SóProvas


ID
2983363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos a demonstrações financeiras, seu conteúdo e sua apresentação.


Em se tratando de empresa que utilize o método indireto na apresentação da demonstração dos fluxos de caixa, o aumento, de um período para outro, dos valores contabilizados como despesa antecipada deve ser subtraído do resultado do período, pois representa o aumento de saídas de caixa e equivalentes.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA - CERTO.

    O método indireto da demonstração dos fluxos de caixa já apresenta a conciliação entre resultado do período e fluxo operacional como o próprio fluxo de caixa operacional.

    O aumento em despesas antecipadas deve ser diminuído do resultado do período na conciliação da demonstração dos fluxos de caixa (fluxo operacional e resultado do período), pois representa saída de recursos financeiros, ou seja, aumento nos desembolsos realizados no período.

    A empresa paga antecipadamente as despesas, portanto existe a saída de valores em disponibilidades, mas essas despesas antecipadas ainda não foram reconhecidas na demonstração do resultado do exercício (DRE), dessa forma, ainda não aparecem no resultado do período, daí a necessidade de o aumento de um período para outro ser diminuído do resultado, uma vez que se trata de apurar quanto do movimento em disponibilidades tem influencia no resultado.

  • Questão coringa. A questão realmente tá toda certa, mas a parte de "(...) dos valores contabilizados como despesa antecipada deve ser subtraído do resultado do período(...)" gera uma grande dúvida. Despesas antecipadas não constam no resultado do período, e sim no balanço patrimonial como conta de ativo. Dessa forma, o ajuste dito pela questão não se faz no resultado do período (lucro líquido ajustado), e sim no ajuste do balanço patrimonial para refletir as variações de caixa das contas de ativo e passivo. Para mim, a questão está incorreta, a não ser que o texto da questão esteja assim escrito de forma literal no CPC.

  • Ativo ↑ Caixa ↓ (caso da questão, pois, se aumentou o ativo, diminui o caixa)

    Ativo ↓ Caixa ↑

    Passivo ↑ Caixa ↑

    Passivo ↓ Caixa ↓

  • Eu entendo estar 100% certa sim Gabriel, inclusive no trecho que você mencionou pois, pelo método indireto (mencionado na questão) inicia-se o cálculo pelo resultado do período, logo, de fato a variação positiva do direito em questão deve sim ser subtraída diretamente do resultado pelo método indireto da DFC

  • Eu concordo com o Gabriel. A DFC tem dois ajustes nas Atividades Operacionais. Um deles é o ajuste no Resultado do Período; um segundo se verifica nas Variações de Ativos e Passivos operacionais.

    Variações em Despesas Antecipadas são variações na necessidade de capital de giro da empresa, não entram no resultado. É diferente de uma Depreciação que entra no Resultado mas deve ser ajustada posteriormente.

    Não adianta brigar com a banca, mas na hora da prova eu, particularmente, deixaria em branco, pois a banca poderia utilizar a minha própria explicação acima para justificar um gabarito Errado.

  • Questão leva a pensar que há ajustes no lucro líquido por conta das "Despesas Antecipadas" o que me fez errar e achar que está errada

  • O método indireto começa pelo lucro líquido depois se faz os ajustes de despesas e receitas que realmente impactaram no caixa e, após isso, ajustamos com as variações das contas patrimoniais operacionais que impactaram no caixa mas que não estão na Demonstração de Resultado, como estoque, clientes, despesas antecipadas, fornecedores... Tudo isso no subgrupo de Fluxo das Atividades Operacionais. A questão está correta, não há do q reclamar

    O pulo do gato aqui é saber que quando é conta do ativo que aumenta, é dinheiro que deixa de entrar então subtraímos, se diminuí então é dinheiro que entrou então somamos. E no passivo é o contrário

  • Eu confundi, pois achei que a questão falava sobre reduzir esse valor do LLE (ajuste), mas fica claro que a questão está falando da variação da conta, já que utiliza o termo "aumento, de um período para o outro". Quando eu reli a questão eu entendi.

  • Também fiquei confuso a princípio, confesso que muito provavelmente deixaria essa questão em branco. A tendência é associarmos ajustes com os itens econômicos, mas não financeiros do resultado, que são subtraídos antes das variações citadas no CPC 03, item 20, (a) .

    A redação do enunciado não pode ser questionada porque o CPC 03 (item 20, (a)) traz menção expressa às "variações ocorridas no período nos estoques e nas contas operacionais a receber e a pagar" (grupo em que se enquadra a despesa antecipada) como ajuste do lucro líquido ou prejuízo.

  • GABARITO: CERTO

    Se ativo aumentar = SUBTRAI

    Se ativo diminuir= SOMA

    Se passivo aumentar= SOMA

    Se passivo diminuir= SUBTRAI

    Despesa antecipada é conta do ativo, se aumentou, vou subtrair no método indireto. Esse foi meu raciocínio.

  • Primeiro, entenda que Despesa Antecipada é classificada no Ativo Circulante.

    Segundo, entenda o esquema da DFC pelo método indireto:

    Ativo aumenta: Subtrai

    Ativo diminui: Soma

    Passivo aumenta: Soma

    Passivo diminui: Subtrai

    Gabarito: CERTO

  • Como o aumento com despesas antecipadas não está registrado na DRE, portanto não está incluído no ajuste do LL. Logo, como houve saída de caixa para o pagamento, deve ser subtraído. (Pense como um ajuste “por fora”)