilmes são estruturas que podem ser formadas pela união de microrganismos unicelulares. Essas estruturas facilitam a comunicação entre esses microrganismos e promovem uma barreira protetora contra a ação de antibióticos. As bactérias gram-positivas Streptococcus pyogenes, por exemplo, formam biofilmes que dificultam o tratamento de algumas infecções. Um componente presente em biofilmes é o glicocálice.

Tendo como referência inicial essas informações, julgue o item a seguir.


A carbolfucsina é mais solúvel no ácido micólico presente na parede celular de bactérias do gênero Mycobacterium do que no álcool-ácido.

Alternativas
Comentários
  • Gab. CERTO

    Carbolfucsina é usada como um corante para detectar bactérias ácido-álcool resistentes porque é mais solúvel nos lípidos da parede das células do que no álcool ácido.

  • A questão explica que os biofilmes são formados pela união de microrganismos unicelulares e facilitam a comunicação entre eles, além de promover uma barreira protetora contra antibióticos. Biofilmes são produzidos pelos próprios microrganismos com o objetivo de aumentar as chances de sobrevivência no meio em que vivem. Eles podem envolver bactérias gram-positivas, gram-negativas e leveduras. Nessa questão, é apresentado um exemplo de bactéria gram-positiva que formam biofilmes, informando que o glicocálice é um componente presente nessas estruturas. As células bacterianas apresentam uma membrana citoplasmática e outra membrana (gram-negativas) ou uma membrana citoplasmática e uma camada espessa de peptidoglicano (gram-positivas), apresentando em sua superfície externa o glicocálice, uma camada de carboidratos ligados a proteínas (glicoproteínas) ou lipídios (glicolipídios). Os biofilmes são formados primariamente realizando a adesão na superfície. (Padoveze, M. C. Biofilme: o inimigo invisível. Disponível em http://nascecme.com.br/biofilme-o-inimigo-invisive.... Acesso em março de 2021)



    Fonte da imagem: site scielo.br


    Tendo como referência inicial essas informações, julgue o item a seguir.

     
    A carbolfucsina é mais solúvel no ácido micólico presente na parede celular de bactérias do gênero Mycobacterium do que no álcool -ácido. 

    A carbolfucsina é um corante utilizado para detectar bactérias. A parede celular de Mycobacterium apresenta maior quantidade de lipídeos (ácido micólico) em sua superfície externa da parede celular (glicocálice), apresentando maior solubilidade desse corante nessa parede celular do que em solução de álcool -ácido.

    Gabarito do professor: CER
    TO.