SóProvas


ID
2983318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca das principais características dos vírus e suas interações com organismos vivos, julgue o item subsecutivo.


A presença de vírus bacteriófagos na mucosa intestinal humana é indicador de infecção viral grave.

Alternativas
Comentários
  • Bacteriófagos são vírus que infectão bactérias.

    Bacteriófagos.- infecção bacteriana

  • Na mucosa ainda não infectaram as bacterias, ainda não tem infecção

  • Bacteriófagos são vírus que apresentam a capacidade de infectar , as quais são utilizadas para o processo de replicação viral. Os bacteriófagos são encontrados em diferentes locais na natureza e não são responsáveis por causar danos à saúde dos seres humanos.

    ERRADO

  • Se o Fago é uma bactéria que ataca vírus, a infecção intestinal não pode ser viral, mas bacteriana.

  • A questão fala sobre os vírus e suas principais características, além de suas interações com os seres vivos, e pede que se analise a afirmativa de que bacteriófagos são indicadores de infecção viral grave. Os vírus são seres acelulares e por isso não apresentam citoplasma com organelas, o que os faz serem parasitas obrigatórios, pois precisam invadir uma célula para obter sua infraestrutura para sobreviver e se reproduzir.
    Eles são formados por uma cápsula de proteína (capsídeo) que envolve moléculas de DNA, RNA ou ambos. Um ataque viral pode ocorrer: por endocitose, quando a célula hospedeira engloba o vírus, destruindo o capsídeo e absorvendo o material genético viral; por injeção do material genético, com o capsídeo ficando fora da célula, esse é o caso dos bacteriófagos; e por fusão do capsídeo com a membrana da célula hospedeira, esse é o caso do retrovírus (HIV). 
    O enunciado da questão fala sobre os bacteriófagos, que são os vírus que infectam apenas bactérias para se reproduzir, controlando populações de bactérias em determinado local, sem causar danos para a saúde dos seres humanos. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)


    Fonte da imagem: site repositorio.ufu.br


    A presença de vírus bacteriófagos na mucosa intestinal humana é indicador de infecção viral grave.

    Os vírus bacteriófagos infectam apenas bactérias, então a presença deles na mucosa intestinal é um indicador que eles estão atacando bactérias presentes ali, resultantes de uma possível infecção bacteriana. Eles não causam danos para a saúde humana e não são indicadores de infeções virais.


    Gabarito do professor: ERRADO
  • Acredito que a questão caberia recurso. O vírus bacteriófago se reproduz em bactérias e quando suas cópias são replicadas dentro das bactérias rompem a parede celular bacteriana levando a uma diminuição dessa população acarretando uma disbiose e consequentemente infecção intestinal. Nosso intestino é rico em bactérias, protozoários e fungos. Além disso, algumas bactérias qdo lisadas apresentam liberação de toxinas o que acarretam as chamadas endotoxemias.

  • Os bacteriófagos podem ser encontrados em vários ambientes nos quais bactérias são encontradas, tais como solo e água. Os bacteriófagos não causam mal aos seres humanos, animais e plantas.

    A interação entre o bacteriófago e a bactéria hospedeira é muito específica, sendo assim, um tipo de vírus normalmente só parasita um tipo específico de bactéria.